Lei da Copa regula de feriados até direitos de TV

O governo confirmou neste domingo que vai permitir que Estados, Distrito Federal e municípios e a própria União decretem feriado local nos dias de jogos da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações, em 2013

Fonte: Folha de Saõ Paulo

Comentários: (1)




Conforme a Folha antecipou em março, os feriados foram liberados pelo projeto da Lei Geral da Copa, encaminhado hoje pelo governo ao Congresso.


O projeto cria uma legislação especial para regular também direitos comerciais da venda de produtos e imagens e exploração da publicidade nos eventos.


A exibição de jogos em bares e restaurantes será liberada, desde que não haja cobrança de ingresso nem exploração publicitária.


Após negociação com a Fifa, o governo incluiu a permissão para que as emissoras que não comprarem os direitos de transmissão possam mostrar até 3% dos jogos em telejornais.


O projeto garante à Fifa a exclusividade de explorar a propaganda e a venda de bens e serviços nas vias de acesso e no entorno dos estádios. Publicidade não autorizada, mesmo em balões e barcos, será retirada.


O uso indevido das marcas, seja por reprodução ou falsificação, pode levar a detenção de três meses a um ano e multa.


Outro ponto antecipado pela Folha, uma série de facilidades para a obtenção de visto de entrada no Brasil, também está no texto.


Para evitar episódios de intolerância durante os jogos, o projeto proíbe cartazes, bandeiras, símbolos ou mensagens de caráter racista e xenófobo, o que inclui também cânticos.


O projeto não faz menção à venda de meia entrada, mas deixa claro que só a Fifa poderá fixar preços de ingressos.


Também não foi incluída a possibilidade ou não da venda de bebida alcoólica nos estádios.


A íntegra do texto foi publicada no site da Casa Civil.

Palavras-chave: Lei da Copa; Direito; Regulamento; Feriados; Copa do Mundo 2014; Fifa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lei-da-copa-regula-de-feriados-ate-direitos-de-tv

1 Comentários

CARLOS ALBERTO Advogado03/10/2011 16:22 Responder

Bem, como o Estado gosta de brincar com a vida dos outros como se fossem verdadeiros proprietários delas, gostaria de saber se para as empresas que não faturarem nos dias de feriados na copa, haverá tembém a redução dos impostos, dos alugueis, da tarifa elétrica e da conta de àgua, IPTU e etc...

Conheça os produtos da Jurid