Inércia do reclamante pode gerar prescrição intercorrente

O fato de o reclamante ter passado quase oito anos sem manifestar-se sobre despacho do Juiz configurou a prescrição intercorrente (aquela surgida durante o processo executivo).

Fonte: TRT 4ª Região

Comentários: (1)




O fato de o reclamante ter passado quase oito anos sem manifestar-se sobre despacho do Juiz configurou a prescrição intercorrente (aquela surgida durante o processo executivo). A 4ª Turma do Tribunal do Trabalho gaúcho baseou-se nessa compreensão para dar parcial provimento a agravo de petição contra decisão da Vara do Trabalho de Lajeado.

Com o processo já em fase de execução, o autor da ação foi citado para informar o endereço da reclamada, o que não fez. Os autos foram enviados ao arquivo em abril de 1998 e só foram desarquivados em fevereiro de 2006, atraso esse que fundamenta o argumento da ré.

Para o Relator, Desembargador Ricardo Tavares Gehling, a falta de iniciativa do reclamante ?deixou de impulsionar o processo mediante realização de ato que lhe incumbia?. Sobre a discussão acerca da admissibilidade da prescrição intercorrente no processo do trabalho, ponderou que, apesar de o Tribunal Superior do Trabalho vedar a aplicação dessa prescrição, a Consolidação das Leis do Trabalho e o Supremo Tribunal Federal estabelecem a pertinência dessa modalidade prescricional na Justiça do Trabalho.

Entendendo estar prescrito o direito do reclamante, o Relator determinou a liberação do automóvel da ré penhorado, decisão acompanhada pelos Desembargadores Fabiano Castilhos Bertolucci e Denise Maria de Barros. Cabe recurso da decisão.

Processo 01971-1995-771-04-00-0 AP

Leia a íntegra da Sentença

Palavras-chave: prescrição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/inercia-do-reclamante-pode-gerar-prescricao-intercorrente

1 Comentários

Marcelo Favalli Advogado22/08/2008 8:44 Responder

Prezados senhores, A íntegra do Acórdão não leva ao entendimento sustentado no título do artigo por V.Sas. publicado, posto que fundamenta em Enunciado do TST. Favor rever o título. Att.

Conheça os produtos da Jurid