OAB diz que declaração de Barbosa sobre advogado é preconceituosa

Provocação do ministro ocorreu durante sessão do CNJ desta terça-feira (14), em que eram discutidas as prerrogativas dos advogados

Fonte: OAB

Comentários: (24)




Brasília – Em nota pública, a Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) classificou a declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, segundo a qual “a maioria dos advogados acorda lá pelas 11 horas da manhã”, de preconceituosa e desprovida de conhecimento da realidade do trabalho da classe. “O advogado acorda cedo e dorme tarde, vigilante na defesa do cidadão”, diz a nota. “É lamentável que instituições sejam obrigadas a gastar energia com afirmações preconceituosas.”


A provocação do ministro ocorreu durante sessão do Conselho Nacional de Justiça desta terça-feira (14), em que eram discutidas as prerrogativas dos advogados e o direito deles ao acesso irrestrito aos órgãos do Judiciário.


Segue a nota, na íntegra:


A Diretoria do Conselho Federal da OAB vem a público reafirmar o valor dos advogados brasileiros, essencial à defesa do cidadão e indispensável à realização da justiça, como estatuído pela Constituição Federal.


O advogado acorda muito cedo e dorme muito tarde, sempre vigilante em defesa do cidadão, principalmente quando injustiçado por autoridades arbitrárias.


Ao anunciar que a maioria dos advogados acorda às 11 horas, o presidente do Supremo Tribunal Federal demonstra completo desconhecimento da realidade sofrida e de extrema dificuldade enfrentada pela advocacia brasileira.


É lamentável que instituições sejam obrigadas a gastar energia com afirmações preconceituosas. O momento atual impõe serenidade, equilíbrio e respeito. A OAB faz um chamamento à razão. As instituições da República devem se preocupar com as graves questões que afligem a sociedade. Comentários desrespeitosos não contribuem para a construção de uma nação fraterna e justa.

Palavras-chave: OAB Declaração Joaquim Barbosa Advogado Preconceito Advogado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-diz-que-declaracao-de-barbosa-sobre-advogado-e-preconceituosa

24 Comentários

Reginaldo Farias Professor16/05/2013 16:43 Responder

O Presidente do STF tem demonstrado muito desequilíbrio em várias situações. Isso é uma pena para a Federação e acaba por respingar no próprio STF. Lamentável!!!!

Adriano Advogado16/05/2013 19:32 Responder

Concordo com o colega. Parece que a presidência do STF não fez bem ao Ministro...

Tadeu Advogado16/05/2013 19:37 Responder

O horário que os advogados dormem ou acordam é problema de cada profissional, porque o mercado seleciona, ao contrário dos membros do judiciário e ministério público, que muitas vezes acordados são os responsáveis pela morosidade do judiciário, pela insegurança, desigualdade e violação da confiança da sociedade. Os advogados são profissionais liberais que ganham pelo que produzem. Infelizmente as palavras do Presidente são infelizes por não medir as devidas proporções.

aparecida maria rocha enfermeira 19/05/2013 16:03

LINDO ,LINDO, LINDO SENHOR TADEU.AH! ESTOU NO FACEBOOK APARECIDA ROCHA

Maria Coraci Advogada 20/05/2013 18:36

Gostei do comentário Dr., concordo com a sua opinião.

Carolina Maia Advogada 05/06/2013 13:32

Super concordo com você, Dr Tadeu!!!

Francisco José Piva Pazos ADVOGADO16/05/2013 20:07 Responder

O Ministro não respeita seus pares, não respeita os advogados e sequer se respeita. Tal declaração é absurdamente preconceituosa. O poder lhe está subindo para a cabeça.

Clodoaldo de Meira Azevedo Advogado16/05/2013 20:24 Responder

É \\\"LAMENTÁVEL\\\" os desideratos verbalizados pelo Eminente Ministro Joaquim Barbosa, demonstrando que além de preconceituosa, quero acreditar sejam infelizes, pois, se acreditar que são \\\"maldosas\\\", serei na qualidade de \\\"advogado\\\" mesquinho, leviano e desrespeitoso tanto quanto o Sr. Ministro.

Ex-fã sua profissão16/05/2013 22:37 Responder

Com esta declaracao o Barbosa perdeu um fã...ele tornou-se ao meu ver um despreparado...ministro politiqueiro.

Liz Fernandez advogada17/05/2013 0:36 Responder

Lamentável e infeliz o comentário do Ministro Joaquim Barbosa. Muito triste que o Presidente do STF trate o advogado com tanto descaso e desrespeito.

Andrade Junior Advogado17/05/2013 0:53 Responder

Teremos de analisar a frase em um todo, num contexto, ele não generalizou, mas sim, especificou numa situação exemplificada. Essa frase cabe aos pseudos advogados que só legislam em causa própria, não vamos nos apoiar apenas em notícias midiáticas e sensacionalistas.

Neif Baracat advogado17/05/2013 8:38 Responder

DE UM CADEADO E UMA TRAVE, PARA ESSE CIDADÃO, QUE SE FORMOU EM ADVOCACIA, NÃO TEVE COMPETÊNCIA PARA SE FIRMAR ADVOGANDO, FOI SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO, DEPOIS SE ARANJOU COM O BANDIDO MÓR E CONSEGUIU O CARGO DE MINISTRO (SEM PASTA), AGORA, ESTÁ DANDO NO QUE TODO MUNDO ESTÁ VENDO, SÓ LATE FORA DE HORA,

Rodrigo Corrêa Advogado17/05/2013 9:57 Responder

Ministro Joaquim Barbosa (ou seria um membro do MP, ainda, com sua sedede condenação e ódio por advgados): o presidente dos chiliques. Incrível o despreparo do Ministro para ocupar a cadeira em que trabalha.

Diogo Advogado17/05/2013 11:25 Responder

Infeliz a colocação do Ministro, que só contribui para denegrir sua própria imagem perante a sociedade! De \\\"herói de toga\\\" a \\\"arrogante e despreparado\\\" em tão pouco tempo! Uma lástima para o STF, e para toda a sociedade!

DR. SHAO-LIN PEREIRA DOS SANTOS advogado17/05/2013 11:45 Responder

O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA VEM OFENDENDO VÁRIAS CLASSES, AGORA EM NOVA OPORTUNIDADE AFRONTA DE FORMA GRATUITA OS ADVOGADOS E A OAB. DEVE ELE LEMBRAR QUE TUDO NA VIDA PASSA, HOJE ELE É O PRESIDENTE DO STF, AMANHA NÃO SERÁ MAS, E INFELIZMENTE NÃO SERÁ LEMBRADO PELAS SUAS BOAS AÇÕES COMO OS SEUS ANTECESSORES, COM ESSAS ATITUDES NÃO DEIXARA NENHUM LEGADO POSITIVO. TODOS OS ADVOGADOS ACORDAM CEDO PARA TRABALHAREM MAS DE 08 HORAS POR DIA, NÃO POSSUEM OS PRIVILÉGIOS QUE MUITAS CLASSES POSSUEM E NEM ABREM OS ESCRITÓRIOS AS 12HS, E TAMBÉM NÃO FICAM FAZENDO HORA PARA O TEMPO PASSAR. O QUE NÃO PODE SER OLVIDADO É QUE OS PRAZOS PARA OS ADVOGADOS SÃO PRÓPRIOS E PEREMPTÓRIOS (EM ALGUNS CASOS) JÁ O DOS MAGISTRADOS SÃO IMPRÓPRIOS, FAZENDO COM QUE CENTENAS DE PROCESSOS PERDUREM HÁ ANOS EM SEUS GABINETES, E CONSEQUÊNCIA DISSO É O RESULTADO DA JUSTIÇA QUE TEMOS HOJE EM NOSSO PAÍS. TODOS DEVEM RESPEITO MUTUO UM PARA COM O OUTRO.

Maria de lourdes de Moura Fialho advogado.17/05/2013 12:01 Responder

Infeliz no seu comentario. Talvez até tivesse dito que advogado dorme até às onze porque sabe que sempre ficamos acordados até muito tarde e até na maioria das vezes varamos a madrugada.

Francisco advogado17/05/2013 12:07 Responder

Acordo e levanto as cinco da manhã e vou dormir por volta da meia e noite e faço isso em razão do trabalho. O Ministro vinha bem e tinha minha admiração, mas começou a dizer muta besteira, parece que perdeu o equilibrio de antes.

André Luiz Rosa Vianna advogado17/05/2013 12:50 Responder

Esse senhor Joaquim Barboza aí começou bem, mas vem a cada dia demonstrando que não é aquilo tudo que falaram dele no começo NÃO; \\\"sabedoria\\\", \\\"cultura\\\", \\\"bom senso\\\", \\\"respeito\\\" e principalmente, \\\"EDUCAÇÃO\\\" são coisas que andam juntas. Uma sem a OUTRA cria pessoas PREPOTENTES e insuportáveis e é nisso que ele está se tornando. Depois tem gente aí falando que quer ele para \\\"presidente\\\" ... xá quieto ...

mighel chahim Michel advogado e ruralista17/05/2013 14:00 Responder

O BRASIL PRECISA URGENE DE UMA PERSONALIDADE COMO A DO MINISTRO JOAQUIM. PREPARADO CULTO, POLIGLOTA E DESTEMPERADO. FALA O QUE GOSTARIAMOS DE PROFERIR MAS FALTA CORAGEM. É UMA PESSOA MISTICA E CORAJOSA EMBORA FORTEMENTE AGRESSIVA . MAS SUAS CRITICAS EMPRE PROVOCAM CELEUMA. vejam seu desepenho no mensalão. sua coragem em frene de colegas , agora sobre nossa classe. Alguns dormem até as 11 horas mas a maaioria não ae sofrem . VAMOS ELEGER O MIN. JOAQUIM PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARA A MORALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. é o homem certo para o lugar certo

J. Francisco Filho Auditor Fiscal RFB17/05/2013 14:13 Responder

\\\"Vigilande na defesa do cidadão\\\"!!! Essa é boa. Não sei que hora advogado acorda, mas sei que o Judiciário tem recessoe férias de magistrados absusrdas. Fora isso, preconceituosa são as declarações de alguns cidadãos; um excelente ministro do STF, corajoso e leal ao direito, não cabe transformá-lo num péssimo presidente da república, vamos continuar elegendo os corruptos de sempre, que PGR e o STF cuide deles.

J. Francisco Filho Auditor Fiscal RFB17/05/2013 14:15 Responder

Qual é mesmo o horário de funcionamento do Judiciário?

Regina Machado advogada17/05/2013 19:58 Responder

Concordo com meu colega Dr. Andrade Junior, e enfatizo ainda que nunca tivemos um Presidente do Supremo tão eficiente e sério.

Jair Mesquita Advogado19/05/2013 21:44 Responder

Este não era aquele Ministro que foi execrado pela imprensa e pelo povo uns dois anos atrás, porque não trabalhava por conta de supostos problemas na coluna mas era visto frequentemente nos botecos de Brasilia bebendo, ao invés de ir trabalhar? É ele mesmo! Mas porque virou deus depois que foi trabalhar e cumpriu sua obrigação na ação do mensalão? Será por causa da memória fraca de alguns, os mesmos que elegem os corruptos de sempre porque esquecem dos seus atos. Quem não trabalha por suposta doença mas consegue ir para o boteco beber e continua recebendo super salário é o que? Só falta mesmo eleger mais um que aprecia mais a bebida que o trabalho para a Presidência, e pior que este ainda pretende pregar moral sobre tempo de trabalho quando ele mesmo faltou ao serviço por meses, trancando a pauta do STF, inclusive atrasando a apreciação de processos importantes, como a própria ação penal do mensalão. O outro pelo menos cortou o dedo para não precisar trabalhar, agora, dor na coluna!!!

Ana Advogada20/05/2013 12:56 Responder

O SÁBIO MINISTRO, É GROSSEIRO, EXTREMAMENTE ESTÚPIDO COM SEUS COLEGAS DE CORTE. ESTÁ DANDO FORA UM ATRÁS DO OUTRO E CONSEGUINDO FAZER DESAFETOS. CADA UM COM O SEUS COMPROMISSOS E EU DUVIDO QUE ELE TENHA ADVOGADO UM DIA, ATURADO JUIZ DE MAL HUMOR QUE ESTES SIM, MARCAM AUDÊNCIAS PARA S 14 HORAS E COMEÇAM ÁS 16, PORQUE TEM O CAFEZINHO, O LANCHINHO DA TARDE. E NÓS ALI, ESPERANDO..... ISSO O DOUTO MINISTRO NÃO SABE PORQUE É RODEADO DE MORDOMIAS.VAI SER UMA VERGONHA PARA A CLASSE SE SE ELE RESOLVER ADVOGAR QUANDO SE APOSENTAR.CAIU AINDA MAIS NO MEU CONCEITO PORQUE COM AQUELE AR DE ARROGANTE, NUNCA ME CONVENCEU A QUE VEIO. COM TODO RESPEITO, AQUI VAI UMA BANANA PARA ELE E MEU DESPREZO POR UMA PESSOA SEM NOÇÃO.

Eurolino Sechinel dos Reis Advogado20/05/2013 15:12 Responder

Na condição de Advogado sinto por demais preocupado, inclusive, por correr o risco de ser denunciado por crime de racismo ao me referir à Suprema Corte como \\\"Pretório Excelso\\\". Sua Excelência o Ministro Joaquim Barbosa está a prestar um desserviço à Nação Brasileira.

CREISSON DA SILVA CONDUTOR DE CARRO?A22/05/2013 13:24 Responder

CAGOU NA ENTRADA

JOAO Ananias MACHADO BB-Aposentado30/05/2013 15:20 Responder

Que é isso, seu CRE ISSO...! Ao DAR tão frenético e dissonante SILVO, já se vê quem seja o verdadeiro PUXADOR DE CARROÇA!

Conheça os produtos da Jurid