Lula e Dilma defendem uso da energia nuclear para sustentar ritmo de crescimento do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, defenderam hoje (5) o uso da energia nuclear para garantir o ritmo de crescimento do Brasil de forma sustentável.

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (2)




Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, defenderam hoje (5) o uso da energia nuclear para garantir o ritmo de crescimento do Brasil de forma sustentável. Eles argumentaram que se trata de energia limpa. Lula foi mais além e destacou a dificuldade de licenciamento ambiental para a construção de usinas hidrelétricas.

"Vamos precisar de energia, que é energia limpa. O nosso problema hoje é que, para construir uma hidrelétrica, é muito complicado para conseguir licença prévia, licença ambiental", disse Lula, em entrevista a rádios da Bahia e de Pernambuco. Ele ressaltou, porém, o fato de estar expresso na Constituição brasileira que o país só pode usar energia nuclear para fins pacíficos.

Também na entrevista às emissoras de rádio, a ministra Dilma destacou o aspecto menos poluente da energia nuclear. "Entre as alternativas, a menos poluente, dentro desse nosso compromisso de não afetar a mudança do clima, é a energia nuclear, porque não emite gás de efeito estufa."

Em Juazeiro, na Bahia, Lula e Dilma participaram da solenidade de entrega da primeira etapa do Projeto Salitre, para irrigação de terras na região. O projeto que, de 2007 até este ano, deve somar investimentos de R$ 251,5 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor total do projeto é de R$ 900 milhões.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lula-e-dilma-defendem-uso-da-energia-nuclear-para-sustentar-ritmo-de-crescimento-do-pais

2 Comentários

HADIB GABRIEL ANALISTA DE SISTEMAS08/03/2010 13:09 Responder

É INCRÍVEL COMO O INTERESSE ECONÔMICO NESTE PAÍS DOMINA AS ELITES NEPOSTA GOVERNANTES. ENQUANTO PAISES BUSCAM EM ENERGIAS ALTERNATIVAS ( ÉOLICA, SOLAR E OUTRAS ) PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO O GOVERNO PROCURA ENERGIA CARA, PERIGOSA E POUCO COMPENSATIVA. TEMOS UM VAGALUME NO BRASIL, QUE ORA FUNCIONA OUTRA HORA FICA PARADA, A USINA DE ANGRA DO REIS. TEMOS EXEMPLOS DE DESASTRES COM ESSAS USINAS QUE EXTIGUIRAM A VIDA NESSES LUGARES. NÃO SABEMOS NEM TRATAR DO LIXO, OUTRA POSSIVEL FONTE DE ENERGIA, MAS QUEREM ENCHER O BOLSO DE POLITICOS E EMPRESÁRIO COM ESSA HISTÓRIA DE USINA NUCLEAR. INFELIZES !!!

Adriana advogada08/03/2010 14:39 Responder

É uma vergonha!! Enquanto países no hemisfério norte que não tem mais que 3 meses de sol durante o ano investem na energia solar, no Brasil se vem falar de Energia Nuclear... Ora, poupem-me! O nosso país tem sol o ano inteiro, teríamos energia de sobra apenas com o sol. Isso, sem falar ns ventos que são constante, sobretudo no litoral. E a navegação? E as ferrovias? Por que gastamos/investimos tanto com combustíveis e estradas? Chega de pensar apenas no próprio bolso!

Conheça os produtos da Jurid