MSF alerta para impactos da mudança climática sobre a saúde

Organização participa por primeira vez da conferência da ONU sobre clima, que começa domingo.

Fonte: Assessoria de Imprensa - MSF

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está atenta ao impacto da mudança climática sobre os pacientes atendidos pela organização e suas atividades médicas de emergência. MSF já atua em muitas das mais graves crises que acontecem hoje no mundo, como conflitos, desastres, doenças e deslocamentos, e está testemunhando as consequências e o grande impacto que as mudanças climáticas e a degradação ambiental podem ter sobre pessoas extremamente vulneráveis.


Por este motivo, MSF participa de forma oficial pela primeira vez da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP26, que começa neste domingo na cidade escocesa de Glasgow.


Em diversos países onde atua, MSF responde a situações provavelmente relacionadas à mudança climática e ambiental, e o quadro deve se agravar nos próximos anos. Isso inclui doenças infecciosas transmitidas por insetos (como a malária) ou pela água (como a diarreia), que são afetadas pelas mudanças de temperatura e dos regimes de chuvas. Também é possível citar desnutrição, devido a secas prolongadas, e outros eventos extremos, como inundações e ciclones.


Neste momento, MSF está revisando suas estratégias operacionais para melhorar a capacidade de responder a este tipo de emergência. Adaptar as atividades à realidade imposta pela mudança climática permitirá continuar provendo a melhor assistência possível aos pacientes onde eles mais necessitam.


“Apesar de as equipes de MSF serem formadas por profissionais médico-humanitários, não por cientistas do clima, por muitos anos testemunhamos como a mudança climática provavelmente exacerbou crises humanitárias e de saúde em múltiplos contextos onde atuamos. E temos o dever de falar sobre aquilo que vemos”, afirmou Carol Devine, referente de MSF para assuntos relacionados à Mudança Climática.


Para conhecer projetos impactados pela mudança climática e o que a organização está fazendo para se adaptar a esta realidade, acesse o relatório elaborado por MSF em colaboração com a revista científica Lancet. Acesse a página e clique “2021 MSF Policy Brief” (documento em inglês) https://www.lancetcountdown.org/resources/

Palavras-chave: MSF Alerta Impactos Mudança Climática Saúde

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/msf-alerta-para-impactos-da-mudanca-climatica-sobre-a-saude

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid