Juiz de Tucumã manda prender nove invasores de terra

O Juiz da Comarca de Tucumã, Edivaldo Saldanha Souza, decretou, na manhã desta segunda-feira, 21, a prisão preventiva de nove pessoas acusadas de invadirem terras com o objetivo de extorquirem dinheiro dos proprietários.

Fonte: TJPA

Comentários: (0)




O Juiz da Comarca de Tucumã, Edivaldo Saldanha Souza, decretou, na manhã desta segunda-feira, 21, a prisão preventiva de nove pessoas acusadas de invadirem terras com o objetivo de extorquirem dinheiro dos proprietários. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), os invasores se faziam passar por integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST).

As investigações do MP constataram que o grupo era liderado por Antônio Jorge Nogueira dos Anjos, conhecido por ?Jorjão?, que já estaria praticando o golpe há oito anos, com o movimento que ele mesmo criou e intitulou de ?Reforma Agrária Já?. A última investida dos invasores ocorreu na fazenda São Judas, de propriedade Waldoir Arpini, no município de Tucumã. Para intimidar o proprietário, o grupo teria montado barracas em frente à propriedade, além de terem rodeado a fazenda à noite munidos de arma de fogo.

Tendo em vista as evidências do crime, o juiz decretou a prisão de Antonio da Silva, Dimas Gonçalves Vilela, Teófilo Gomes Santiago, Erivan de Farias, Edielson Santos, Hermes Coelho da Fonseca, Valteide Pereira de Souza, Antonio Jorge Nogueira dos Anjos e Dorivan Barbosa da Silva. Em sua sentença, o magistrado destacou o risco social de mantê-los solto. ?Os diversos atos e ameaças à vítima, por si só, demonstram o ânimo dos representados. Considero que as condutas dos representados tem sim real objetivo que é trazer pânico à zona rural, promovendo o medo aos produtores, bem como às famílias que vivem da produção agropastoril?.

O juiz também ressaltou que a atuação do grupo denigre a luta de quem realmente precisa da terra para trabalhar. ?A conduta dos representados com armas, munição e drogas acampados às proximidades de imóvel rural é a uma realidade nesta região do estado. A invasão de terras, já se tornou uma atividade, a serviço de oportunistas, muitos sequer tem comprometimento social sem, inequivocamente, identificação com os carentes, ou pessoas que precisam de um lugar para viver ou produzir?.

Proceso nº 116.2009.2.000591-2

Palavras-chave: invasores

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-tucuma-manda-prender-nove-invasores-terra1

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid