Juiz do TRE recua e libera propaganda com Tiririca no Youtube

Juiz avaliou material publicitário como ofensivo à igualdade dos candidatos, mas reavaliou veiculação na internet

Fonte: Último Segundo

Comentários: (0)




O último comercial do site Bom Negócio, que tem como principal atração o candidatoa deputado federal Tiririca (PR/SP), poderá ser veiculado no Youtube. Em decisão, provisória, o juiz Cauduro Padin chegou a dizer que a exibição feria a igualdade entre candidatos, mas reconsiderou e negou o pedido da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo para que os vídeos publicitários fossem retirados do ar.


O comercial com o humorista - que dá vida à uma caixa de isopor - segue o mesmo conceito dos anteriores, com Sergio Mallandro e Compadre Washington, por exemplo. Ao receber a decisão provisória, no último dia 15, a Bom Negócio informou que escolheu Tiririca porque sua linguagem é clara ao público-alvo.


A representação da procuradoria foi contra o Partido da República, Tiririca, a empresa Profissionais de Publicidade Reunidos e o Google, que é proprietário do YouTube. Segundo a entidade, a veiculação do anúncio tendo Tiririca como personagem quebraria a isonomia entre os partidos e candidatos.


Para o relator, no entanto, o conteúdo da peça publicitária não revela caráter de propaganda eleitoral pelo simples uso do bordão "abestado".  “Aliás, anúncios similares, com o uso de bordões já foram estrelados por outros artistas para o mesmo site de vendas virtuais”.


O juiz continua dizendo que o material não pode ser classificado como ofensivo à igualdade e isonomia entre candidatos, pois também é franqueado a utilização das redes sociais para veiculação de propaganda lícita a todos os candidatos.

Palavras-chave: direito eleitoral decisão provisória tiririca comercial bom negócio

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-do-tre-recua-e-libera-propaganda-com-tiririca-no-youtube

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid