Lançamento: S.O.S. Sindical PT

Esta obra, sequencial ao O sindicalismo brasileiro clama por socorro, editado em 2001 pela LTr, detalha o pecaminoso estágio do nosso ulcerado sindicalismo. Com o advento do Governo chefiado por um ex-operário e famoso sindicalista, eram esperadas transformações visceralmente reformistas. Essa era a expectativa que se permitia ter em relação aos insanáveis vícios do sindicalismo brasileiro, gerido e parido na ditadura de Getúlio Dornelles Vargas, no longínquo Estado Novo.

Fonte: LTr Digital

Comentários: (0)




Lançamento

Título:

S O S SINDICAL PT
Sub-Título: O QUE OS CONTRIBUINTES DOS SINDICATOS E A SOCIEDADE PRECISAM SABER SOBRE O SINDICALISMO BRASILEIRO E SUAS GRAVES CONTRADIÇÕES
Autor: FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
Edição: - 2009, MARÇO
Num. de páginas: 168
ISBN: 9788536112756

Resumo: Esta obra, sequencial ao O sindicalismo brasileiro clama por socorro, editado em 2001 pela LTr, detalha o pecaminoso estágio do nosso ulcerado sindicalismo. Com o advento do Governo chefiado por um ex-operário e famoso sindicalista, eram esperadas transformações visceralmente reformistas. Essa era a expectativa que se permitia ter em relação aos insanáveis vícios do sindicalismo brasileiro, gerido e parido na ditadura de Getúlio Dornelles Vargas, no longínquo Estado Novo.

Este livro prima por pontificar de forma documentada as contradições do Governo Lula no âmbito sindical, mercê do cotejamento dos acalorados discursos de palanque e das proposições subscritas por seus companheiros do PT, quando fora do Poder, ante a prática totalmente antagônica quando nele. É uma mera repetição da histórica característica dos nossos governantes quando no desempenho dos opostos, isto é, quando protagonistas dos papéis de estilingue e de blindada vidraça...

Pontifica o paroxismo na instauração casuística de um sindicalismo de cúpula em detrimento da base e a simples mudança de nomenclatura da contribuição impositiva que de sindical passará a negocial (mas de valor reajustado, é óbvio) como produto de mais um "toma lá, dá cá".

Destarte, continuamos reféns de uma legislação anos-luz distante das necessidades do País, numa clara dicotomia entre a norma jurídica vigente e a realidade. Destaca os desvios e as mazelas do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT na qualificação profissional. A avidez governamental pela pecúnia na busca por um novo e rentável nicho de captação da contribuição compulsória, tendo agora na alça de mira o funcionário público estatutário. E como neste nosso sindicalismo não há santos, salienta os pecados do setor patronal e de sua caixa-preta, representada pelo sistema S. A redenção chama-se associativismo, mas só a banda sadia e vanguardeira do sindicalismo terá condições de executá-la. O tempo já provou isso!

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lancamento-sos-sindical-pt

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid