Negro tem maior probabilidade de ser assassinado no Brasil, diz Ipea

Risco de homicídio tira 1,73 ano de expectativa de vida do negro, e 0,71 ano do não negro

Fonte: EBC Notícias

Comentários: (8)




A probabilidade de um brasileiro de cor negra ou parda ser assassinado no País é oito pontos percentuais maior do que a de um não negro (brancos e amarelos). O dado é destacado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em seu Boletim de Análise Político-Institucional, divulgado nesta quinta-feira (17).


A pesquisa lembra que mais de 60 mil pessoas são assassinadas no Brasil a cada ano e destaca que “há um forte viés de cor/raça nessas mortes”. Segundo o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Daniel Cerqueira, que assina o levantamento, o  negro é discriminado duas vezes no Brasil: pela condição social e por sua cor da pele.


Os dados do estudo dão conta de que a taxa de homicídios entre negros e pardos (36,5 por 100 mil) é mais do que o dobro do que entre não negros (15,5 por 100 mil). Como consequência desse quadro, a perda de expectativa de vida para negros devido à violência letal é 114% maior.


Os pesquisadores envolvidos na pesquisa destacaram que, se no Brasil a exposição da população como um todo à possibilidade de morte violenta já é grande, ser negro significa pertencer a um grupo de risco, já que a cada três assassinatos, dois são de negros.


Somada a população residente nos 226 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, o Ipea calcula que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos.


Segundo o instituto, os dados indicam que enquanto o homem negro perde 1,73 ano de expectativa de vida ao nascer, a perda do branco quando se considera o risco de homicídio é de 0,71 ano. Esses números levam o Ipea a questionar se existe racismo institucional no Brasil.


Desconfiança


Outro indicador destacado pelo Ipea contribui para a hipótese do racismo institucional: enquanto apenas 38,2% dos não negros vítimas de agressão tendem a não procurar a polícia para registrar o crime, quando se trata de negros a proporção sobe para 68,8%.


Entre as razões para não buscar auxílio policial estão a falta de crença no trabalho da polícia e o receio de sofrer represálias. Entre os negros, esse medo é maior (60,7%) do que entre os não negros (39,3%). Não por acaso: segundo o levantamento, negros compõem a maior parte das vítimas de agressão por parte de policiais.

Palavras-chave: negro risco morte vítimas assassinatos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/negro-tem-maior-probabilidade-de-ser-assassinado-no-brasil-diz-ipea

8 Comentários

jose Agente de Seg. Penitenci?rio17/10/2013 22:35 Responder

Sou filho de negro, acompanhei grande parte da vida de meu pai, nascido em época que realmente o racismo era evidente, e mesmo assim, não concordo com pesquisas e reclamações, que virou uma bandeira que me prece não ter fim. Meu pai viveu muito bem, e apesar de tudo, sem cotas, sem qualquer apoio, estudou, e assim se qualificou para ser encarregado, onde seus subordinados eram brancos, e pretos. Além disso era musico, de partitura, da Banda de Santos, Maestro da época, Engrizani, não sei escrever o nome corretamente. Se meu pai naquela época conseguiu, não vejo porque hoje com tantas escolas e já não se precisa fazer prova de admissão, para se conseguir vagas, se hoje tudo é mais fácil porque tanta reclamação. A vida está difícil pra todo mundo. Se querem fazer fazer alguma coisa por seus filhos, Eduquem , ninguém aguenta mais ser professor de crianças mau educadas, Professor ganha para ensinar a ler, a prepara-los para seguir na vida profissional, não para substituir a mãe na educação. Falta disciplina, muita disciplina, sem isso, não existe Educação. prova disso, O Presidente do Supremo.

Jos? Antonio Ferreira advogado18/10/2013 10:08 Responder

É isto mesmo José (agente penitenciário), os que morrem assassinados são os pobres de todas as raças indistintamente.

Jos? Antonio Ferreira advogado19/10/2013 11:22 Responder

Ainda, também tenho certeza que tem muita gente por detrás destas linhas que ao defender suas ideias contra uma neurose de racismo, elas sim, são racistas e querem ver o caos institucional.

