Habeas corpus para desobrigar motorista a passar pelo bafômetro é negado

O Tribunal de Justiça negou habeas corpus a motorista para que pudesse se recusar a passar pelo teste do etilômetro sem ser submetido às determinações da Lei Seca (Lei 10.705/08).

Fonte: TJRS

Comentários: (0)




O Tribunal de Justiça negou habeas corpus a motorista para que pudesse se recusar a passar pelo teste do etilômetro sem ser submetido às determinações da Lei Seca (Lei 10.705/08). A decisão de hoje (17/7), é do Desembargador Newton Brasil de Leão, integrante do 2º Grupo Cível do TJRS. Além dessa ação, o Grupo recebeu mais seis habeas corpus e um mandado de segurança sobre a matéria. Dos quatro já julgados, todos foram indeferidos.

Segundo o relator, Desembargador Newton Brasil de Leão, quando é obedecido o processo legislativo e não se tratando de lei flagrantemente inconstitucional, é imperativo que seja cumprida por todos, ?independente do desagrado que isso possa causar?.

Destacou ainda que não há elementos a indicar que a autoridade agirá de forma arbitrária e desprovida de bom-senso. Salientou que o motorista não está exposto a nenhum constrangimento, uma vez que ?tudo depende, apenas, de atitudes suas.?

Sublinhou que a concessão de liminar em habeas corpus não está prevista em lei, e entende que só deve ser acolhido em situações excepcionais, o que não é o caso. Concluiu que ?se excessos forem cometidos em eventuais interpelações, aí sim a via eleita se prestaria para corrigir.?

Proc. 70025419912

Palavras-chave: lei seca

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/habeas-corpus-para-desobrigar-motorista-a-passar-pelo-bafometro-e-negado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid