Justiça, SP e Rio querem que STF limite protestos

Palavra do Supremo ajudaria autoridades a enfrentar advogados de manifestantes

Fonte: IG Notícias

Comentários: (1)




O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os secretários de Segurança Pública Fernando Grella (São Paulo) e José Mariano Beltrami (Rio de Janeiro) querem que o STF (Supremo Tribunal Federal) faça uma regulamentação das regras para manifestações públicas até que sejam votadas eventuais alterações legais.


Ao envolver na discussão o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), presidido por Joaquim Barbosa, o objetivo principal é tentar levar o debate rapidamente ao âmbito do Supremo. Barbosa comanda o STF.


O endurecimento policial para enfrentar os black blocs precisaria de respaldo do STF, a fim de unificar a interpretação das leis que tratam do direito de manifestação. Ou seja, o Supremo teria de estabelecer limites, colocando, por exemplo, como obrigatória a combinação de dia, hora e trajeto pelos organizadores das manifestações.


Na avaliação de Cardozo, Grella e Beltrami só o Supremo daria respaldo à interpretação de um protocolo comum da União, de São Paulo e do Rio que não possa vir a ser questionado pelos advogados que defendem manifestantes presos nos protestos mais violentos. No próprio Supremo, poderá haver divergências a respeito de até que ponto é possível limitar protestos sem ferir direitos e garantias individuais.


Já a discussão de propor mudanças ao Congresso deverá levar mais tempo. A ideia de envolver o Ministério Público e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no debate de alterações legais poderá facilitar a aprovação rápida no Congresso de propostas para tratar dos limites às manifestações públicas.

Palavras-chave: justiça protestos advogados autoridades manifestações supremo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-sp-e-rio-querem-que-stf-limite-protestos

1 Comentários

e.andrasde de oliveira divulgador07/11/2013 13:58 Responder

O brasil tem leis que já preveem estes crimes, o que falta é usar a policia com inteligencia, temos bons policiais, é possível prende-los sem muito alarde. se a imprensa esta ligada e mostram o vandalismo, a policia deveria estar junto. Não adianta criar mais leis ocasionais.devemos enxugar , reduzir as leis ,menas leis e mais comprimento. o congresso é omisso, a 25 anos, até hoje a cf. não foi regulamenta. Basta aplicar as leis vigentes, O STF, MUITAS VEZES TEM QUE LEGISLAR.Onde e o que fazem os parlamentares?PARABENIZO A TODOS OS MINISTRO S DO STF.

Conheça os produtos da Jurid