Home office: possibilidade de trabalho no meio Jurídico

Em grande parte dos escritórios de advocacia a prática não é institucionalizada, mas existe flexibilidade para que o trabalho seja desenvolvido também em casa

Fonte: Migalhas

Comentários: (0)




O home office é uma prática que vem crescendo e está sendo adotada por muitas empresas como possibilidade de trabalho. A prática é adotada pelo TST há dois anos; funcionários trabalham em casa e comparecem à Corte para reuniões. O presidente do TJSP, José Renato Nalini, também quer implantar o home office no tribunal.


Para Mariana Horno, gerente sênior das divisões de Legal e RH da Robert Half, essa política é cada vez mais utilizada e incentivada pelas empresas, pois proporciona qualidade de vida no trabalho e é bastante motivacional.


Em grande parte dos escritórios de advocacia, o home office não é uma prática institucionalizada, entretanto, existe flexibilidade para que o causídico opte por desenvolver parte do trabalho em casa e parte no escritório. Para o advogado Fernando Teixeira Abdala (Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados), essa flexibilidade é essencial. "Alguns advogados moram longe do escritório, tem problemas no trânsito, então essa autonomia de poder trabalhar parte do tempo em casa é importante." Contudo, ele observa que existem algumas tarefas que exigem a presença no escritório, "como despachar e casos importantes que precisam ser discutidos em conjunto".


De acordo com Mariana, o ambiente em empresa proporciona o incentivo ao trabalho em equipe e a troca de informações. "No entanto, o gestor habilidoso proporciona naturalmente a troca e engajamento do time, de forma que essas vantagens podem ocorrer também e de forma natural, caso a política de home office seja implementada, desde que haja estratégia prévia e organização na companhia".


O ganho de tempo é um dos fatores que mais positivam o trabalho home office. O advogado Renato de Mello Almada (Almeida Alvarenga e Advogados Associados) comenta que essa prática não é oficial no escritório, mas que está em pauta para discussão. "Ontem levei 2h20 no trânsito para percorrer poucos quilômetros, hoje em dia perdemos muito tempo nos deslocando". Para ele, o trabalho em casa também pode gerar outros ganhos como: eficiência, alta produtividade e rapidez.


Muitos escritórios que ainda não adotaram o home office objetivam implementá-lo. De acordo com o advogado William Moreira Filgueiras (Advocacia Portugal Gouvêa), a prática vem sendo discutida no escritório. "O home office ainda é uma conversa embrionária, mas com certeza apresenta aspectos bastante positivos como flexibilidade para trabalhar com o tempo, trabalhar em um ambiente mais tranquilo, sem que o telefone toque a todo momento, e isso pode aumentar a produtividade".


O que se observa é que o home office é uma possibilidade que aos poucos adentra o mundo do Direito, mas que devidos às especificidades da profissão, deve ser implementada com cautela. Para o advogado Rodrigo Orlandini (Albino Advogados Associados), existem casos que são importantes que sejam discutidos com outros colegas, "muitas vezes envolvem outras áreas que não somente a da sua atuação e por isso, estar no escritório neste aspecto, por exemplo, é importante". Mariana comenta que a comunicação e a integração com os demais profissionais trazem ganhos imensuráveis para o ambiente de trabalho. "Quantas ideias e soluções de problemas acontecem durante uma simples conversa pelo aumento de potencial de duas pessoas trocando conhecimentos?".

Palavras-chave: home office

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/home-office-possibilidade-de-trabalho-no-meio-juridico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid