Judiciário é tão corrupto quanto outros poderes

Pesquisas de opinião feitas após as manifestações que aconteceram no país em junho mostram que entre os três poderes, a população confia mais no Poder Judiciário

Fonte: Estado de São Paulo

Comentários: (8)




De acordo com pesquisa feita em julho, a confiança no Judiciário era de 50%, enquanto no Legislativo é de 25%.


Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o sociólogo Aldo Fornazieri, diretor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, alerta, porém, que a situação é meramente circunstancial. "O Judiciário é tão corrupto e ineficiente quanto o Legislativo e o Executivo", diz ele.


Para Fornazieri, um dos principais motivos para esta imagem positiva momentânea é o julgamento do mensalão. Outro fato considerado por Fornazieri é o destaque da mídia. Para ele, os escândalos do Judiciário não recebem tanto destaque quanto os dos outros poderes.


Leia abaixo os principais trechos da entrevista:


A que atribui a ausência de ataques ao Judiciário nas manifestações de junho?


No momento dos protestos, o Judiciário, especialmente o Supremo Tribunal Federal, estava com um superávit de imagem positiva. Ainda havia um recall positivo em torno do julgamento do mensalão, o que tornava esse poder, naquele momento, a instituição de maior credibilidade.


Por que frisou 'naquele momento'?


Porque o Judiciário é tão corrupto quanto os outros dois poderes, o Legislativo e o Executivo. Recorrentemente surgem denúncias e escândalos nesta área. Envolvem muitas vezes a compra e a venda de sentenças. Se pegar o caso específico do Tribunal de Justiça de São Paulo verá que está envolvido com denúncias fortes, divulgadas na semana passada, sobre o pagamento de benesses indevidas, com o desvio de milhões de reais. Por outro lado, as tentativas de fiscalização do Conselho Nacional de Justiça enfrentaram forte resistência em São Paulo. Não há, portanto, a menor dúvida de que o Judiciário se equipara aos demais poderes em termos de corrupção.


Existiria algum outro motivo, além do mensalão, para o Judiciário ter sido poupado nos protestos?


Eu citaria mais duas razões. A primeira é que os escândalos do Judiciário não têm tanto destaque na mídia quanto os do Legislativo e do Executivo. Eles aparecem menos. A segunda é que o cidadão, de maneira geral, tem uma relação mais direta com o Legislativo e o Executivo — até porque é ele, cidadão, quem elege os representantes nesses poderes. No Judiciário, com exceção dos ministros do Supremo, as figuras são menos conhecidas. Se você citar os nomes dos juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo, pouquíssimas pessoas vão identificá-los. A relação entre o Judiciário e os cidadãos, portanto, é mais difusa, o que atenua a fiscalização sobre esse poder.


Há menos percepção na sociedade sobre as falhas do Judiciário?


Sim. Além de tão corrupto quanto os outros poderes, o Judiciário é extremamente deficiente. Quanto demora o julgamento de um caso na Justiça? Pode demorar décadas. Já foram feitas tentativas, nos últimos quinze anos, de reforma dessa estrutura, mas os problemas continuam. O déficit de eficiência permanece.


O senhor inclui o Supremo nessa análise sobre deficiências?

Palavras-chave: judiciário corrupção poder pesquisa opinião

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/judiciario-e-tao-corrupto-quanto-outros-poderes

8 Comentários

Alberto Louvera Professor29/07/2013 21:39 Responder

O Poder Judiciário é o mais PODRE dos três poderes da República. Somente quem não lida diariamente com suas mazelas pode nele confiar. A promiscuidade entre magistrados, advogados, Ministério Público, Defensores Públicos, autoridades dos outros dois poderes é escandalosa. Há, como em todos os setores, uma minoria (bem pequena mesmo) entre os acima citados, que é exceção. Em outras palavras, salvo as exceções (uma minoria), Tudo que cerca o Judiciário pode se comporar a uma grande e bem orquestrda organização criminosa.

Wendel Ferreira Lopes advogado e professor universitário29/07/2013 22:54 Responder

Concordo com as conclusões do Prof. Aldo Fornazieri e apenas gostaria de acrescentar o que segue. Venho há algum tempo informando aos alunos que também há problemas seríssimos no Poder Judiciário que só não tem maior ruído por que não há interesse pela grande mídia, em razão do que foi dito, posto que a população, em sua maioria, não está \\\"ligada\\\" ao PJ como está em relação aos demais poderes. Dentre diversos exemplos, cito a falta de um debate mais profundo sobre o sistema carcerário brasileiro, a morosidade das decisões judiciais principalmente em matéria civil e penal e o \\\"demandismo\\\" dos entes políticos. Importante que a sociedade brasileira saiba que temos muito a reivindicar em relação as atitudes ou as não atitudes do r. Poder Judiciário Brasileiro.

RONALDO Advogado30/07/2013 0:20 Responder

A credibilidade do Judiciário deve ser colocada sob manifestação popular, como os demais poderes constituídos.

Elcio Domingues Pereira Advogado30/07/2013 0:40 Responder

Concordo com meus predecessores e acrescento que um passo importantíssimo para a moralização do mais hipócrita dos Poderes da República é a modificação da arcaica LOMAN, de modo que juízes vagabundos e mal intencionados sejam punidos de modo eficaz e significativo. Não é admissível que, em uma Justiça abarrotada de demandas, juízes mal leiam os processos e as provas, tentem se livrar de julgar para trabalhar pouco, atentem contra a lei de modo petulante, afrontem a segurança jurídica, julguem de modo inverso ao da jurisprudência, trabalhem meio expediente, deem aula em meio período, tenham 60 dias de férias por ano, ganhem muito acima da média da população e ainda, quando fazem m..., no máximo sejam punidos com censura ou com aposentadoria compulsória. Isso é escarnecer da sociedade. São só arrogância e ganância, em sua enoooorrrme maioria, como bem frisou o colega. BASTA!

ANTONIO ALVES DOS SANTOS ECONOMISTA E CONTABILISTA.30/07/2013 2:44 Responder

DESNECESSÁRIO REPETIR O QUE FOI DITO NOS COMENTÁRIOS E A CORAGEM DO PROFESSOR ALDO, SOBRE OS TRE PODERES,, COMECEI MEU CURSO EM SÃO PAULO, CONCLUI EM SALVADOR, FICO SURPRESO COM AS DENUNCIAS EM SÃO PAULO. AQUI NA BAHIA, É UMA VERGONHA, ADVOGADO E EX CONSELHEIRO FEDERAL DA OAB, ESPOSO DE EX PRESIDENTE DO TJ, OARTICIPA DE ESCRITÓRIO QUE ATUA SEM QUALQUER ETICA E RESPEITO AOS PRINCIPIOS MORAIS. UM ESCRITÓRIO COM O NOME DE EX SUPERINTENDETE DO PROCON, DEFENDE EMPRESA TELEFONICA, POUCOS SÃO OS ADVOGADOS QUE GANHAM AS CAUSAS, O MAGISTRADO PRESTA A JURISDIÇÃO, AS ASSESSORIAS, SECRETARIAS, SUPERVISORES, PREVARICAM, PRENDEM PROCESSOS, VIOLAM O RITO ADJETIVO E OS MAGISTRADOS, NADA FAZEM OU PODEM FAZER, APESAR DAS PROVAS CONTIDAS NOS AUTOS. QUEM PRETENDER CONHECER A VERGONHA DO JUDICIARIO BAHIANO, CONHEÇAM A SECRETARIA DO TURNO MATUTINO. VEIO DE UM ESCRITÓRIO, NÃO SEI COMO, TRANSFORMOU A SECRETARIA DO JUIZADO DO IAPI, EM UM COVIL. REPITO O JUIZ DECIDE, OS(AS) SECRETARIOS (AS), NÃO CUMPREM SUAS ORDENS E FICA O DITO POR NÃO DITO. AS ASSESSORIAS, DE QUASE TODOS OS MAGISTRADOS QUE POR LÁ PASSARAM OU ESTÃO, NÃO APENAS PREVARICAM, FORMAM QUADRILHAS. NEM O CNJ, NEM O SAUDOSO ACM, DERROTOU TAL MAFIA. NÃO ESQUEÇAMOS, DA OAB, NÃO FICA DE FORA, POIS, RECEBEM AS BENESSES DO QUINTO CONSTITUCIONAL, EM VÃRIOS GRAUS DE JURISDIÇÃO. COMO BOTAR A BOCA NO MUNDO CONTRA TANTA IMUNDICE. SE PRETENDER CONHECER MAIS, VÁ AO JUIZADO DA FEDERAÇÃO, DA FTC, DA JORGE AMADO, PIATÃ, NÃO VOU FALAR NO RAMO CRIMINAL, POIS TODOS SABEM DO MENSALÃO. REPITO, A MAIORIA DOS MAGISTRADOS DECIDEM E ATUAM COM EFICIENCIA E PROBIDADE, PORÉM, NA RETAGUARDA, A OUVIDORIA E CORREGEDORIA DO TJ, ... DEIXE PARA LÁ. EXPERIMENTE FAZER UMA REPRESENTAÇÃO E VEJA O CORPORATIVISMO PARA DEFENDER OS SUBORDINADOS INTOCÃVEIS. O PROCESSO NO JUIZADO DO IAPI, PERMANECE 13 ANOS SEM CUMPRIR UMA EXECUÇÃO DETERMINADA PELO JUIZ, QUE MUDA A TODA HORA, DIANTE DA SOBERANIA !!!! DOS SECRETÁRIOS E SECRETÁRIAS, ANTONIO ALVES DOS SANTOS, BACHAREL EM DIREITO AOS 70 ANOS ENVERGONHADO COM TANTA CORRUPÇÃO E APADRINHAMENTO AOS SERVIDORES, CORRUPTOS, JOMENAGEIO, AQUELES QUE SÃO DIGNOS. ME REFIRO AQUELES QUE NÃO SÃO DIGNOS. CADA UM CORRUPTO, FAÇA SUA MEA CULPA.

Cláudio Santos Advogado30/07/2013 12:55 Responder

Eu não consigo entender como alguém acredita que o julgamento do mensalão seja coisa séria. Sendo importante a indagação: qual seria o cidadão comum que já não estaria preso num processo semelhante a este e por penas muito menores? Afinal, querem enganar a quem, com relevo das páginas e páginas de revistas elogiando quem não tem coragem de cumprir aquilo que decidiu!!

Carlos Henrique Eanes Advogado30/07/2013 12:59 Responder

De todos os males citados dentro do poder judiciário, o mais repudiado é a LOMAN e em especial a PUNIÇÃO COM APOSENTADORIA COMPULSÓRIA. Isso é Absurdo, pois na verdade, na minha opinião é um verdadeiro privilégio! Isso dá nojo!!!

Roberval Gari01/08/2013 21:56 Responder

Infelizmente aqui no RJ, e acredito que em todo o país, grande parte do poder judiciário (incluindo mp e polícias) está comprometido com o legislativo e o executivo, no âmbito estadual, em troca de promoções, indicações em tribunais e mensalões. Existem, ainda, aqueles que se vendem para grandes empresas, em troca de vultosas quantias. O resultado é simples, no final quem paga essa conta são os trabalhadores que saem todos os dias para ganhar o dinheirinho suado.

Conheça os produtos da Jurid