Lula assina decreto da Lei de Informática

Decreto regulamenta funcionamento dos incentivos à produção local de hardware e software nas áreas de informática e automação

Fonte: Estadao.com.br

Comentários: (0)




O presidente Lula assinou nesta terça decreto que regulamenta a Lei de Informática, aprovada pelo Congresso em 2004. O texto da lei prorroga até 2019 os incentivos fiscais para empresas de tecnologia que invistam em pesquisas e desenvolvimento em equipamentos e aplicativos nas áreas de informática e automação.

Entre os pontos polêmicos do decreto foi a definição de que a dívida das empresas que não cumpriram com a regra anterior de investimento de 5% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento, deverá ser parcelada em 48 vezes e pagas em dinheiro para um Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNCT).

Esse fundo terá como prioridade o desenvolvimento de tecnologia de informação, ou seja, será revertido para o aprimoramento dos produtos do próprio setor de informática.

A Receita Federal pretendia ver o valor da dívida das empresas pago diretamente como dívida tributária. O Ministério de Ciência e Tecnologia defendia a reversão desse valor, no ano seguinte, para a área de pesquisa e desenvolvimento de cada uma das empresas.

Acabou vencendo a proposta do próprio MCT da aplicação em um fundo de desenvolvimento, o que estimularia os investimentos no setor de tecnologia no País. A regulamentação da Lei de Informática, aprovada no Congresso Nacional em 2004, teve a participação dos setores empresarial e acadêmico.

Palavras-chave: Lula

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lula-assina-decreto-da-lei-de-informatica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid