Justiça eleitoral do Rio permite transexual concorrer com nome de mulher

Juíza que decidiu a favor de trans escreveu em decisão que a identidade de gênero é um ?direito da pessoa humana?

Fonte: O Dia

Comentários: (0)




Na última sexta-feira (1) a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro concedeu à transexual Renata Tenório (PSB) o direito de concorrer ao cargo de deputada estadual com o nome feminino que adotou. De acordo com o TRE, “a candidatura da transexual colocou em risco as candidaturas do Partido Socialista Brasileiro”. O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou irregularidade no registro de candidaturas do PSB por não cumprir a cota de 30% de mulheres concorrendo nas eleições.


O MPE pedia a desaprovação do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP), porque o PSB não teria cumprido a cota de gênero. O DRAP, se rejeitado pelo plenário, impediria a candidatura de deputados estaduais e federais no estado.


Mas a relatora do processo, juíza Ana Tereza Basílio, rejeitou a interpretação que atribuía à transexual o sexo masculino, lembrando que a identidade de gênero era “um direito da pessoa humana”. Além disso, a candidata “obteve uma decisão judicial que reconheceu sua identidade feminina”, disse a juíza. O voto foi acompanhado por unanimidade.

Palavras-chave: direito eleitoral

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-eleitoral-do-rio-permite-transexual-concorrer-com-nome-de-mulher

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid