Juíza cassa mandato de prefeito e vice no Piauí

Fonte: Portal Terra

Comentários: (1)




A juíza eleitoral da 77ª zona eleitoral, Lisabete Maria Marchetti, cassou o mandato do prefeito eleito de Francisco Ayres, a 220 quilômetros ao Sul de Teresina, Benedito Wilson de Sousa (PFL), do vice, Walkir Nunes de Oliveira, e do vereador Valmir Ferreira da Silva (PL). Ela atendeu a ação de impugnação de mandato eletivo impetrada pelo candidato derrotado Valdemar Pereira de Sousa (PP). Valdemar perdeu a eleição em Francisco Ayres por seis votos. A juíza cassou o mandato do prefeito por abuso de poder econômico e compra de votos no período eleitoral.

Lisabete Marchetti julgou parcialmente procedente o pedido de impugnação de mandato eletivo. Ela cassou os mandatos eletivos do prefeito, do vice e de um vereador, declarando ainda que o prefeito e o vereador ficam inelegíveis por três anos, pelo comprovado abuso de poder, corrupção e captação ilícita de sufrágio no pleito de 2004.

Lisabete Marchetti deixou de aplicar a sanção de inelegibilidade ao vice-prefeito Valkir Nunes de Oliveira, por entender que não foi comprovada a sua conduta abusiva. ¿A posse do segundo colocado ficará reservada somente após a sua diplomação, no momento oportuno¿, relata a decisão da juíza.

A tese para condenação dos políticos foi a configuração do crime de corrupção eleitoral. Por isso, a juíza determinou a remessa da cópia dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para providências cabíveis. Os acusados têm um prazo de três dias para recorrerem da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral.

A juíza ainda mandou oficiar o presidente da Câmara Municipal de Francisco Ayres sobre a decisão. O advogado do segundo colocado nas eleições, Francisco Nunes de Brito Filho, disse que Valdemar Pereira de Sousa, pode assumir a prefeitura do município.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiza-cassa-mandato-de-prefeito-e-vice-no-piaui

1 Comentários

LUINALDA FUNCIONÁRIA PÚBLICA03/10/2012 17:27 Responder

A NOSSA POLÍTICA JÁ VIROU PIADA, EM UMA CIDADIZINHA COMO FRANCISCO AYRES QUE A MEU VER NÃO DEVERIA SER,MAS JÁ QUE É OS POLITICOS DEVERIAM MOSTRAR QUE SÃO COMPETENTES MESMOS NA URNA SEM TRAPAÇAS,É UMA VERGONHA!!!, FAMÍLIA QUERENDO VER O OUTRO NO BURACO, COMO ESTE CASO, POIS O TIO SACANEOU O PRÓPRIO SOBRINHO, SOMENTE POR VAIDADE, POR QUE SEDE DE TRABALHO NÃO ACREDITO, ESTA CIDADE NÃO SAIR DA MESMICE.

Conheça os produtos da Jurid