MPF requer que BNDES divulgue informações sobre empréstimos

MPF/DF recorreu da decisão da 20ª vara Federal que negou pedido para que o BNDES tornasse públicas, nos termos da lei de acesso à informação todas as atividades que envolvessem recursos públicos, inclusive operações entre a instituição financeira e o empresário Eike Batista

Fonte: TRF da 1ª Região

Comentários: (1)




O MPF/DF recorreu da decisão da 20ª vara Federal que negou pedido para que o BNDES tornasse públicas, nos termos da lei de acesso à informação (lei 12.527/11), todas as atividades que envolvessem recursos públicos, inclusive operações entre a instituição financeira e o empresário Eike Batista.


A juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª vara Federal do DF, entendeu que a requisição do MPF/DF não podia ser atendida, porque "a matéria em discussão envolve sigilo bancário e empresarial de terceiros". Além disso, segundo a magistrada,o caso em questão não se sujeita à lei de acesso à informação - que determina o acesso à informação de órgãos da administração direta, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União -, uma vez que o BNDES é empresa pública Federal com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio.


No recurso, o órgão ministerial alega que "embora possua natureza jurídica de direito privado, o BNDES é empresa pública e está sujeito ao regime jurídico administrativo, tendo em vista ser composto patrimonialmente por recursos oriundos dos cofres públicos federais".


Por isso, de acordo com o MPF/DF, "é direito dos órgãos de controle e da própria sociedade tomar conhecimento das tratativas realizadas pelo BNDES quando da concessão de incentivos a determinados particulares, com o fito de aferir se os recursos públicos que compõem seu patrimônio estão sendo regularmente aplicados, com base, principalmente, nos princípios da impessoalidade, da isonomia, do interesse público e da moralidade, evitando potenciais abusos no mercado financeiro".


Na última segunda-feira, (8), o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno do PR, protocolou requerimento de informações em que cobra do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, detalhamento dos empréstimos de R$ 10,4 bi do BNDES a 11 empresas do EBX. "No caso de Eike Batista, há sério risco de calote aos cofres públicos", disse.

Palavras-chave: MPF BNDES Informação Empréstimos Divulgação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpf-requer-que-bndes-divulgue-informacoes-sobre-emprestimos

1 Comentários

Humberto advogado11/07/2013 18:21 Responder

Ah se essas investigações fossem até o final, o BNDES vai cansar de tanto se explicar...

Conheça os produtos da Jurid