OAB do Maranhão denuncia serviço velado da polícia militar

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (2)




A Seccional do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) entrou com uma representação no Ministério Público Estadual (MP) contra os policiais que fazem parte do Serviço Velado da Polícia Militar. A ação foi proposta depois de confirmadas denúncias de famílias da Cidade Olímpica e Vila Pirâmide, apontando invasão de domicílio, ameaça, sessões de espancamento e tortura, com agressão a mulheres e humilhações a crianças, adolescentes e idosos.

Conforme o documento, assinado por membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), a denúncia chegou ao conhecimento da OAB dia 18 deste mês, quando compareceram na sede da entiade, em, São Luis, Ana Cristina Pereira Monteiro, Cátia Cristina Vieira Silva, Kátia Shirley Pereira de Oliveira e Elizângela Sousa Santos. Elas denunciaram torturas praticadas por policiais militares do Serviço Velado da PM do Maranhão.

Uma das vítimas, Elizângela Santos, relatou que, no dia 5 deste mês, por volta das 5h, policiais do Serviço Velado bateram na janela de sua residência, gritando: ?Abre a porta, vagabunda, que é a polícia!?. Eles abriram o arame que cercava a casa e bateram na porta, mas logo em seguida, com um pontapé, arrombaram a mesma. Com a violência do chute, a porta foi jogada contra os seios da vítima, que, por conta da lesão, teve febre por três dias, saindo secreção, e sem poder amamentar seus filhos.

A vítima estava acompanhada de sua prima, identificada por Lucilene, de um filho, Welisson Luís Rodrigues Vieira, de quatro anos, além de mais dois bebês gêmeos, de colo, ambos com um ano e quatro meses, e Wilisson Luís Rodrigues Vieira, seu companheiro.

Na Representação Criminal, a OAB-MA e o Conselho Estadual de Direitos Humanos pedem a realização de exames de corpo de delito nas vítimas, a instauração dos procedimentos cabíveis para apurar a ocorrência de tortura, a identificação dos policiais militares envolvidos e a apresentação de denúncia-crime por parte do Ministério Público, visando punir as condutas delituosas e os seus autores.

Palavras-chave: polícia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-do-maranhao-denuncia-servico-velado-da-policia-militar

2 Comentários

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)26/03/2008 11:27 Responder

Parem de se intrometer e deixe a policia trabalhar! Esse tal de "direitos dos manos" se intromete em tudo, não deixa a policia trabalhar, não deixa a policia fazer sua parte, por isso a segurança pública esta uma porcaria no pais inteiro! Alias, a policia deveria é deixar as mulheres continuarem a traficar, esconder ladrões, latrocidas, estupradores, droga, etc, pro filhinho do playboy do "direito dos manos" continuar a usar sua droga em paz! Esse "direito dos manos" deveria ir pro Iraque, pro Afeganistão, pra Ganboja aí sim ver o que é falta de Direitos Humanos!

adao fernando MARCENEIRO24/01/2011 23:22 Responder

RICARDO a ti so te digo uma coisa ES UM GRANDE FILHO DA PUTA

Conheça os produtos da Jurid