Justiça torna definitiva liminar que garante vaga para criança em escola perto de casa

Criança percorria 5 km todos os dias para estudar.

Fonte: TJSP

Comentários: (0)




O juiz André Forato Anhê, da 3ª Vara da Comarca de Ferraz de Vasconcelos, tornou definitiva liminar para que uma criança possa estudar em escola municipal de ensino fundamental próxima de sua residência e, assim, ter efetivado seu direito à educação.


A mãe da criança ingressou com ação alegando que precisa trabalhar e não tem condições financeiras para contratar babá. A escola em que sua filha estava matriculada situa-se a quase cinco quilômetros da residência, o que poderia causar prejuízos a sua formação educacional em decorrência da distância e consequentes faltas escolares. Por isso requisitou vaga, em natureza liminar, em outra escola, a menos de um quilômetro de sua residência.


O magistrado afirmou que a autora busca a efetivação de um direito básico, que não pode ser negado pela prefeitura, sob qualquer pretexto. “A atuação do Poder Judiciário sobre políticas públicas visa evitar lesão de direito provocados pela omissão municipal, notadamente na área da educação infantil. Ainda, é direito da criança o acesso ao sistema público de educação, próximo a sua residência, conforme dispõe o artigo 53, inciso V, da Lei nº 8.069/90”, finalizou.


Processo nº 1000959-07.2016.8.26.0191

Palavras-chave: ECA Liminar Vaga Escola Municipal Ensino Fundamental Direito à Educação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-torna-definitiva-liminar-que-garante-vaga-para-crianca-em-escola-perto-de-casa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid