Justiça absolve envolvidos em suposto esquema de corrupção

Esquema de corrupção cobrava propina para avisar sobre fiscalizações da ANP E ajudava na liberação de alvarás para instalação de postos

Fonte: TJSP

Comentários: (5)




Decisão da 1ª Vara Criminal de Sorocaba absolveu os suspeitos de envolvimento na Operação Pandora em razão de anulação de escuta telefônica que fundamentava todas as provas dos autos.


O caso


A Polícia Civil junto com o Ministério Público deflagrou em 2009 um suposto esquema de corrupção que envolveria, na época, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, J.D.B.F., o secretário de Governo e Planejamento, M.B., V.C. (esposa de M.B. e ex-secretária de I.V.), J.A. (engenheiro que trabalhava na prefeitura), D.B.P.J. (diretor do Pão de Açúcar), H.A.M. (gerente do Pão de Açúcar) e A.M.S., que na época era advogado do Sincopetro na Capital, além de I.V..


I.V. é suspeita de chefiar um esquema de corrupção em que cobrava propina para avisar sobre fiscalizações da Agência Nacional do Petróleo, ajudava na liberação de alvarás para instalação de postos e também protegia estabelecimentos envolvidos em fraudes de combustíveis.


Em outubro de 2012, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), de ofício, concedeu habeas corpus, declarando nulas as interceptações telefônicas realizadas, primeiramente, pelo Juízo das Execuções Penais e, na sequência, pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Sorocaba.


Na medida em que tudo teve início por denúncia anônima, esta não se adequou às exigências de Lei 9.296/96, motivando a nulidade porque nem os nomes dos denunciantes e do investigado constaram do pedido formulado. Segundo a decisão do STJ, a denúncia anônima pode ser usada para desencadear procedimentos preliminares de investigação. Entretanto, não pode servir, por si só, como fundamento para autorização de interceptação telefônica.
      

Processo nº 602.01.2008.031311-4

Palavras-chave: Operação Pandora Escuta Telefônica Provas Corrupção

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-absolve-envolvidos-em-suposto-esquema-de-corrupcao

5 Comentários

Ana Maria advogada02/03/2013 11:55 Responder

A direita manda no Judiciário. Anula-se as provas, e absolve a direita. Contra a esquerda, sem provas, todos são condenados!

Francisco José servidor público 05/03/2013 21:19

Você deve estar de brincadeira né, se estiver fazendo alusão a ap470? Independente de políticos do PT ou PSDB, respeitem o Brasil construído por pessoas com honestidade e moral, dispostas a trabalhar pelo bem comum e não de uma classe de filiados ou amigos.

Paulo Roberto Cidadao03/03/2013 11:11 Responder

Não deve ter ninguém do PT envolvido, senão a cana seria certa.

Luiz Antônio da Silva Câmara advogado03/03/2013 21:00 Responder

ISSO SIM É JUSTIÇA À BRASILEIRA! VERGONHA NACIONAL!

Luiz Ant?nio da Silva C?mara advogado03/03/2013 21:05 Responder

É muito bom poder contar com um jornalismo de vanguarda. Parabéns!

Luiz Ant?nio da Silva C?mara advogado03/03/2013 21:06 Responder

Parabéns! A informação em primeiro lugar.

Conheça os produtos da Jurid