Grupo de defensores públicos de São Paulo rompe com a OAB

Segundo a interpertação deles, uma lei aprovada em 2009 no Congresso acabou com a obrigatoriedade do registro na Ordem

Fonte: Folha Online

Comentários: (36)




Um grupo de 72 defensores públicos de São Paulo decidiu romper com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pediu o desligamento da seccional paulista. A informação é da reportagem de Rogério Pagnan publicada na edição desta quinta-feira da Folha.


Os defensores começaram a deixar os quadros porque passaram a interpretar que uma lei aprovada em 2009 no Congresso acabou com a obrigatoriedade do registro na Ordem. Colocam-se numa condição semelhante à de juízes e promotores, que, mesmo sendo bacharéis em direito, não têm a obrigação dessa inscrição e não estão sujeitos à fiscalização da OAB.


Hoje, cerca de 300 mil profissionais inscritos na seccional paulista, como defensores e procuradores, estão sujeitos a punições da entidade. Os 72 defensores que pediram desligamento representam 14% dos 500 profissionais da Defensoria de SP. Para defensores ouvidos pela Folha, o temor da OAB é perder esse poder de fiscalização sobre a categoria e, assim, não ter como eventualmente pressioná-la.

Palavras-chave: Lei; Defensores; Rompimento; OAB; Obrigatoriedade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/grupo-de-defensores-publicos-de-sao-paulo-rompe-com-a-oab

36 Comentários

Pedro bacharel17/03/2011 22:52 Responder

Que lei é esta? Qual o fundamento? Onde estão os demais defensores que não se posicionaram, como este grupo?

Cesar Augusto autônomo e bachareu de direito 22/03/2011 11:39

Infelizmente os demais defensores públicos AINDA não aderiram, mas com certeza, a debendada vai ser grande. Acredito que voce deva ser bacharéu de direito, voce só não é advogado, assi como eu, porque não estamos registrados na OAB, por força de uma lei inconstitucional. Os defensores públicos são concursados e prestam serviço público, e a OAB qual o serviço público que ela presta? Então é uma questão de tempo, tem advogados defendendo o OAB, dizendo uma tremenda besteira que ela é uma AUTARQUIA. A OAB é dotada de personalidade jurídica com FINS LUCRATIVOS, e deveria ser fiscalizada pelos órgãos públicos, não existe FILANTROPIA e sim PILANTROPIA. Quando a OAB fala em defender a Constituição Brasileira e os Direitos Humanos e pugnar pela aplicação das leis, ela é a primeira a desrespeitar. Acho que o Min. Cezar Peluzo deve estar com dores de cabeça até hoje, quando cassou a liminar dos bacharéis de direito, que ganharam o direito de registro sem a realização do Vexame da OAB. Hoje ele está defendendo a execução imediata das decisões de 1ª e 2ª e instâncias, o que daria direito aos bachareis do Ceara a se inscreverem na OAB, sem o exame com a decisão do desembargador federal daquela região. Então parabén Defensores Públicos, voces só estão exercendo o direito de não fazer parte de uma entidade que só visa o lucro e o enriquecimento ilícito. Quero ver esta OAB e sua Seccionais publicarem seus balancetes e gastos, cheios de caixa dois. OAB MOSTRA A SUA CARA!

Ricardo Ferraz Advogado 22/03/2011 19:44

Caro Cesar sinto voce um tanto quanto despeitado, passar no exame da OAB não é privilégio para este ou para aquele, mesmo porque referido exame não é um bicho de sete cabeça, é uma questão de ter o minimo de conhecimento sobre vai trabalhar quando advogado. Por isso vai uma dica: estuda pouquinho que logo estará entre nós. DATA VENIA !!!!!!!

Jorge Henrique Elias Advogado 26/03/2011 17:35

Ricardo, assino embaixo. Acho que se o tempo gasto pelo futuro colega Cesar pesquisando sobre a alegada inconstitucionalidade do EOAB fosse gasto estudando, ele teria mais êxito...

Ramon Mello Advogado 04/04/2011 9:32

Menos achismo e mais estudo. Com esta fórmula te garanto que futuramente poderemos te chamar de \\\"Colega\\\". Como fora dito, o exame não dificil para quem estuda, só pra quem quer entrar \\\"pela janela\\\", pois deve ter apenas assinado a chamada na época da faculdade.

jose carlos da silva faria Agente de Seg. Penitenciário17/03/2011 23:13 Responder

Se realmente isso se tornar oficial, gostaria de saber se isso atinge o Exame de Ordem dos ADV. Se continua sendo Obrigatorio para Exercer Advogacia. Jose.

ROBERVAL BATISTA SALES CORRETOR 18/03/2011 0:00

CARLÃO, É BEM PROVÁVEL QUE NÃO SEJA CONCEDIDO..., TENDO EM VISTA QUE SE DEFERIDO, ABRIRÁ A PORTA PARA A EXTINÇÃO DO LUCRATIVO EOAB RSSR, MEU IRMÃO... LEMBRA DE MIM, DO DAMÁSIO...62-82314531, ABRAÇO.

VIDAL DA SILVA bacharel17/03/2011 23:58 Responder

O DEP. FEDERAL DEMOSTEES DE GOIAS SERÁ CONTRA,É MAIS UM COM DEEBITO JUNTO A OAB PROVAVELMENTE FARÁ UMA OUTRA LEI PARA QUE A TÃO ORDEM NÃO PERCA A ARRECADAÇÃO E FIQUE MENOS RICA.

Jorge Henrique Elias Advogado 26/03/2011 17:37

Corrigindo: Senador Demóstenes Torres.

olympio Advogado18/03/2011 0:15 Responder

Que lei é esta? Nunca ouvi falar nela e mesmo pesquisando não consegui encontrá-la.

Estevam Defensor Público18/03/2011 1:27 Responder

Tenho certeza de que os Defensores Públicos de SP, estão cobertos de razão. A Lei Complementar Federal 132/2009 (lei Organica da DP), e o artigo 134, § 2º, da CF, são claros e objetivos, os DP são agentes politicos, já sofrem fiscalização direta sobre suas funções institucionais através da Corregedoria e da recem criada Ouvidoria. Estamos no mesmo patamar do Ministério Público, exercemos o munus público de acordo com a determinação de lei especifica, somos proibidos de advogar. Parabens pela iniciativa.

seu nome sua profissão18/03/2011 8:44 Responder

Se todos os Defensores conseguirem, vai acarretar um prejuizo enorme pra Ordem, uma vez que a mesma não fiscaliza nada, o único objetivo é arrecadar cada vez mais , parabéns aos Defesores Públicos que conseguiram se livrar dessa maldita entidade.

George advogado18/03/2011 9:58 Responder

O defensor público é advogado, a única diferença, é que ele defende os interesses das pessoas carentes, por intermédio do Estado. Agora, defensor público, não é juiz, promotor, é advogado. Portanto, o defensor público quer criar uma classe distinta, mas, isso nunca vai acontecer. Se for desse jeito, até os advogados do convênio Defensoria Pública do Estado de SP/OAB, vão pedir o desligamento da OAB. Defensor público, vc não é melhor do que ninguém! Cumpra com o seu objetivo principal, que é atender com eficiência as pessoas carentes, afinal, creio que vc tem vocação para isso, se não tem, presta concurso para a magistratura.

JUAN RODRIGUEZ academico 18/03/2011 11:18

GEORGE........VC É MANÉ KARA? OU CONSELHEIRO DA OAB......KKK

George . Advogado 18/03/2011 11:58

Meu jovem Juan, acadêmico, inicialmente, mané vc, que nem formação completa tem, e já tece comentários daquilo que vc não sabe. Outrossim, não sou conselheiro da OAB. Apenas disse que o defensor público é advogado. E para ser advogado tem que ser inscrito na OAB. E somente quem é advogado tem capacidade postulatória. Agora, vc deve ser acadêmico de putaria..né..deve ficar o dia todo bebendo e indo em baladas!! Vc precisa aprender a respeitar os comentários. Taí uma boa dica...para quando vc começar a exercer sua profissão.

seu nome sua profissão 18/03/2011 14:40

Juan, esse com certeza é frustrado.

seu nome sua profissão 18/03/2011 21:04

Cara burro, não é só o advogado que tem capacida postulatória, no juizado especial qualquer cidadão pode postular sem advogado bem como na trabalhista.

Vanderley Andrade- andradecentrojuridico@hotmail.com Vendedor de roupas usadas 20/03/2011 17:31

Seu Jorge, sou vendedor de roupas usadas, sabe porgue, a sua OAB, não permite que eu trabalhe, tenho pós graduação em processo civil. Portanto vá a puta que pariu, estou cansado desta OAB e estes advogadozinho de meia tigela. andradecentrojuridico@hotmail.com

Jorge Henrique Elias Advogado 26/03/2011 17:41

Prezado Dr. Vanderley, talvez aprendendo a escrever você teria um pouco mais de chance de \\\"exercer sua profissão\\\", afinal, não é com esse linguajar xulo e desrespeitoso que conseguirá chegar a algum lugar... Se você foi enganado por alguma faculdade, a culpa definitivamente não é da OAB...

claudete DE SOUZA aposentada 29/03/2011 10:20

OLA MEU CARO GEORGE DATA MÁXIMA VÊNIA, DESDE QUANDO PARA SER ADVOGADO TEM QUE TER CARTEIRINHA DE UMA INSTITUIÇÃO QUE SÓ AUFERE VANTAGENS A SI PRÓPRIA, PELO QUE ME CONSTA PARA SER ADVO TEM QUE TER UM CURSINHO BÁSICO DE (05) ANOS, EXCETUANDO OS (02) ANOS DE ESTÁGIO , OU NÃO, OU SIM, FAÇA MEU FAVOR MEU RAPAZ, SE LIGA, SEMPRE PENSEI QUE ERA O DIPLOMA, ACORDAAAAAAAAAAAA, SE ASSIM O É DEVE ENTÃO A OAB MINISTRAR O CURSO DE DIREITO, E ENCERRAM-SE AS FACULDADES SÃO ATIVIDADES EM FORMAR ADVOGADOS........FUIIIIIIIIIIIIII. O CURSO NÃO TEM VALOR, OU VOCE CONSIDERA QUE TEM, AI VOCE VAI SER CONTRADITÓRIO. E O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEVE SE ATENTAR A ISSO. E JÁ IR FECHANDO ESSES CURSOS DE DIREITO, POIS ESTÃO ENGANANDO O CIDADÃO. ME SINTO ENGANADA NO BRASIL, ALÍAS, AQUI A GENTE TEM QUE SENTIR ENGANADO O TEMPO TODO.

seu nome 2 sua profissão 3 05/04/2011 17:24

George, se liga!!! O MP não é advogado e faz muito do que a defensoria faz, por exemplo. Sou advogado, mas não sou maniqueista. Vamos ser realista.

celio costa defensor público 13/04/2011 0:17

O Defensor Público, não é advogado, não é melhor nem pior. Só que por ser uma instituição autômoma, tem regramento próprio, estabelecido na constituição federal e em sua lei (lei complementar nº 80). Nesta lei, art.4º, § 6º está estabelecido que o defensor tem capacidade postulatória quando assumi o cargo público. A defensoria não quer se comparar a magistratura, nnem ao Ministério Público, apenas a lei nos assegura capacidade postulatória própria. Diga-se de passagem que o ministério público postua em juízo sem oab (ação civil pública, oferecimento dedenuncia, investigação de paternidade, etc), e só age assim, por sua lei lhe autoriza, aos moldes da lei que autoriza à Defensoria Pública.

Richard Vieira consultor jurídico18/03/2011 10:13 Responder

Dr. George, concordo com o Sr. Afinal, O que faz um Defensor Público? Ele atende a pessoa carente, analisa o seu problema e toma as medidas cabíveis. Defendendo ou ingressando com a ação cabível, participa das audiências, faz petições conforme o momento processual adequado. Quero saber, o que ele faz de diferente, que um advogado inscrito na OAB, que trabalha no seguimento privado não faz?

Carlos Advogado18/03/2011 10:22 Responder

Nobres membros deste fórum, pergunto-lhes: para ser Defendor Público necessário ser advogado ??? É obvio. Assim, essencial estar ele inscrito na OAB. Caso contrário, vamos abrir a porteira para Engenheiros, Contadores, Corretores de Imóveis......etc.

brasilina ribeiro de godoy advogada18/03/2011 10:31 Responder

O assunto é complexo, e a OAB/SP tem história, é um órgão que merece respeito, nescessário saber o que poderá acarretar se forem dispensados os bachareis de se inscreverem. O mesmo eu penso dos médicos, se não tiverem uma fiscalização? Pensem e reflitam a OAB/SP é uma \\\"bandeira\\\", e sempre esteve presente quando mais a nação precisou? \\\"garantias constiutcionais\\\" a importancia precisa ser defendida.

Ozeias Paulo de Queiroz Advogado18/03/2011 10:39 Responder

Entendo que a OABSP deveria dar baixa imediatamente na inscrição destes 70 advogados/defensores. Após oficiar a Defensoria Pública para exonera-los de suas funções, pois é requisitos a inscrição na OAB para ser defensor publico. A Lei Complementar Federal 80/94, art. 26 diz; O candidato, no momento da inscrição, deve possuir registro na Ordem dos Advogados do Brasil. E a lei complementar 988/06, que criou a defensoria pública SP, art. 97 diz: São requisitos para a posse: I - inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Portanto, acho que estes advogados deveria ser excluidos da OAB, exonerados da devensoria pública e entrar novamente numa faculdade de direito para aprender advogar.

Falcão Souza Advogado18/03/2011 10:51 Responder

O Dr. Ozeias tem razão. Gostaria de completamentar, dizendo que se o Defensor Público acha que está equiparado a Juiz, Promotor, então realmente, precisamos emendar a Constituição, para que o Defensor Público possa auxiliá-los em seus Gabinetes. Afinal, se não precisa da inscrição na OAB perde a capacidade postulatória, o que, diga-se de passagem, quando Juizes, Promotores fazem bobagens e cometem crimes, eles tem que bater na porta do advogado para defendê-los. Portanto, exoneração já!!

Alicia advogada18/03/2011 12:04 Responder

A BAGUNÇA NESSA JUSTIÇA VIROU UMA COISA GENERALIZADA...ACHO QUE PRECISA VIR UM TSUNAMI DAQUELES BEM GRANDE E ACABAR COM TUDO, JUIZ, PROMOTOR, DESEMBARGADOR....QUEM SABE VEM UMA LEVA NOVA COM PROFISSIONAIS MAIS CAPACITADOS E PREPARADOS QUE SAIBAM APLICAR A JUSTIÇA, PORQUE ESTÁ MUITO DIFICIL TRABALHAR....SÓ INVENTAM, CRIAM LEIS ABSURDAS....NÃO DÁ.

jose cassio santos autonomo e estudante de direito 22/03/2011 9:39

tens razão,minha nobre alícia;o fato é que a corrupção se instalou em todos os órgãos públicos deste país,e a classe jurídica, como um todo,que deveria dar exemplo,são os piores,e isso devido sua maior punição ser a aposentadoria. a ministra eliana calmon sempre afirma que há tráfico de influencia no judiciario brasileiro,e nada muda.

Adailson Alves sua profissão18/03/2011 12:06 Responder

PARABÉNS PARA OS 72 (SETENTA E DOIS) DEFENSORES PÚBLICOS PELA INICIATIVA LOUVÁVEL, POIS O NOME JÁ DIZ TUDO DEFENSORES INSTITUCIONAIS. CONTUDO NÃO DEVEM BAIXAR A CABEÇA PARA UMA SIMPLES OAB ? COM PERSONALIDADE JURÍDICA SE É QUE PODEMOS CHAMÁ-LA, COM FINS LUCRATIVOS PERSONALÍSSIMO. NESSE DIAPASÃO, MUITO ME ENTRISTECE EM VER TAIS ADVOGADOS SE É QUE SÃO MESMO, FALANDO TANTAS PALAVRAS MALDITAS, GROTESCAS, SÓRDIDAS, ISSO É UMA VERGONHA PARA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E PRINCIPALMENTE PARA O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO, POIS SAIBAM ADVOGADOS QUE ESSES MESMOS DEFENSORES PÚBLICOS SÃO INSTRUÍDOS PARA DEFENDEREM AS CAUSAS DE QUEM NECESSITAM DE DEFENSORES, ESSES MESMOS DEFENSORES PÚBLICOS SÃO SUPERDOTADOS DE ILIBADO SABER JURÍDICO E SE ESTÃO REIVINDICANDO ALGO É POR QUE ESTÃO AMPARADOS PELO PRINCÍPIO DA VERDADE REAL. OBS.! ADVOGADOS QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM CAUSAS ALHEIAS, POR QUE NÃO VÃO SE PREOCUPAR EM DEFENDER AS CAUSAS DE SEUS CLIENTES, EM VEZ DISSO ESTÃO DESOCUPADOS, TALVEZ VOCÊS NÃO TENHA NEM ESCRITÓRIOS PARA SE ACOMODAR, ESSE É O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL. ADVOGADOS HABILITADOS QUE FIZERAM JURAMENTO, MAIS QUE NÃO HONRA O ESTATUTO DO EXERCÍCIO LEGAL DA PROFISSÃO, POIS ESSES ADVOGADOS NÃO TEM ÉTICA, ESCRÚPULO, MUITO MENOS DISCERNIMENTO NO ATO DA PROFISSÃO, PARA ESSAS PESSOAS MINHA NOTA É ZERO. ESSAS REPRIMENDAS DE MÁS PROFISSIONAIS OPERADORES DO DIREITO, QUE SE DIGA DE PASSAGEM, ESSES ADVOGADOS DITATÓRIOS, ACREDITO QUE SÃO CIDADÃOS FRUSTRADOS E QUE VIVEM COM ALTA DEPRESSÃO ACOMETIDA DE MEDO DA CONCORRÊNCIA. PARA ESSES MAUS PROFISSIONAIS E ACOMETIDOS DE ABERRAÇÕES, TEM UMA PASSAGEM NA NOSSA CARTA MAGNA QUE DIZ O SEGUINTE: NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA SENÃO EM VIRTUDE DE LEI, ART. 5º, INCISO II DA LEI MAIOR - CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA. E MAIS! HÁ OS 72 (SETENTA E DOIS) SENHORES DOUTORES DA DEFENSORIA PÚBLICA SITUADO NO ESTADO DE SÃO PAULO/SP PARABÉNS MESMO PELO PODER QUE TEM NAS MÃOS E PELA CORAGEM QUE TEM NO DIA A DIA. PARABÉNS DOUTORES SIGAM EM FRENTE LUTE PELOS IDEAIS QUE SÃO PRESTADOS PELO EXERCÍCIO LEGAL DA PROFISSÃO, NÃO SE CURVE PARA OAB, ELA É UMA SIMPLES CATEGORIA QUE DEVE SER ORIENTADO E RECOMENDADO A FAZER O QUE A LEI MANDA, JÁ QUE A MESMA ESTÁ SE DESVIANDO DE SUAS PRERROGATIVAS LEGAIS, PEÇO VÊNIA PARA QUE SEJA EXEMPLADO DE FORMA CULPADOS TODOS AQUELES QUE DIFAMAM A BOA CONDUTA DO CIDADÃO BRASILEIRO NO EXERCÍCIO LEGAL DA PROFISSÃO.

seu nome bacharel desempregado 18/03/2011 14:37

Adailson, Perfeita sua colocação quando diz: \\\"...ESSES ADVOGADOS DITATÓRIOS, ACREDITO QUE SÃO CIDADÃOS FRUSTRADOS E QUE VIVEM COM ALTA DEPRESSÃO ACOMETIDA DE MEDO DA CONCORRÊNCIA...\\\" É a pura realidade, muitos advogados se consideram donos da verdade e se auto intitulam doutores se nem doutorado possuem. Parabéns aos Defensores Públicos e que a justiça seja feita.

Wagner Gratti advogado18/03/2011 13:06 Responder

Defensor público é um advogado concursado. Sua carreira só existe por conta de sua qualificação profissional de advogado, portanto é sem sentindo seu desligamento da Ordem. Quanto aos comentários a respeito da Ordem, são sem fundamentação e fogem do foco da discussão. A questão aqui não é se a OAB é boa ou ruim, a questão é se o defensor publico é ou não advogado. No meu entendimento defensor público é advogado e a classe deveria tomar medidas punitivas contra estes elementos desagregadores.

JOSE ANTONIO VOLTARELLI advogado18/03/2011 15:21 Responder

Não sei o porque dessa discussão, certo é, que defensores antes de tudo são advogados inscritos, no entanto, não sei o motivo do desligamento da Ordem, pois, para serem defensores prescisam, requisito \\\"sine-qua-non\\\", primeiramente, serem advogados, caso contrário não podem exercer a defensoria. Agora quanto a discussão da Entidade Ordem, também não é o foco, entendo, que todas classes precisam de uma representação.

jose cassio santos autonomo e estudante de direito 22/03/2011 9:49

BACHARÉIS EM DIREITO SE TORNAM ADVOGADOS QUANDO PASSAM NO EXAME DA ORDEM...? OS REQUISITOS PARA ADMISSÃO FORAM PREENCHIDOS NO ATO DA POSSE;ESTÁ HABILITADO A EXERCER A FUNÇÃO.A OAB PUNE ESTE ADVOGADO - AGORA DEFENSOR - E SUSPENDE O SEU DIREITO DE ADVOGAR POR 90 DIAS,ELE FICARÁ SEM EXERCER SUAS FUNÇÕES NA DEFENSORIA? ORA,SENHORES,QUEM HABILITA O PROFISSIONAL É A APROVAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL FISCALIZADO PELO MEC,NÃO A OAB.O EXAME DE ORDEM É COMPLETAMENTE INCONSTITUCIONAL.POR FAVOR,DEFENDAM A CONSTITUIÇÃO POIS É ELA QUE ASSEGURA A DEMOCRACIA,E NÃO UMA ENTIDADE DE CLASSE.

ADEILDO ADVOGADO18/03/2011 16:02 Responder

SEM DÚVIDA, É MUITO SALUTAR O ENTRAVE ARGUMENTATIVO, TODAVIA, CABE LEMBRAR-MOS QUE TANTO A MAGISTRATURA QUANTO O ÓRGÃO MINISTERIAL, EM SUAS ESFERAS DE GOVERNO, EXIGEM OS 03 ANOS DE PRÁTICA JURÍDICA QUE, TROCANDO EM MIÚDOS, NADA MAIS É DO QUE O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA. NESSE SENTIDO, O JUIZ E OS PROMOTORES QUE NUM 1º MOMENTO TINHAM A OAB, AGORA ESTÃO INCOMPATIVEIS COM A AUTARQUIA PARA O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA. CONVENIENTE LEMBRAR AINDA, QUE BEM COMO ESSES, OS DEFENSORES PÚBLICOS TAMBÉM FICAM ENGESSADOS AO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA PRIVADA. CONCLUO QUE NÃO PODEMOS DAR PANCADAS SEM ANALISAR COM CARINHO OS DOIS EXTREMOS DA ARGUMENTAÇÃO. QUANTO AO ARGUMENTO SOBRE O CAUSÍDICO SER DOUTOR, VALE DIZER QUE O ADVOGADO É DR POR EXCELÊNCIA, TÍTULO ADQUIRIDO POR UMA LEI AINDA DO PERÍODO IMPERIAL.

seu nome sua profissão 18/03/2011 16:20

?Advogado NÃO é Doutor. Só é Doutor quem fez Doutorado, independente da Graduação. Quem acha que uma Lei Imperial ainda vale não entende nada de Direito e só envergonha sua classe. O Brasil já deixou de ser Império faz tempo, por isso assim como não temos Imperador, Advogado não é Doutor (até rimou). Infelizmente no Brasil quem não faz por merecer tenta aparentar ser importante. Quer ser Doutor? Estude. ? Fonte:http://forum.jus.uol.com.br/86821/advogado-nao-e-doutor/

Jorge Henrique Elias Advogado 26/03/2011 17:46

Querido, você acaba de revogar o Código Comercial, que também é da época do império...

joão batista advogado18/03/2011 17:11 Responder

Advogados Ilustres. O verdadeiro saber juridico não pode se manifestar como as opiniões dispendidas. Ser advogado é motivo de orgulho e os defensores publicos disso deveriam orgulhar-se. A D.OAB deve ficar distante dessa discussão, pois ela cumpre o seu papel e o exame da ordem supre lacunas do ensino juridico de nossas faculdades pois é temerario o exercicio da profissão sem passar pelo crivo da OAB. Deveriam propugnar para que outras profissões seguissem o exemplo criando exames p/medicos, engenheiros, etc.

seu nome sua profissão 19/03/2011 0:16

Doutor, salvo engano para que um curso de direito seja autoriazdo pelo MEC, anteriormente, necessário é que OAB manifeste-se pela aprovação. Desta sorte, parece que os cursos autorizados pelo MEC já passaram pelo \\\"crivo da OAB\\\". Não?!

Silvia Helena Advogada 19/03/2011 16:18

Concordo que o saber jurídico não pode manifestar como as opiniões despendidas, porém não concordo que o exeme escrito da ordem supra lacunas do ensino jurídico de nossas faculdades que oferece quatro períodos de estagio de práticas juridica e ainda prova oral diante de representates da OAB. Nem tão pouco concordo que seja temerário o exercício da profição de advogado sem passar por tal crivo, uma prova cansativae cheia de erros. Não erram, advogados, ao ponto de perder a tal carteira que é conguistada por tal exame ????

Fábio Fonseca advogado18/03/2011 17:17 Responder

DENÚNCIA: PT e PC do B estão juntos com a OAB praticando o Tráfico de Influência no Judiciário. Depois do Tráfico de Influência na Casa Civil, agora o PT auxiliado pelo PC do B, estes juntos com a OAB (a maioria dos presidentes da OAB pertence a estes partidos) estão praticando o Tráfico de Influência no Judiciário, beneficiando uma minoria Socialista (Comunista). (continue lendo, acessando http://mnbdrj.ning.com/)

jose cassio santos autonomo e estudante de direito 22/03/2011 10:15

NÃO ENTENDO... com tanta denúncia de corrupção e tráfico de influencia,onde está o MEC que não faz nada!onde está o ministério da justiça que não faz nada!onde está a policia federal que não faz nada!onde está o MP FEDERAL que nada faz;ora ,senhores,seria muito melhor e mais fácil fiscalizar estes órgãos e instituições se fosse colocado na CF como forma de controle destas instituições ou poderes pelo povo (fiscalizador dos atos destas instituições ou poderes) o chamado recall como ocorre em outros países.somente o povo com o poder nas mãos pode dar um basta nesta corrupção desenfreada e generalizada.

Carlos Soares empresario e bacharel em direito18/03/2011 17:48 Responder

Indiscultivelmente a OAB somente ARRECADA e NADA faz para a sociedade. Muitas são as vezes em que observamos uma ou outra posição da Ordem em fazer o papel do bom samaritano. Na verdade a sociedade precisa entender que o papel da OAB, NADA MAIS É QUE UM ORGÃO DE CLASSE \\\" DIFERENCIADA\\\" ou seja: SÓ DEFENDE INTERESSE DO SEUS.... CONSELHEIROS, DIRIGENTES ETC. Como pode um orgão que NADA FAZ e arrecada milhões em ANUIDADE ( quem não paga, não trabalha) e explora esse Exame de Ordem MAFIOSO onde só entra quem PAGA. Agora colegas, esperemos o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL dizer a todos QUE TRATA-SE DE INCONTITUCIONALIDADE, POIS VIOLA O DIREITO MAIOR DO TRABALHADOR O EXAME DE CARTAS MARCADAS! DEFENSORES PÚBLICOS ... quebraram as correntes e Voces?

VINICIUS advogado18/03/2011 19:00 Responder

PARABÊNS SENHORES DEFENSORES PÚBLICOS DE SÃO PAULO, PELA INICIATIVA; A SOCIEDADE BRASILEIRA PRESA PELA DEMOCRACIA, E VCS. SOMENTES ESTÃO EM BUSCA DA INDEPENDENCIA INSTITUCIONAL, NÃO DEIXANDO QUE A OAB VEM MANIPULAR TODO O SISTEMA, COMO VEM FAZENDO COM SEU EXAME INCONSTITUCIONAL...

Silvia Helena ADVOGADA 19/03/2011 9:34

Parabéns Vinicius e Defensores Pubicos de São Paulo. Também tenho a mesma opinião como espero a mesma postura dos Defensores Pubilcos do Rio de Janeiro

Claudia Cristina Nasario Advogada18/03/2011 19:49 Responder

Como esses Defensores Públicos são prepotentes e arrogantes. Na minha Comarca tem uns tipinhos assim como os 72. E essa pessoa que se apresentou como \\\"SUA PROFISSÃO\\\", deve ser mais um frustrado que não passou no Exame da Ordem.

seu nome sua profissão 18/03/2011 20:58

Nasario, por favor respeite a Nobre Profissão do Defensor Público, torna-se claro que vossa senhoria passou no exame de ordem porém pelas suas palavras vê-se que não serve para nada, o que importa mesmo é berço e isso realmente você não teve.

Adv. Pedro Barcellos Advogado 20/03/2011 18:29

PRIMEIRO POSTA O TEU NOME SEU IRRUSTIDO BOTA A CARA ACADEMICO, E TEM OUTRA MANO QUE SÓ RETARDADO NÃO ENTENDE: PRA SER DEF. PUB VC TEM Q SER ANTES ADVOGADO, SEU SEM CÉREBRO, PELO AMOR DE DEUS, FALA DA OAB E QDO UM DIA CONSEGUIR PASSAR NA PROVA FACIL DA OAB, VAI ENCHER A BOCA PRA DIZER Q É ADVOGADO...ENTENDEU SEU COMÉDIA Q NÃO PASSA NO EXAME

seu nome sua profissão 20/03/2011 20:59

Esse também não teve berço, e também não deve ter clientes.

SÉRGIO BARONI BACHREL M DIR. PROFESSOR18/03/2011 20:00 Responder

PREZADOS SENHORES! DEVERIAM COLOCAR MAIS VERACIDADE NA CITADA INFORMAÇÃO, COLOCANDO O NÚMERO DA LEI E DATA. DO CONTRÁRIO REALMENTE ESTA PARECENDO UMA NOTÍCIA PARTINDO DE PESSOAS ALIENDAS. \\\"QUANDO SE MATA A COBRA, A GENTE DEVE MOSTRAR O PAU\\\". DESCULPE!

Robson Silva Consultor Jurídico18/03/2011 20:00 Responder

Caro Dr. George: Concordo com o senhor sobre a exigência postulatória que a lei reserva ao inscrito na OAB. Na verdade , na prática forense a Defensoria Pública tem servido aos Estagiários do Curso de Direito conveniado, como extensão da Faculdade. Ao Coordenador de Turmas (este sim Advogado inscrito no òrgão de classe), é apenas um orientador desses praticantes, sendo pago pela Fazenda Pública, assinando as peças escritas por eles, para o respectivo ajuizamento. A rigor, o Advogado da DP é um mero Fiscal/Instrutor dos estagiários, com estes últimos - quase todos - se julgando autossuficientes, graças aos modelos colhidos na Internet. Alguns deles, quando se tornam conhecidos dos Cartórios e dos Juízes, até fazem Audiências de Tentativa de Conciliação sem a assistência do Advogado-Defensor Público, sendo chamados de \\\"doutores\\\"... O Estagiário faz da DP o seu cursinho de Prática Forense, mas não é Defensor Público. Portanto, apenas o Coordenador da Turma é Advogado, por exigência óbvia.

GERALDO S FILHO Aposentado18/03/2011 23:33 Responder

Vejamos o seguinte: Se os Defensores Públicos estão sentindo enganados, prejudicados pela OAB, estão desfiliando das garras desta entidade sangue suga de dinheiro dos coitados dos Bacharéis de Direito. Já é o suficiente para que seja feita alguma intervenção pela a Suprema Corte do País em colocar esta entidade de classe no seu devido lugar. Não é possível que o Ministério da Educação seja submetido a OAB, acho o que esta ocorrendo nada mais é do que uma prevaricação dos membros do MEC, que fazem vistas grossas por essa usurpação de função. Quem autoriza, fiscaliza, emite Diplomas é o MEC, creio que os Bacharéis de Direito deveriam exigir um posicionamento do Ministro da Educação a respeito do assunto, caso ele entenda que o exame de Ordem seja benéfico, então que seja estendidos a todos os demais Cursos Superiores, e ainda aplicados também exames de reciclagem a todos os demais profissionais, como ocorre para os condutores de veículos para a renovação da CNH.

seu nome sua profissão 19/03/2011 0:10

Sr. Geraldo, para as pessoas que tem o minimo de bom senso, é exatamente isso que ocorre o senhor esta com toda a razão, com essas palavras simples resumiu o que a maioria dos advogados dizem aqui nesse espaço de forma tosca, retrograda e até \\\"cafona\\\" , como \\\"entrave argumentativo\\\", ou \\\"opiniões dispendidas\\\", esses são os que fizeram o exame ou não fizeram e precisam fazer para serem reciclados? claro que advogados que não fizeram e forem auferidos hoje, jamais passariam da primeira fase.

seu nome sua profissão19/03/2011 0:26 Responder

Engraçado, sempre que tenta-se defender o Exame de Ordem parece que a argumentação é sempre a mesma: \\\"A OAB deve submeter os Bacharéis em Direitoao seu crivo, vez que os cursos de direito, em sua maioria, são deficitários. Ora, se para que um curso de direito seja autoriazdo pelo MEC deve a OAB manifeste-se pela sua aprovação, como pode ela mesma afirmar que os cursos são\\\"fracos\\\". A OAB é conivente com o reconhecimento de cursos \\\"fracos\\\"??? E, ainda, utiliza-se destes para justificar a necessidade do Exame???

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado19/03/2011 13:31 Responder

Cerco total: I - Mediante desligamento, rompimento de Defensores Públicos com a OAB. II - Afirmação do STJ de que a OAB não se rege por Lei Federal. III - Manifestação da opinião pública (\\\"governante do mundo\\\") que, encontrando \\\"o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça\\\". IV - A palavra derradeira do STF. V - Sem dúvida de que o Direito e a Justiça melhor dirão! Aguardem.

Ricardo Ferraz Advogado22/03/2011 20:02 Responder

Senhores Bachareis, existem um ditado que diz: quem desdenha quer comprar. Então vão a luta pois o preço é baixo, ou seja, o custo é o minimo de conhecimento em direito. Estudem e parem de parvoíce!!!! E mais, respeito com a OAB, pois é o minimo que se exige de um bacharel, ainda que frustado....

Eustáquio Aposentado graduano em Direito29/03/2011 0:23 Responder

Até agora, foram essas palvras as mais acertadas que encontrei em todos os comentários, cujo autor não se identificou!!! reproduzidas abaixo: Engraçado, sempre que tenta-se defender o Exame de Ordem parece que a argumentação é sempre a mesma: \\\"A OAB deve submeter os Bacharéis em Direitoao seu crivo, vez que os cursos de direito, em sua maioria, são deficitários. Ora, se para que um curso de direito seja autoriazdo pelo MEC deve a OAB manifeste-se pela sua aprovação, como pode ela mesma afirmar que os cursos são\\\"fracos\\\". A OAB é conivente com o reconhecimento de cursos \\\"fracos\\\"??? E, ainda, utiliza-se destes para justificar a necessidade do Exame???

Eustáquio Aposentado29/03/2011 0:28 Responder

Retificando: Aposentado graduando em Direito.

cidadã estudante30/03/2011 0:36 Responder

É triste ver esses tipos de opinões, críticas com tons de revolta, palavras duras, nota-se uma intolerância e um exibicionismo exarbebado por parte de alguns. Amados, decidir por algo, é buscar uma resposta, vamos respeitar os pontos de vista sem agredir, vamos procurar entender as situações, assim, seguimos juntos construindo uma sociedade sadia...vamos expor nossas idéias e vamos ouvir também...sabendo que ninguém é dono da verdade...o tempo dirá...quem pensou certo ou...pelo menos tentou acertar....

Robson Silva Consultor 30/03/2011 9:41

Falou, Cidadã. É isso aí...

paulo roberto de lima junior advogado01/04/2011 23:04 Responder

Eu passei na OAB , trabalhava durante a noite como vigilante noturno de Banco, com 3 filhos e pagando aluguel, consegui com 43 anos, fui reprovado 3 vezes e passei na quarta, não tó nem ai para estas discursões e nem para OAB, TÓ É FELIZ DA VIDA......advogando......

Valéria Rábula01/04/2011 23:21 Responder

Bem, diante de tudo o que eu li por aqui, folgo dizer que tenho medo do tipo de profissionais que estão saindo da faculdades hoje em dia. Todas as profissões tem o seu crivo, e a OAB, faz o papel dela. Não admito que uma pessoa fique em uma faculdade durante 05 anos, e tenha medo de passar por uma prova, considerada dificil, em que se tem que aplicar teoricamente tudo que aprendeu durante esses 05 anos. A julgar pelos erros crachos de português, pela forma desespeitosa com que discutem um simples assunto (que nem provado foi ainda, pois também não encontrei a tal lei) e sendo o outro lado, que algumas vezes dependeu de um defensor publico e foi muito prejudicada pela má atuação, parece que entendo o por que de tanta revolta contra o exame de ordem e contra a OAB. Medo faz coisa, hein?!

Adriana advogada02/04/2011 19:29 Responder

As pessoas contra o exame da Ordem que emitiram suas opiniões aqui escrevem tão mal que fica claro o motivo pelo qual são contra... Estudem, escrevam, leiam bons autores...o exame não é difícil para quem estudou na faculdade. O problema é que a pessoa quer fazer faculdade, colar na prova, ficar no bar, fazer \\\"prova substitutiva\\\", não ler os clássicos e ainda quer se atrever a sair por aí colocando os clientes em risco e denegrindo a imagem da classe...ao invés de ficar reclamando gaste o seu tempo estudando!

Marcos Cláudio Lula da Silva Carroceiro Senior 05/04/2011 22:09

Exame da Ordem é igual Casamento, O Bacharel é totalmente contra o Exame da Ordem, quando se torna Advogado este mesmo Bacharel é a favor ao Exame da Ordem! O Exame da Ordem não será extinto nos proximos 150 anos pois é corporativo aliado a uma grande fonte de renda ! (como se explica uma campanha para Presidencia da OAB custar R$ 10.000.000,00 ?) Eu na minha modesta profissão de Carroceiro gostaria de ver aqui uma manifestação de um Advogado contra o exame da Ordem !

Silva Aposentado06/04/2011 9:35 Responder

Meus preclaros colegas: Quando deparamos com expressões \\\"discursões\\\", \\\"adevogando\\\", \\\"erros crachos\\\" e tantos outros excessos no democrático direito de expressar pensamentos livremente, é que se verifica a quantas anda a formação em nossos cursos superiores. A rigor, só vejo entre os médicos e os economistas, o esbanjamento escorreito do vernáculo pátrio. Moderação, minha gente...

Alex Gonçalves funcionário público08/04/2011 16:04 Responder

Quero saber o número da lei.

Conheça os produtos da Jurid