Novas fitas envolvem Picciani

Gravações inéditas às quais O GLOBO teve acesso vão acrescentar novos capítulos ao escândalo da CPI da Loterj. Em conversa com dois emissários do empresário do ramo lotérico Carlinhos Cachoeira, o deputado federal André Luiz (PMDB).

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




Gravações inéditas às quais O GLOBO teve acesso vão acrescentar novos capítulos ao escândalo da CPI da Loterj. Em conversa com dois emissários do empresário do ramo lotérico Carlinhos Cachoeira, o deputado federal André Luiz (PMDB), pivô das denúncias de extorsão que envolvem a comissão da Assembléia Legislativa do Rio, diz ter revelado ao presidente da Casa, Jorge Picciani, seu colega de partido, a existência da negociação para retirar o nome de Cachoeira do relatório final da CPI que apurou denúncias de corrupção na empresa pública de loteria do estado. André Luiz é acusado de ter tentado extorquir Cachoeira em R$ 4 milhões para poupá-lo.

A fita com a conversa, de 34 minutos, já está em poder da Polícia Federal. A pedido do GLOBO, três peritos analisaram as gravações. Atestaram que ela não foi editada e que a voz é mesmo de André Luiz. Na gravação, o deputado federal conta que, em conversa, Picciani teria dito que não se oporia ao acordo:

? Eu falei...?Ô Picciani, eu tenho interesse de resolver essa situação do Cachoeira, não tem nada pra você fazer?? Aí ele disse: ?Por mim, tudo bem. Até porque nós, agora com a quebra do sigilo (do ex-presidente da Loterj, Waldomiro Diniz), vamos pegar uma porção muito grande. Não tenho interesse de votar isso agora não, só mais um pouco pra frente? ? disse André Luiz, relatando a conversa que teria tido com Picciani.

André Luiz, que está próximo de sofrer um processo de cassação, relata detalhes de um encontro tenso que teria ocorrido entre Picciani e o deputado federal Bispo Rodrigues (PL). Este teria revelado ao presidente da Alerj a existência da suposta tentativa de extorsão. No diálogo, André Luiz afirma que Rodrigues atrapalhou a negociação ao procurar Picciani em seu gabinete:

? O Bispo fez a cagada toda. O Bispo saiu daqui, foi lá no Picciani dizer...que eu...que teve várias reuniões aqui em casa com o Calazans (deputado Alessandro Calazans, presidente da CPI), nós levamos dinheiro... ele tinha que tentar de qualquer jeito... ô... Deu mole. Eu tinha falado pra ele...

Negociações antes do primeiro turno

André Luiz diz na gravação que o líder do PMDB na Alerj, Paulo Melo, também estava ciente de que nos bastidores da CPI se negociava propina:

? Jamais fosse esperar (sic) que ele (Bispo Rodrigues) fosse fazer isso. E foi lá no Paulo Melo também...

A conversa teria acontecido no fim de setembro, nos dias que antecederam o primeiro turno das eleições municipais. André Luiz estaria em sua casa, em Brasília, e seus interlocutores seriam o sócio de Cachoeira, Alexandre Chaves, e um assessor do empresário, identificado apenas como Jairo.

Ao enumerar as dificuldades que vinha tendo em reunir o que ele chama de seu ?pessoal de confiança na Alerj? para fechar o negócio, André Luiz afirma que teria tratado pessoalmente com Picciani, tendo inclusive ido em sua casa.

? Nem pensei que ia falar com Picciani... Aliás, inclusive, o Leonardo (filho de Picciani que é deputado federal) foi no meu gabinete, da minha esposa, mas eu não tinha chegado ainda, aí fui pra casa. Aí, liguei e (ele) disse: ?Vem aqui em casa?. Cheguei lá, o pai tava lá. Tinha muito pedido, ele tava despachando em casa, tava de bermuda, aí ele me passou o negócio e conversamos até sobre isso ? relata ele ao emissário de Cachoeira, acrescentando que também já tratara do assunto com Calazans, que é investigado pela Corregedoria da Alerj acusado de ter participado da tentativa de extorsão.

Picciani, através de sua assessoria de imprensa, informou que as novas gravações não trazem novidade em relação às denúncias divulgadas até agora e que mantém sua visão sobre os diálogos gravados, de que se trata de conversa de bandido com bandido. Paulo Melo confirmou ter recebido Bispo Rodrigues em seu gabinete, mas afirma que os dois trataram apenas da campanha de um candidato ligado ao deputado federal em Araruama.

Em outro trecho da conversa, André Luiz diz que vai convocar os deputados de sua confiança para se reunirem, dias depois das eleição, em seu escritório. No encontro seriam acertados os detalhes finais do acordo. Segundo o deputado, o dinheiro seria usado no pagamento de despesas de campanha do grupo.

?- Vamos marcar quinta-feira, no meu escritório à tarde... Vamos ver se até sexta-feira eu marco com o Brazão, com o Dica, com o Calazans, todo mundo, pra gente sentar, uns sete ou oito ? afirma ele.

André Luiz tentou, em vão, eleger o seu filho, André Luiz Filho. Já Domingos Brazão coordenou a campanha vitoriosa do irmão, Chiquinho Brazão, que conquistou uma cadeira na Câmara. Calazans trabalhou com afinco na campanha do colega Uzias Mocotó (PMDB), eleito prefeito de São João de Meriti. Dica foi candidato a prefeito de Caxias e perdeu.

Durante a conversa, um dos intermediários de Cachoeira diz que não faz questão de reunir-se com todos os deputados envolvidos, mas André Luiz insiste, dizendo que o procedimento é comum.

?- O meu grupo, que é o grupo que eu confio, pode ficar tranquilo que a gente vai sentar. Não tem problema nenhum. Já estou acostumado a sentar com o Calazans aqui, vou sentar com o Brazão... O pessoal vai ouvir, vai dar opinião, vai acertar na hora... Agora, há alguns outros setores que nem é bom você sentar. É o caso do PT, alguns do PDT.

Amigo de André Luiz, Brazão negou que houvesse alguma reunião para tratar do assunto e informou que não participou das reuniões da comissão nem como ouvinte. Já Calazans informou, através de sua assessoria, que não faz parte de nenhum grupo na Alerj e que, se alguém negociou alguma coisa, foi sem a a sua autorização. Dica não foi localizado.

A desenvoltura com que André Luiz trata do apoio financeiro de Carlinhos Cachoeira para as eleições é clara e ele chega a pedir que seja adiantado algum valor por fora para seus gastos de fim de campanha:

? Vou te pedir um favor. Aí é a consciência do Carlinhos. Eu tô precisando de uma ajuda agora pra essa reta final. Agora, é pra mim. É pra boca de urna. Se ele achar que eu mereço... Às vezes, não tá dando valor p... nenhuma.

Outro trecho da fita mostra que André Luiz tinha informações privilegiadas sobre o andamento da CPI. Ele relata ao emissário de Cachoeira, aparentemente lendo, os crimes em que Waldomiro Diniz seria enquadrado no relatório final da comissão.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/novas-fitas-envolvem-picciani

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid