MPF investiga omissão policial em caso de tráfico de pessoas

Delegados envolvidos tentaram obstruir a investigação do MPF, mas a Justiça considerou legal o trabalho dos procuradores

Fonte: MPF

Comentários: (0)




O caso teve início com uma inspeção realizada pelo Grupo de Controle Externo da Atividade Policial na Delegacia da Polícia Federal em Joinville (SC). Em procedimento padrão no local, os procuradores do Ministério Público Federal em Santa Catariana (MPF/SC) examinaram o livro de plantão da unidade policial e identificaram uma omissão ilegal por parte dos policiais plantonistas. Na ocasião, um tenente da Polícia Militar noticiou fatos que constituem a prática do crime de tráfico internacional de pessoas em um estabelecimento comercial da cidade e nenhuma medida para investigar o caso foi tomada.


Em razão da injustificada inércia policial e do longo lapso temporal transcorrido, houve significativo comprometimento na colheita de provas da materialidade e da autoria do crime de tráfico internacional de pessoas. Diante da ilegalidade, o Ministério Público Federal passou a investigar as circunstâncias da omissão policial com a oitiva de todos os envolvidos.


Os investigados - Dois delegados de Polícia Federal tentaram impedir o prosseguimento das apurações acerca da omissão na instauração de inquérito policial sobre tráfico internacional de pessoas, mas a  8ª Turma do Tribunal Regional Federal decidiu, por unanimidade, que os procuradores do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial devem seguir apurando a prática do delito de prevaricação.

Palavras-chave: MPF Polícia Omissão Crime Tráfico Pessoas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpf-investiga-omissao-policial-em-caso-de-trafico-de-pessoas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid