Grêmio vai pedir efeito suspensivo da exclusão da Copa do Brasil

Pedido do clube gaúcho deve ser atendido pelo tribunal

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (0)




O Grêmio vai entrar com pedido de efeito suspensivo da decisão da 3.ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que excluiu na quarta-feira o clube da Copa do Brasil por causa das ofensas racistas de alguns de seus torcedores contra o goleiro Aranha. A medida poderá ser tomada até segunda-feira, mas é possível que ainda nesta sexta advogados do clube ingressem com o pedido.


O efeito suspensivo deverá ser concedido. Com isso, a disputa entre Santos e Grêmio pela vaga nas quartas de final permanecerá suspensa. Para que a polêmica não se arraste e o torneio fique livre do risco de paralisação, o pleno do STJD estuda julgar o caso em última instância na próxima semana ou no máximo na semana seguinte.


Pelo menos por enquanto essa deverá ser a única atitude do Grêmio contra a decisão do tribunal. Até o início da noite de quinta-feira o clube não considerava a possibilidade de pedir a anulação do julgamento, baseado em supostas mensagens racistas publicadas no perfil do auditor Ricardo Graiche numa rede social. Graiche votou pela condenação do Grêmio.


A corregedoria do STJD vai investigar o caso. Na quinta, o presidente do órgão, Caio Cesar Rocha, determinou a instauração de sindicância contra Graiche. O objetivo é apurar se as mensagens são verdadeiras ou se o perfil do auditor do Facebook foi invadido.


A investigação será conduzida pelo corregedor Ronaldo Botelho Piacente. Ele tem até 60 dias de prazo para concluir o inquérito e, se constatar irregularidade fazer a denúncia à procuradoria do tribunal.

Palavras-chave: direito desportivo racismo injúria racial

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/gremio-vai-pedir-efeito-suspensivo-da-exclusao-da-copa-do-brasil

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid