Justiça aceita denúncia contra Edir Macedo

De acordo com o procurador, o grupo cometia estelionato contra os fiéis da Iurd, oferecendo falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (9)




Brasília - A Justiça Federal em São Paulo acolheu denúncia do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) contra Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), e mais três pessoas por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha. A denúncia é do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP), que também havia acusado o grupo de estelionato e falsidade ideológica, mas essas denúncias foram recusadas.


Além de Edir Macedo, foram denunciados o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva (que foi detido com R$ 10 milhões no aeroporto de Brasília, em 2005), o bispo da Iurd Paulo Roberto Gomes da Conceição e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. A denúncia foi oferecida no último dia 12. O MPF informou que irá recorrer em relação às denúncias não aceitas. A Justiça Estadual de São Paulo já aceitara denúncia contra o fundador e líder da igreja neopentecostal em 2009, mas o processo foi encaminhado à Justiça Federal devido à natureza dos crimes.


A nova denúncia do MPF usou elementos da acusação do Ministério Público paulista e incluiu informações novas, como a participação de doleiros no esquema criminoso. Outra diferença entre as denúncias é a redução do número de acusados, de dez para quatro. De acordo com a assessoria do MPF/SP, os seis suspeitos que ficaram fora da acusação continuam sendo investigados pela Polícia Federal.


De acordo com o procurador Sílvio de Oliveira, o grupo cometia estelionato contra os fiéis da Iurd, oferecendo “falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja”.


O procurador só denunciou crimes ocorridos entre 1999 e 2005, uma vez que foi em 1998 que o crime de lavagem de dinheiro passou a integrar o ordenamento jurídico brasileiro. No entanto, ele citou vários episódios anteriores a esse período para explicar a estruturação do grupo e como o esquema foi montado.

Palavras-chave: Edir Macedo; Denúncia; MPF; Igreja Universal; Lavagem de dinheiro; Sacrifício

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-aceita-denuncia-contra-edir-macedo

9 Comentários

edson cardoso advogado26/09/2011 21:28 Responder

Ate que enfim alguem teve coragem de investigar essas pessoas, que aproveitam da situacao em que essas pessoas se encontram,isso e uma falta de carater por parte desses lideres religiosos.

SUZANE OLIVEIRA SERVIDORA PÚBLICA26/09/2011 21:42 Responder

ISSO É PERSEGUIÇÃO. SÓ VAI ATÉ LÁ QUEM QUER. HOJE É EDIR MACEDO,AMANHÃ A IGGREJA CATÓLICA, É ASSIM ATÉ ACABAREM COM TUDO. DEIXEM AS PESSOAS VIVEREM DO JEITO QUE MELHOR ENTENDEREM. É RÍDICCULO SE METER NA VIDA ALHEIA. MECHAM COM A FAMÍLIA SARNEY, QUEM TEM CORAGEM?

MARCIA DOS SANTOS COSTA DIGITADORA26/09/2011 22:24 Responder

O apóstolo Pedro, que também era pastor cristão, admoestou fortemente: ?Pastoreai o rebanho de Deus que está aos vossos cuidados, não sob compulsão, mas espontaneamente; nem por amor de ganho desonesto, mas com anelo; não como que dominando sobre os que são a herança de Deus, mas tornando-vos exemplos para o rebanho.? ? 1 Ped. 5:2, 3.

MARCIA DOS SANTOS COSTA DIGITADORA26/09/2011 22:31 Responder

Jesus identificou como falsos pastores aqueles dos seus dias que ?se chegavam em pele de ovelha, mas por dentro eram lobos vorazes?. Por outro lado, as pessoas ?andavam esfoladas e empurradas dum lado para outro como ovelhas sem pastor e sendo enganadas por estes homens! mais o fim deles está próximo Jesus voltará em breve e eles seram julgados de acordo com suas obras falsas!!!

Dinho Evangelico Tradicional26/09/2011 22:54 Responder

Para essa denominação intitulada de evangèlica e de neopentecostal somente havendo um novo Lutero, pois o seu modo operante é semelhante aquela época, pregam o evangelho para se enriquecer da mesma forma que aconteceu com a Renascer. Essa forma praticada para se obter vantagens com o evangelho é totalmente reprovado nos ensinamentos biblico, para a Justiça dos homens neste casos devem prevalescer sobre essas questões que são preconizadas no Código Penal Brasileiro e demais leis pertinentes já que todo cidadão evangèlico está sob o julgo das Leis de Deus e do Homem.

Dinho Evangelico Tradicional26/09/2011 23:03 Responder

Sou totalmente favoravel as investigações destas denùncias, que com certeza, ainda terem seus desdobramentos, que todos os enolvidos sejam condenados, que paguem reparações de danos morais e até mesmos materiais aos seus fièis, que a Justiça Brasileira através dos seus competentes órgãos de fiscalizações tributárias das três fazendas retirem o mais breve possivel as beneses da Imunidade tributária de todos os seus bens móveis, imóveis, etc.

Selma Lemos Advogada 27/09/2011 2:37

Se vc se considera Povo de Deus! Entenda: Um Reino dividido não subsiste!! Isto é motivo e margem para depois perseguirem a Igreja de Cristo!! Não se iludam, querem fiscalizar os dízimos e ofertas, que SÃO ORDENANÇAS BÍBLICAS!! Afinal quem paga as contas da Igreja? Luz, água, telefone, ajuda missionária, centros de recuperação?! A Igreja genuinamente de Cristo, presta um imenso serviço ao Estado, pois ora e liberta os encarcerados pelos demônios e também sara os enfermos, inclusive doenças consideradas incuráveis: \\\"E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam\\\". Marcos 6:13, e ainda restaura lares e famílias destruídas. Não sou defensora da Universal, e mesmo pq alguém forçou as pessoas a contribuirem? Concordo com a colega acima, investiguem a família Sarney, que é dona de quase todo o Maranhão. E o Mensalão foi concluído?? e as altas mordomias dos parlamentares e gastos com o dinheiro público?? Façam-me o favor!!

saulo correa advogado27/09/2011 10:53 Responder

Não entendo pq isso só acontece nas Igrejas, esta na biblia que devemos ser dizimistas, mas claro, sem exagero e de acordo com a vida financeira de cada um. Ficar explorando eu acho errado, mas a pessoa dizimista com certeza terá uma honra com Deus, ate pq todo o dinheiro pertence a ElE. Só acho gozado pq a Policia Federal nao vai investigar as vidas dos DEPUTADOS e GOVERNADORES do nosso pais?! com certeza lá ele ROUBAM na cara dura e o dinheiro de todo mundo, mas ninguem tem coragem né?! Sabe pq nao tem coragem?! pq tem medo de se queimar nas suas profissões, agora, investigar vida de líder religioso, pra quem nao tem oque fazer, é facil. Pelo amor de Deus, começe a fazer coisas certas e não perder tempo com isso, cada um da dinheiro pra onde quiser, já ROUBAR, é totalmente diferente. Só que nosso pais sempre foi essa \\\"maravilha\\\" graças aos nossos políticos.

Marco Silva Gerente27/09/2011 12:07 Responder

é apenas mais uma denúncia que vai acabar em pizza e nao vai dar em nada, como outras que anteriormente já não deram...eles não fazem mais do que a igreja catolica fazia antes, \\\"VENDA DE INDULGÊNCIAS\\\", chamadas agora pela IURD de \\\"VOTOS COM DEUS\\\", \\\"SACRIFICIO VIVO\\\" etc...infelizmente pela FÉ se domina um povo, e no dia que pararem de ouvir esses safados enganadores(padres/pastores) e derem ouvidos a verdadeira palavra e aos ensinamentos do verdadeiro MESTRE JESUS, as coisas mudem.

nelson advogado27/09/2011 13:42 Responder

Um erro jamais justificará outro erro. Se os deputados \\\"roubam\\\" , se a familia Sarney é o que é nao justifica deixar que se aplique a lei, contra qualquer outra pessoa, se os politicos sao o que sao e o investigado,Bispo, consegue fazer o que faz, é porque ainda falta atitude do povo em reagir contra todo este tipo de explioração de fé púbnica. O certo é que tem alguem que ainda acredita na aplicação da lei para fazer justiça e ações com esse elevado espírito de cidadania devem ser enaltecida, nao criticada, o certo é o certo, se pela lei é crime lavar dinheiro, entre outras formas criminosas mais sutir,ta s como fraudar licitações etç. temo é que encorajar quem procura impedir que tais criminosos se perpetuem livres das sançoes penais e administrativas. Parabens ao MPF à policia Federal.

Conheça os produtos da Jurid