Jards Macalé inspira projeto que muda lema da Bandeira Nacional

BRASÍLIA - O cantor e compositor carioca Jards Macalé é o autor intelectual de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e que altera a expressão "Ordem e Progresso" da Bandeira Nacional.

Fonte: O Globo

Comentários: (1)




BRASÍLIA - O cantor e compositor carioca Jards Macalé é o autor intelectual de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e que altera a expressão "Ordem e Progresso" da Bandeira Nacional. Macalé sugeriu e o deputado Chico Alencar (PT-RJ) apresentou proposta alterando a frase para "Amor, Ordem e Progresso".

A expressão hoje vigente foi aprovada por decreto de novembro de 1889 e teve como base a corrente filosófica positivista. Mas o lema completo do Positivismo, criado pelo filósofo Augusto Comte, é "amor por princípio, ordem por base e progresso por fim". A redução do lema foi criticada por Macalé. Alencar acolheu a sugestão do compositor.

- Se é para ser positivista, que seja por inteiro - disse Jards Macalé num debate na semana passada, em Brasília.

Chico Alencar afirmou que a redução fez perder a essência do lema original, que procura resumir o positivismo "como a religião do amor, a religião da ordem ou a religião do progresso".

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/jards-macale-inspira-projeto-que-muda-lema-da-bandeira-nacional

1 Comentários

Washington S. Fialho estudante de direito-FASB04/11/2004 2:51 Responder

É incrível que precisaram passar 115 anos para um artista ¨descobrir¨ o que nenhum imortal conseguiu, que o lema da Bandeira Nacional está incompleto. Nada ficou comprovado cientificamente que o lema nos trouxe ordem e progresso, vide a nossa classe dominada. Isto posto, não vislumbro que ao acrescentar a palavra amor, irá modificar alguma coisa, a não ser o pensamento positivista. Acredito que em ordem de prioridades, essa deve estar bem longe das seguintes: combater as desigualdades sociais, a fome, a falta de educação, amiséria, etc. Vamos nos debruçar em coisas muito mais importantes.

Conheça os produtos da Jurid