Marco Histórico: STJ determina que cirurgias de redesignação sexual devem ser cobertas por planos de saúde

Decisão unânime da terceira turma reforça a obrigação das operadoras em oferecer cobertura a procedimentos de transgenitalização

Fonte: Melo e Barbieri Sociedade de Advogadas

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu, de maneira unânime, uma decisão histórica, estabelecendo que as operadoras de plano de saúde são obrigadas a cobrir as cirurgias de redesignação sexual. A vitória no caso de Ana Paula Santos, de Uberaba, confirma e reforça decisões judiciais anteriores, marcando um avanço significativo no reconhecimento dos direitos da comunidade LGBT+.


"Esta decisão do STJ é um marco importantíssimo para a comunidade LGBT+. Reforça não apenas a necessidade de respeitar os direitos individuais, mas também representa um passo crucial para uma sociedade mais inclusiva. É um reconhecimento claro de que as cirurgias de redesignação sexual não são experimentais ou estéticas, mas sim procedimentos médicos essenciais para a saúde e bem-estar das pessoas trans”, explica Izadora Barbieri.


A relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, e os demais quatro ministros da turma especializada em Direito Privado, reconheceram de forma unânime que as cirurgias de transgenitalização e de plástica mamária para colocação de próteses não podem ser consideradas experimentais ou estéticas, como alegado pela Unimed de Uberaba.


A decisão ressalta a importância de compreender a disforia de gênero, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e a necessidade de tratamentos adequados para garantir que indivíduos trans possam viver de acordo com sua identidade de gênero. A relatora destacou ainda a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, reforçando o acesso aos procedimentos transsexualizadores no Sistema Único de Saúde (SUS).


A ministra Andrighi concluiu que "por qualquer ângulo que se analise a questão" as cirurgias de redesignação sexual são de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Além da determinação para a realização dos procedimentos, a ministra manteve a indenização de R$ 20 mil a ser paga pela Unimed de Uberaba à recorrente, Ana Paula Santos.


A decisão do STJ representa uma conquista significativa na luta pelos direitos da comunidade LGBT+, consolidando a obrigação das operadoras de plano de saúde em oferecer cobertura integral a procedimentos essenciais de redesignação sexual.


SOBRE A MELO E BARBIERI SOCIEDADE DE ADVOGADAS - Fundado por Izadora Barbieri e Brenda Melo, é o primeiro escritório do Brasil protagonizado por um casal de mulheres. Ambas são especialistas em direitos LGBT+ e as principais áreas de atuação do escritório são: direito criminal, direito de família, sucessões, direito digital e contratos. Além de promoverem palestras e cursos na área de diversidade e inclusão.

Palavras-chave: Marco Histórico STJ Determinação Cirurgias de Redesignação Sexual Cbertura Planos de Saúde

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/marco-historico-stj-determina-que-cirurgias-de-redesignacao-sexual-devem-ser-cobertas-por-planos-de-saude

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid