Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos - Rio de Janeiro

Público alvo: diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.

Fonte: Central Prática - Consultoria e Treinamento

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Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças - 7 de outubro - quarta-feira - 9h às 17h30.

Módulo II - Gestão de pessoas - 8 de outubro - quinta-feira - 9h às 17h30.


Objetivo: o departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.

Público alvo: diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.



PROGRAMAÇÃO

O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças

- Planejamento estratégico:

* como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
* níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
* atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
* construção de planejamentos estratégicos setoriais.

- Manuais:
* cormas e padrões de funcionamento;
* manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
* como elaborar os manuais (parte prática);
* manuais de atribuição de funções;
* planos de ausência;
* funcionogramas;
* organogramas;
* fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do departamento.

- Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:
* utilização do sistema de controle processual;
* controle de qualidade e de prazos.

- Planejamento financeiro e orçamentário:
* controle de custos;
* budget;
* controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
* centro de custos;
* organização, controle e reembolso de despesas e honorários;
* organização financeira e terceirização litigiosa.

- Desempenho e controle de terceirizados:
* indicadores de desempenho.

- