Justiça determina internação imediata de pacientes para tratamento psiquiátrico

Pacientes que possuem prescrição médica para tratamento psiquiátrico devem internados e não podem fazer tratamento domiciliar

Fonte: TJSP

Comentários: (0)




Em sentença proferida, a 3ª Vara Cível de Atibaia determinou que os pacientes que possuem prescrição médica para tratamento psiquiátrico sejam internados em hospitais da região. Consta dos autos que o Ministério Público ajuizou ação civil pública contra o município de Atibaia e o Estado de São Paulo para obrigá-los a promover a internação e tratamento dos pacientes do município, sob alegação de que seria obrigação da Administração Pública o atendimento hospitalar necessário.


Em sua defesa, os entes afirmaram que os serviços oferecidos são adequados e que a concessão do pedido levaria ao caos financeiro e administrativo. No entanto, o juiz Rogério Aparecido Correia Dias, responsável pelo julgamento, entendeu de forma diversa.


Para o magistrado – que fundamentou sua decisão em artigos da Constituição Federal e da Constituição do Estado de São Paulo – o pedido tem natureza excepcional e é perfeitamente possível, pois tem previsão legal. “Tal medida, em termos de ser ordenada, não põe em risco, em absoluto, as finanças ou a administração de nenhum dos entes demandados: a reserva do possível cede, na espécie, ante a necessária concretude do mínimo existencial da pessoa humana, centro da ordem normativa constitucional vigente”, afirmou.


Com base nessa fundamentação, julgou procedente a ação e determinou – ratificando liminar concedida anteriormente – que ambos os réus promovam, solidariamente, a pronta internação psiquiátrica e, se o caso, o tratamento ambulatorial posterior pelo prazo necessário, de todos moradores de Atibaia com prescrição médica específica para tanto, sob pena de multa diária individual de R$ 1 mil.


Cabe recurso da decisão.

Palavras-chave: justiça pacientes tratamento psiquiátrico

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-determina-internacao-imediata-de-pacientes-para-tratamento-psiquiatrico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid