Método de tratamento a detendos diminui reincidência em até dez vezes

CNJ recomenda que método Apac seja aplicado em todo país

Fonte: CNJ

Comentários: (0)




Entre os mais de 550 mil detentos do Brasil, aproximadamente 2,5 mil recebem tratamento diferenciado. O resultado dessa iniciativa são números animadores e bem acima da média em termos de reinserção social.


De acordo com levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), esses detentos destacados cumprem pena nas 40 unidades onde é aplicado o método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), responsável por índices de reincidência criminal que variam de 8% e 15%, bem inferiores aos mais de 70% estimados junto aos demais detentos. A expansão dessa metodologia tem sido recomendada durante os mutirões carcerários que o CNJ realiza no país.


A associação surgiu em 1972, criada por um grupo de voluntários cristãos, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Atualmente, seus 40 centros de reintegração social estão distribuídos pelos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraná e Espírito Santo. Nessas unidades, a metodologia aplicada é apoiada em 12 pilares, entre os quais a participação da família e da comunidade, a valorização do ser humano, o incentivo à espiritualidade, a colaboração entre detentos e o trabalho.


A Apac é uma entidade sem fins lucrativos. Opera como parceira dos poderes Judiciário e Executivo na execução penal e na administração das penas privativas de liberdade, no regime fechado, no semiaberto e no aberto. Seu foco está na recuperação do preso, na proteção da sociedade, no socorro à vítima e na promoção da Justiça.


"A metodologia das Apacs é uma escolha da comunidade local, de trabalhar pela recuperação do condenado à pena privativa de liberdade, com auxílio voluntário aos operadores de direito", explicou o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Luiz Carlos Rezende e Santos, integrante do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas.

Palavras-chave: apac direito penal reintegração social de presos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/metodo-de-tratamento-a-detendos-diminui-reincidencia-em-ate-dez-vezes

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid