Justiça concede liminar ao MP e interdita residência para idosos em Salto de Pirapora

Residência para idosos está proibida de admitir novos residentes, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil reais

Fonte: MPSP

Comentários: (1)




O Ministério Público obteve, na última quarta-feira (28), liminar em ação civil pública (ACP) para a interdição da Residência para Idosos Rei David, localizada em Salto de Pirapora. A decisão judicial também obriga a realocação dos idosos em outro local.


De acordo com a ação, proposta pelo promotor de Justiça Luiz Fernando Guinsberg Pinto no último dia 26, inúmeras irregularidades ocorrem no local e a clínica funciona de forma completamente informal, não tendo sequer estatuto. As condições de higiene e alimentação são precárias, não há atividades para os idosos residentes e a equipe médica está desfalcada.


Foi apurado que os responsáveis pelo local, I.S.S., A.S.M.S. e K.C., retinham os cartões dos residentes para recebimentos dos benefícios previdenciários. Eles também fizeram ameaças a funcionários que deixaram de trabalhar no estabelecimento após verificarem as péssimas condições impostas aos idosos.


O Ministério Público fez uma vistoria no local e constatou diversos problemas no local. Na sequência, a Vigilância Sanitária também fez vistoria e identificou os mesmos problemas encontrados pela Promotoria: alimentos apodrecidos, armazenamento de comida em local inadequado, geladeira e máquina de lavar roupas velhas e objetos pessoais dos residentes guardados dentro de banheiros.


Mesmo diante dessas constatações, “a Prefeitura emitiu alvará sem que a clínica dispusesse dos requistos mínimos para o seu funcionamento e, aparentemente, não realizou mais nenhuma fiscalização após a emissão do alvará, pois na visita empreendida pelo Ministério Público diversas irregularidades e ilegalidades foram facilmente detectadas”, escreve o promotor na ACP. 


Durante as investigações, o MP colheu depoimento de ex-funcionários que relataram as condições de calamidade em que a casa se encontra. Eles contaram que I.S.S., uma das responsáveis pela instituição, agredia os internos ou trancava-os no quarto do castigo constantemente. 


Também houve relatos de que não havia papel higiênico nos banheiros, que estão sempre entupidos, de que os residentes que pagam mais recebem alimentação menos insuficiente, e de que todos no local têm intestino preso, pois não se alimentam corretamente. Os funcionaram descreveram, ainda, que eram orientados a não comerem na frente dos residentes, para que estes não lhes pedissem comida.

Palavras-chave: Multa; idosos; Residência; Asilo; Péssimas condições; Higiene; Alimentação; Violência

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-concede-liminar-ao-mp-e-interdita-residencia-para-idosos-em-salto-de-pirapora

1 Comentários

Edisn Cavalieri aposentado03/04/2012 14:23 Responder

Parabenizo o MP de Salto de Pirapora, existe muito \\\"comércio\\\" e uma falta total de respieto ao idoso. Já constatei em uma casa em Bauru uma funcionária servir água na mesma caneca para mais de 20 idosos. Prefeitura dá Alvará, mas o MP pode fazer uma atuação a coibir estas casas de repousos que não prestam o serviço que o ser humano merece.

Conheça os produtos da Jurid