OAB: prorrogação da CPMF é inoportuna e eleva carga tributária

OAB: prorrogação da CPMF.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (1)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, classificou de ?inoportuna, inconveniente e um grande equívoco? a proposta de emenda constitucional do governo que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), em apreciação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o que representa mais um peso tributário para o cidadão brasileiro. Ele não descarta a possibilidade de a entidade ingressar no Supremo Tribunal Federal com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a medida, caso ela venha a ser aprovada pelo Congresso Nacional, mas ressalvou que a questão precisará antes ser apreciada pelo Conselho Federal da entidade.

Vejo com bastante preocupação essa idéia da prorrogação da CPMF, que nasceu para ser provisória e pode se tornar eterna, pois isso chancela uma política para nós equivocada de sempre buscar solução para o País com aumento de imposto, com aumento de arrecadação, criticou Britto durante entrevista. Esse é um exemplo típico, pois a CPMF nasceu para ser transitória e atacar determinado problema; findo o prazo ali estabelecido agora busca-se prorrogá-la, busca-se com essa emenda eternizar a política equivocada de sempre aumentar a carga tributária sobre o brasileiro.

O presidente nacional da OAB destacou que a Comissão Especial de Direito Tributário da entidade já demonstrou a inconveniência da prorrogação da CPMF, num país em que a carga tributária sobre o cidadão já é de mais de 30%, ou cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB). Mas disse esperar que o Congresso, após analisada a PEC, rejeite a proposta. O Congresso tem o papel de discutir, em nome da nação e do povo brasileiro, o que é melhor para o povo brasilkeiro e estamos aguardando que ele rejeite essa medida, que tão somente aumenta a fome arrecadadora do setor público, sustentou.

Palavras-chave: CPMF

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-prorrogacao-da-cpmf-e-inoportuna-e-eleva-carga-tributaria

1 Comentários

Limírio Urias Gomes advogado07/08/2007 23:48 Responder

Limírio Urias Gomes, advogado em São José do Rio Preto sP. Não é atoa que o saudoso estadista Charles De Gaule, em sua visita ao Brasil dizia de cima dos seus quase 2 metros de altura "O Brasil não é um país sério". Tinha toneladas de razão para assim afirmar. Décadas após sua morte, deve estar se revirando em sua cova, vendo os absurdos que os politicos brasileiros cometem diuturnamente, em regime de trabalho de 24 horas. Ditadura que assassinou dezenas de bons brasileiros, Anões do orçamento, Governo Collor, caso Coroa/Brastel, bomba do Rio Center, Um Lula como presidente, que já é bi e com certeza seria, tri, penta, hexa, até morrer, se fosse candidato seria eleito pelos milhões de nordestinos e nortistas que recebem o bolsa escola, fome zero, etc. etc. etc. Agora, um Imposto que foi criado para durar um ano, o CPMF, já dura mais de 10 anos! É o Brasil é bom, maravilhoso, mas em compensação Deus destinou um povinho para povoar o Brasil e em especial uma classe de "Políticos", que dão vergonha a todos nós.

Conheça os produtos da Jurid