Lula determina investigação de todos os contratos da Saúde

A Controladoria Geral da União vai investigar todos os contratos da área da saúde, assinados durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Folha Online, em Brasília

Comentários: (0)




A Controladoria Geral da União vai investigar todos os contratos da área da saúde, assinados durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. A determinação foi dada pelo próprio presidente nesta sexta-feira, antes do embarque para a viagem à China. Além de Lula, o ministro Humberto Costa (Saúde), já havia feito o mesmo pedido à Polícia Federal.

Na última quarta-feira (19), a Polícia Federal desencadeou a Operação Vampiro que desmontou um esquema de fraudes nas licitações para compra de hemoderivados pelo ministério. A indícios de que o rombo chega a R$ 2 bilhões durante 12 anos de desvios.

Costa disse nesta sexta que não teme nenhum tipo de investigação sobre o desvio de verbas de sua pasta, seja por meio da Controladoria, de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), pelo TCU (Tribunal de Contas da União) ou pela investigação da PF. A declaração foi dada em Recife, durante entrevista a uma rádio local.

O ministro lembrou que foi ele próprio quem pediu em março do ano passado que o caso fosse investigado, ao suspeitar do desvio de recursos no setor de hemoderivados.

Comissão

Ainda nesta sexta, Costa deverá nomear uma comissão interina para o setor de logística, cujo coordenador-geral, Luiz Cláudio Gomes da Silva, foi preso. Além dele, outras 13 pessoas já foram detidas.

A PF investiga pelo menos mais dez pessoas suspeitas de envolvimento nas fraudes. O diretor-geral do órgão, Paulo Lacerda, declarou que só será pedida a prisão de mais suspeitos depois que os documentos apreendidos forem analisados.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde atribuiu a governos anteriores a responsabilidade pelo esquema de corrupção na compra de hemoderivados. Num claro esforço para demonstrar que o problema não pode ser atribuído ao atual governo, o ministério afirmou que a investigação só foi iniciada a partir de uma comunicação de Costa à PF sobre a suspeita de fraudes.

"Em nenhum outro governo houve uma investigação tão profunda sobre os contratos de compra de hemoderivados. Só agora, por determinação do ministro", diz a nota.

A nota se refere à Operação Vampiro como uma ação conjunta dos ministérios da Saúde e da Justiça.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lula-determina-investigacao-de-todos-os-contratos-da-saude

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid