Naves concede liminar a acusado absolvido pela sentença que condenou o cantor Belo

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, concedeu liminar em habeas-corpus a Antonio Carlos Ferreira Gabriel.

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, concedeu liminar em habeas-corpus a Antonio Carlos Ferreira Gabriel, conhecido como "Rumba". Ele é líder comunitário na Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e foi denunciado com mais 20 pessoas, entre elas o cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo, por associação para tráfico de drogas. "Rumba" foi o único absolvido pelo Juízo de primeiro grau, mas, em apelação, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro o condenou e determinou sua prisão. Com o despacho de Nilson Naves, fica suspensa a ordem de prisão contra "Rumba" até o julgamento do mérito do habeas-corpus.

A liminar concedida pelo presidente do STJ, no entanto, fica "condicionada à permanência do paciente (Rumba) no município do Rio de Janeiro". O ministro encaminhou o habeas-corpus ao Ministério Público Federal para parecer, fixando o prazo de 20 dias para o retorno do processo ao STJ. O mérito do habeas-corpus será julgado, após o recesso forense, pela Quinta Turma.

Histórico

Segundo a denúncia formulada pelo Ministério Público (MP) com base em interceptações telefônicas, Antonio Carlos Gabriel "contribuía com a quadrilha, organizando manifestações contra as ações policiais, fazendo barreiras humanas e depredando viaturas policiais, visando impedir o acesso da polícia e permitir a fuga dos membros da quadrilha".

Após a decisão de primeiro grau, que absolveu Antonio Carlos Gabriel, os advogados dos acusados condenados e o próprio Ministério Público (MP) apelaram ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) pela revisão da sentença. Com relação a "Rumba", o TJ-RJ acolheu as alegações do apelo do MP e condenou o réu a oito anos de reclusão. Ao decidir, o TJ-RJ determinou a expedição de mandado de prisão contra o líder comunitário.

Os advogados de "Rumba", então, entraram com um habeas-corpus com pedido de liminar no STJ alegando cerceamento da defesa do acusado durante o julgamento no TJ-RJ. Segundo a defesa, o presidente da Câmara Criminal do TJ-RJ teria dividido o tempo de 30 minutos, destinado à apresentação das teses de defesa dos acusados, entre 16 advogados, o que seria ilegal. Cada defensor ficaria com menos de dois minutos para realizar a defesa de seu cliente.

Para os advogados de "Rumba", "deveria ter tido o paciente (Rumba) tempo regimental integral (e não a divisão realizada pelo desembargador do TJ-RJ) para que os impetrantes (advogados) realizassem a sustentação oral (defesa)". Por esse motivo, segundo os defensores do líder comunitário, a expedição do mandado de prisão contra "Rumba", determinada "ao final do julgamento em que não se deu o direito às defesas de usarem da palavra, representa constrangimento ilegal patente".

Com essas alegações, a defesa de "Rumba" pediu, em liminar, a suspensão do mandado de prisão contra o líder comunitário. E, no mérito, a anulação do julgamento do TJ-RJ para que outro seja realizado, "no qual se assegure o tempo regimental integral ou, no mínimo, razoável, para que a defesa técnica do paciente (Rumba) possa elaborar sua sustentação oral". Os advogados também ressaltaram decisão recente proferida pelo presidente do STJ concedendo liminar a outro réu da ação, o cantor Belo.

"Na espécie, vislumbro que a tese sustentada pelos impetrantes (advogados) está, à primeira vista, em harmonia com o entendimento esposado por membros deste Superior Tribunal", destacou o presidente Nilson Naves ao deferir a liminar em favor de Antonio Carlos Gabriel. O ministro lembrou o teor da decisão da Corte Especial no Inquérito 323.

Segundo Nilson Naves, ao julgar o Inquérito 323, "a Corte Especial decidiu, por maioria, em atenção ao princípio da amplitude de defesa, conceder o tempo de 15 minutos a cada um dos advogados de defesa. Dessa forma, parece-me que, em juízo de cognição sumária, esse entendimento milita em favor do paciente".

Além disso, para o presidente do STJ, estão presentes "os pressupostos autorizadores do deferimento da medida urgente, notadamente porque ele (Rumba) foi absolvido em primeira instância, tendo respondido ao processo em liberdade".

Da Redação

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/naves-concede-liminar-a-acusado-absolvido-pela-sentenca-que-condenou-o-cantor-belo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid