Joaquim Barbosa decide se aposentar do Supremo

Presidente do STF já comunicou a presidente Dilma Rousseff e se despediu do presidente do Congresso. Saída será em junho

Fonte: Último Segundo

Comentários: (6)




O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta quinta-feira, 29, que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, lhe comunicou que vai deixar o cargo para se aposentar. "Ele disse que vai deixar o Supremo. Comunicou que a visita era uma oportunidade para se despedir", contou Renan, após receber Barbosa em seu gabinete.


Segundo o presidente do Senado, a princípio, o encontro desta quinta era uma reunião de rotina, aparentemente para tratar de temas relacionados ao STF, como o Código do Processo Civil, que Renan se comprometeu em acelerar a tramitação. No entanto, em meio às conversas, Barbosa comunicou que a visita desta quinta era uma despedida porque ele deixará o STF em junho.


Segundo Renan, o presidente do STF não justificou a saída. Ele lamentou a notícia e disse que foi uma informação "surpreendente" porque via no "presidente do Supremo uma pessoa importante para o País". "Ele vai se aposentar. Sentimos muito porque ele é uma das melhores personalidades do Brasil. Isso é muito triste", avaliou Renan.

Palavras-chave: joaquim barbosa aposentadoria anúncio stf

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/joaquim-barbosa-decide-se-aposentar-do-supremo

6 Comentários

Newton Rodrigues Junior Advogado29/05/2014 19:19 Responder

\\\"das melhores personalidades do Brasil???\\\" Desculpe... há divergências!

Luiza Gray advogada 30/05/2014 8:40

Muitas divergências! Em meio às turbulências criadas por certas atitudes destemperadas, o distinto ministro mostra rara sensibilidade com essa aposentadoria. Não direi \\\"já vai tarde\\\", porém, em boa hora se aposenta. Que seja muito feliz em seus projetos futuros, é o que resta dizer.

Gilberto E. sua profissão 30/05/2014 12:33

Que falta de clareza...

JORGE ANTUNES Advogado29/05/2014 19:58 Responder

Já vai tarde... não fará falta ao judiciário brasileiro... extremamente arrogante e prepotente.

Edirlei advogado29/05/2014 21:26 Responder

Não se pode agradar a todos nessa vida, nem Jesus Cristo consegui, quem dera um simples Mortal, mas o importante é que tentou!

Willy sua profissão29/05/2014 23:06 Responder

Penso que você fez toda a diferença enquanto esteve exercendo tão nobre função. Gostaria que o país tivesse muitos \\\"Barbosas\\\" por ai. Tudo iria ser bem melhor, afinal sempre teve uma postura louvável. O Brasil precisa de homens nobres! Não nos deixe navegar sozinhos Barbosa. Precisamos de pessoas como você. Muitos de nós sentiremos sua falta.

Alberto Louvera Professor30/05/2014 12:12 Responder

Joaquim Barbosa é ex-ministro do STF desde a briga pública com Gilmar Mendes. Depois, em uma reunião, ele tratou mal os \\\"castos\\\" representantes da \\\"casta magistratura\\\" em sentido amplo. Ele não está se aposentando; sua saída se faz necessária para não comprometer a ORGANIZAÇÃO. O Poder Judiciário é um complexo conjunto de ORGANIZAÇÕES (não vou colocar nenhum adjetivo) e ele, Joaquim, como outros poucos, também foi visto com desconfiança e desconforto por por seus formais pares (formais porque não se associou à maioria). Sua presença no STF e no CNJ é um perigo para todas as ORGANIZAÇÕES, Já que a a qualquer momento pode levar ao conhecimento público, os segredos desse questionável Poder da República. Todos, com exceção de alguns poucos magistrados sérios, temem que ele siga a escola de Roberto Jeferson, embora ele não seja e nunca estaria na condição de DELATOR PREMIADO. Sua saída é melhor para as ORGANIZAÇÕES, para as Instituições que continuarão seguindo os ditames de outras organizações já consagradas no mundo como na China, na Itália. Deixe o STF, sim, Ministro Joaquim Barbosa e passe para o anonimato. É melhor ele ser sutil e surpreendentemente expulso do Poder Judiciário do que ser morto. Vossa Excelência fez a opção certa: optou pela vida; apenas isso. Todos os comentários que li são de pessoas que não conhecem as mazelas do Poder Judiciário e temem dele falar porque têm lá seus interesses. A própria imprensa esconde a verdade. Hoje me lembro da pergunta que o Brasil se faz desde 25 de agosto de 1954: \\\" Getúlio se matou ou mataram Getúlio\\\"? Joaquim Barbosa está se aposentando (sendo calado) ou o aposentaram (calaram-no)? Sua morte, no momento desestabilizaria a Democracia no país; sua aposentadoria foi a menos perigosa alternativa. Guardem o que hoje estou escrevendo. Daqui a 50 anos, os que me lerem, saberão que estou falando uma verdade sobre a qual ninguém, nenhum órgão da imprensa quer falar ou enfrentar. Basta pegar a agenda, os discursos, as palestras, o tratamento que ele dispensou às organizações que chegaremos à conclusão de que sua saída não é espontânea; ele foi obrigado a virar às costas para o STF, sair de mansinho, mas vivo, pois, do contrário sua permanência ali comprometeria o chamado e falso \\\"Estado Democrático de Direito\\\". O Mensalão É PASSADO, disse ele. Ou seja, ele está dizendo que o MENSALÃO não é a razão de sua saída; a pressão das ORGANIZAÇÕES (sem adjetivo), dentro do Poder Judiciário foi a única causa de sua aposentadoria precoce. É certo que ele ganhará muito dinheiro, continuará rico sem fazer nada ou fazendo o que quiser, desde que fique eternamente em silêncio e ciente de que a defesa do Estado Democrático de Direito é o seu único SEGURO DE VIDA; em caso de um golpe de estado, por exemplo, ele morrerá no dia seguinte, tenham certeza disso.

Gilberto E. sua profiss?o 30/05/2014 12:40

Caro professor Alberto Louvera, sua matéria reflete a mais cristalina das realidades. Como se diz popularmente, \\\"ele pulou da canoa antes que afundasse\\\". Parabéns pela bela explanação!

SELISON M. BRITO Jurista31/05/2014 18:59 Responder

Há, muito mais mistério entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia. Isso ai professor, não precisar dizer mais nada.

Conheça os produtos da Jurid