SOU PRETO NEGRO NEGRINHO NEGRÓIDE19/10/2013 15:00 Responder

PRETO MORRE MAIS NO BRASIL? AHAHAHAHAHAHAAH 1) PRETO MORRE MAIS NO \\\"MUINDO\\\"!!! 2) PRETOS PROCRIAM MAIS E MORREM MENOS DO QUE DEVERIAM 3) UMA RAÇA QUE HÁ 500 ANOS NÃO TINHA DESCOBERTO A RODA, NÃO TINHA PLANTADO UM GRÃO, DOMESTICADO UM ANIMAL, E ESTAVA MAIS ATRASADA QUE O HOMEM DAS CAVERNAS! ESTES SÃO OS PRETOS!!! 4) UMA RAÇA QUE NÃO CONSEGUE SE ORGANIZAR EM MAIS DE 30 INDIVÍDUOS! QUE NÃO TEM LUGAR NO CÉREBRO PRA CONSCIÊNCIA DO PODER COLETIVO DO ESTADO! 5) PRETO FAZ MÚSICA DE BANDIDO NO BRASIL? PRETO FAZ MÚSICA DE BANDIDO COM GESTINHOS DE QUEM PROCURA TRETA NO MUNDO TODO! ********** ISSO É A MORTE DA RAÇA BRANCA!!! TEM MAIS DIFERENÇA ENTRE O ESPÍRITO DE UM PRETO E DE UM BRANCO QUE ENTRE O DE UM POODLE E DE UM PITBULL... ************ ESTA PESQUISA SÓ COMPROVA QUE PRETO CAGA MAIS NA ENTRADA E NA SAÍDA. ************* PRETOS MORREM MAIS, PQ PRETOS MATAM MAIS, E PRETOS ANDAM EM GRUPO. AÍ UM PRETO CAGA, O OUTRO MATA. *********** FAÇA AÍ UMA PESQUISA DE PRETOS MATANDO BRANCOS E BRANCO MATANDO PRETOS. PORRA!!! ***************** CLARO QUE OS PRETOS MATAM MAIS, MAS NEM TODOS QUE ELES MATAM SÃO OS QUE ESTÃO SENDO ROUBADOS NO MOMENTO, TEM OS QUE CONVIVEM COM ELES ENQUANTO ACONTECEM NEGRICES.

SOU PRETO NEGRO NEGRINHO NEGR?IDE19/10/2013 15:02 Responder

E NÃO ME CHAMEM DE RACISTA!!! PQ RACISMO É CRIME! E CRIME É COISA DE PRETO!

SOU PRETO NEGRO NEGRINHO NEGR?IDE19/10/2013 15:03 Responder

RAÇA BRANCA TEM MAIOR PROBABILIDADE DE SER ASSASSINADA QUANDO MISTURADA COM PRETOS!! COLOQUEM O TÍTULO DA REPORTAGEM ASSIM SEUS FILHOS DA PUTA!

Pedro Fraga Professor22/10/2013 14:12 Responder

\\\"O ÓBVIO MUITAS VEZES NÃO É DITO\\\". Nos EUA, jovens negros matam 14 vezes mais que jovens brancos. http://frontpagemag.com/2013/dgreenfield/time-young-black-men-murder-14-times-more-than-young-white-men/ Numa democracia, verdades devem ser ditas. Nos EUA é normal publicarem coisas deste tipo. Aqui, todos podem ler artigos em revistas que existem diferenças de comportamentos sentimentais em raças diferentes, quando por exemplo, se fala que o italiano é mais ciumento. Mas AI DE QUEM escrever que negros são mais agressivos... Pode-se escrever que negros têm tendência a serem mais fortes ou bem dotados de pênis. Mas AI DE QUEM escrever algo que, mesmo sendo fato, não seja ponto positivo para os negros. Nos EUA, as opiniões são livres e as verdades podem ser ditas. Aqui, racismo virou paranóia, com ministério e delegacias especializadas, e muita gente mamando nas tetas do Estado pra combater algo que não existe. Aí criam COTAS, o serviço estatal vai PIORAR, e o racismo vai APARECER COM TUDO. Que dinheiro mal gasto! Será mesmo que o que ocasionou o maior número de assassinatos foi o fulano ser negro por ÓDIO À RAÇA? Ou pq é mais fácil ele provocar situações onde alguém saque uma arma e lhe pregue um tiro?

joao novais SERVIDOR PUBLICO23/10/2013 0:21 Responder

Grande descoberta esta!!!! se mais de 70% dos brasileiros são negros, errado, é se foce ao contrario, quanta babaquice, gastando nosso dinheiro, e com tantas coisa a serem feitas, lamentável!!!!!!!

Conheça os produtos da Jurid