Juiz, dois advogados, oficial de justiça, ex-delegado e seis empresários são presos

Chega a onze o número de pessoas presas por envolvimento no esquema de falsificação de documentos para venda de sentenças judiciais

Fonte: Espaço Vital

Comentários: (1)




Chega a onze o número de pessoas presas por envolvimento no esquema de falsificação de documentos para venda de sentenças judiciais. A Operação Sansão, deflagrada nesta terça-feira (19) em cinco estados brasileiros, prendeu cinco suspeitos em Pernambuco, três no Maranhão, um no Ceará, outro no Pará e mais outro em Minas Gerais.

Em Pernambuco, foram presos o juiz André Rui Andrade de Albuquerque, da 1ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o advogado José Carlos Robalinho, 59 anos, e os empresários Rosinaldo Queiroz da Silva, Marilene Tenório da Silva, 45 anos, e Davino Mauro Tenório (sendo os dois últimos irmãos).

A investigação aponta que documentos eram fraudados para que uma posterior decisão judicial autorizasse a realização de saques em contas de aposentados e até de pessoas que já haviam falecido. As sentenças - segundo a Polícia Federal - seriam negociadas pelo juiz, que favoreceria o grupo de estelionatários.

O grupo está sendo acusado de estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documentos públicos e alteração de processos para induzir a erros juízes e/ou peritos.

As penas para esses crimes variam de três meses a seis anos. Todos estão com a prisão temporária ? que tem validade de cinco dias ? decretada, mas podem ficar mais dias detidos caso haja contra eles um mandado de prisão preventiva (30 dias).

Estão na sede da Polícia Federal, no Recife, José Carlos Robalinho, Marilene Tenório da Silva e o irmão dela, Davino Mauro Tenório. O empresário Rosinaldo Queiroz da Silva foi levado para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel). Ao ser perguntado sobre o caso, ele admitiu conhecer o juiz, mas negou ter qualquer tipo de ligação com ele.

O juiz André Rui de Albuquerque  que foi preso pela Polícia Militar, numa operação conjunta do TJ de Pernambuco e do Ministério Público do Estado está detido no Regimento Dias Cardoso, sede da Cavalaria, no bairro de San Martin, no Recife. O magistrado estava afastado de suas funções profissionais há cerca de um ano, desde que a Rede Globo revelou, no Fantástico, suspeita sobre um outro esquema de fraudes.

De acordo com o Ministério Público, o juiz Albuquerque já foi considerado suspeito, entre o final de agosto e início de setembro do ano passado, de beneficiar uma quadrilha de estelionatários que conseguiu desviar R$ 980 mil de aposentados. As famílias dos aposentados lesados pediram ao MP-PE o ajuizamento de uma ação coletiva de indenização. Desde que ela foi ajuizada, o magistrado foi afastado de suas funções.

Estão presos na superintendência da Polícia Federal em São Luís (MA) o empresário Francisco Dantas, o oficial de Justiça Moacir Monroe Ferreira e ainda um homem conhecido como Francisco Landine.

Os agentes que participaram da Operação Sansão prenderam mais três pessoas em três outros estados: no Pará, o advogado Paulo Ricardo Rotti Brazeiro, que está na sede da Polícia Federal na cidade de Redenção.

No Ceará, foi preso Mário Sérgio Gonzáles, ex-delegado da Polícia Civil do Pará. Ele está preso na Polícia Federal, em Fortaleza.

Em Minas Gerais, foi preso o empresário Marcos Aurélio Silva, que também está na sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte.

Palavras-chave: presos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-dois-advogados-oficial-de-justica-ex-delegado-e-seis-empresarios-sao-presos

1 Comentários

Raimundo Nonato operador do direito02/10/2006 12:14 Responder

Isso é amostra de uma quadrilha perfeita e acabada?

Conheça os produtos da Jurid