Mulher que se sente homem terá direito a mudança de sexo pelo SUS em SP

A Secretaria ainda deve encaminhar os homens transexuais para cirurgia de retirada de mama

Fonte: Folha Online

Comentários: (1)




A partir do final de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer cirurgia de troca de sexo a mulheres que se sentem homens, atendidas no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, na cidade de São Paulo.


Os procedimentos consistem na remoção do útero dos homens transexuais --mulheres que se sentem homens. Os pacientes serão encaminhados para o hospital estadual Pérola Byington para avaliação e realização da histerectomia --retirada do útero.


A Secretaria ainda deve encaminhar os homens transexuais para cirurgia de retirada de mama.


"Trata-se de uma grande vitória contra a discriminação e a legitimação dos direitos desta população", diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.


Em setembro de 2010, o Conselho Federal de Medicina divulgou uma nova resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil. A partir daquela data, o CFM passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais (aqueles que se identificam com o gênero masculino, embora tenham nascido com sexo biológico feminino) deixam de ser experimentais e podem ser feitos em qualquer hospital público ou privado que siga as recomendações do Conselho.


O tratamento de neofaloplastia --construção do pênis-- ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.

 

Palavras-chave: Cirurgia; Direito; Secretaria de Estado da Saúde; Sexo; Preconceito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mulher-que-se-sente-homem-tera-direito-a-mudanca-de-sexo-pelo-sus-em-sp

1 Comentários

wilma advogada30/01/2011 21:37 Responder

QUE LOUCURA! ENQUANTO TANTAS PESSOAS ESTÃO MORRENDO EM FILAS DE HOSPITAIS PÚBLICOS, ATÉ MESMO SEM UM LEITO, OU MESMO MACA PARA AGUARDAR ATENDIMENTO DE EMERGENCIAS. E MESMO CIRURGIAS ESSENCIAIS PARA SOBREVIVER,E O GOVERNO ALEGA FALTA DE VERBA, FALENCIA DOS ÓRGÃOS DA SAUDE ,COMO SUS, INSS E OUTROS. A SECRETARIA TOMA INICIATIVA QUE IRÁ ONERAR DEMAIS O SISTEMA DE SAÚDE. COM MAIS PREJUIZO PARA A POPULAÇÃO, INCLUSIVE ESSE TIPO DE CLIENTELA , CONSIDERADA COMO DE RISCO, PARA A DOENÇA DE TRATAMENTO ONEROSO ,COMO A AID. SERÁ QUE O SECRETÁRIO NÃO PENSOU NAS CONSEQUENCIAS DESASTROSAS ADVINDAS DESSE SEU ATO, POIS NOSSO PAÍS TEM UM A ASSISTENCIA MÉDICA FALIDA, COMO TESTEMUNHAMOS DIARIAMENTE ,NOS NOTICIÁRIOS..iSTO SEM LEVAR EM CONTA QUE SE TRATA DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS CARÍSSIMOS E SOFISTICADOS E ,OPCIONAIS. SOMA-SE AINDA A CIRCUNSTANCIA QUE NÃO EVITARÁ COM ESSA MEDIDA NEHUMA DISCRIMINAÇÃO, JÁ EXISTENTE, MUITO AO CONTRÁRIO. O RESULTADO DESSA \\\"TRANSFORMAÇÃO EVIDENTE , ESCANDALOSA, SIM É QUE RESULTARÁ NUMA GRITANTE DISCRIMINAÇÃO..ACRESCIDO DO FATO DE QUE NÃO MUDARÀ EM NADA O PROBLEMA PSICOLÓGICO DESSAS PESSOAS. SE AS MESMAS QUISEREM, PODEM PROVIDENCIAR MEDIANTE AQUISIÇÃO DE PLANO DE SAÚDE. SE INCLUIDO ESSES TAIS PROCEDIMENTOS. SENDO FATO NOTÓRIO QUE NEM DE ESTÉTICA ELES COBREM . NESSA ÚLTIMA HIPÓTESE O SR.SECRETÁRIO ,JUNTAMENTE COM O GOVERNO TERAO QUE PROVIDENCIAR ALTERAÇÃO NA LEGISLAÇÃO PERTINENTE. SERÁ QUE HOUVE UM MILAGRE, E O SISTEMA DE SAÚDE JÁ SE RECUPEROU DA FALENCIA E NÃO SAIBAMOS. PASMEM OS CÉUS. !!

Conheça os produtos da Jurid