OAB diz que punirá advogados ligados à fraude no Exame de 2009

Envolvidos direta ou indiretamente com o caso responderão a processo ético-disciplinar.

Fonte: Espaço Vital

Comentários: (7)




O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou ontem (21) que todos os advogados envolvidos direta ou indiretamente na fraude ocorrida na 3ª edição do Exame de Ordem 2009 responderão a processo ético-disciplinar no âmbito da entidade e, comprovado o envolvimento, poderão ser excluídos dos quadros da OAB.
 
 
Ontem (21) o saite G1 publicou matéria jornalística informando que os acusados de chefiar a fraude no Exame da Ordem de 2009 serão processados pela venda de gabarito, assim como no caso do concurso de agente da Polícia Federal. O grupo seria formado por um casal, seu filho, um policial rodoviário federal e advogados. Ao todo, 64 pessoas são acusadas pela fraude na prova da PF. Dessas, 53 são candidatos que teriam se beneficiado do esquema.
 
 
A quadrilha foi descoberta pela própria PF durante a Operação Tormenta, deflagrada em julho, e que apura irregularidades também em outros concursos públicos.

Palavras-chave: OAB Fraude Punição Exame 2009

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-diz-que-punira-advogados-ligados-a-fraude-no-exame-de-2009

7 Comentários

Olympio Advogado23/10/2010 3:41 Responder

Só acredito vendo. Afinal é fantástico ocorrer um fraude que interferiu anulou uma prova realizada em nível nacional e não ter sido apresentado publicamente nenhum suspeito após vários meses da constatação da fraude. Se é que existiu tal fraude existiu, deve ter ocorrido para beneficiar algum parente ou pessoa próxima de alguns dos membros do Conselho Federal ou algum filho de juiz ou desembargador, só isso explicaria à falta de informações consistentes após tanto tempo. Essa história vai acabar igual a fraude que ocorreu à vários anos no Distrito Federal, ocorreu, ninguém sabe como terminou, ninguém foi punido, e a única certeza que se teve foi que a fraude existiu.

vítima bacharel em direito23/10/2010 3:48 Responder

Impossível de acontecer pois a OAB sempre varre os advogados corruptos para debaixo do seu tapete. O corporativismo da OAB oculta esta anomalia presente nas suas entranhas.

wilma souto maior pinto advogada23/10/2010 16:49 Responder

Corroboro os comentários dos colegas que me antecederam, porem considero oportuna a pergunta,- Quem irá indenizar as vítimas- totalmente inocentes =que se submeteram ao tal exame, responderam as questõs corretamente e não poderão obter a carteira de \\\"advogado\\\" . sim, porque o exame foi anulado, OU NÃO ! QUEM ? QUEM...? PASMEM OS CÉUS !

Nemésio Barbosa de Souza Advogado24/10/2010 4:11 Responder

infelismente tenho que discordar dos colegas, porque acredito na OAB, e em toda sua diretoria, felismente ela é respeitada em nivel nacional , pelas suas atitudes corretas, sempre punindo que comete infração etica e protegendo os colegas que trabalham honestamente.

Helena Empresária24/10/2010 13:08 Responder

Desculpe, NEMÉSIO, mas INFELIZMENTE, seus colegas têm razão a OAB, é respeita nacionalmente, pela sua força, tratando-se de Exame, as falhas são muitas, seu exame não mede conhecimento e nem caráter dos seus canditados para exercer a profissão, mede sim, o emocional, pois todos ficam em pânico no dia do exame. Quanto a fraude, vai saber se ela não continua.......

Mary Analista25/10/2010 13:33 Responder

EXAME DA ORDEM......meio de exclusão de negros e pobres que se sacrificam e estudam, pois o curso de Direito sempre foi ELITE, e eles não se conformam de hoje em dia, essas classes citadas estarem no meio deles. E, a sociedade, o povo brasileiro, como sempre, se CALA. O Brasil tem população mas não tem POVO.

seu nome sua profissão06/11/2010 14:21 Responder

Igor - Caros colegas, não sei como funciona em outros Estados, porém, no Amazonas a OAB vem investigando, agindo com firmeza e afastando advogados corruptos e desonestos. Quanto ao vazamento de gabaritos beneficiando certas pessoas, isso realmente tem que acabar e somente com o apoio e união poderemos pelo menos reduzir em grande numero e punir estes tipos de crime.

Conheça os produtos da Jurid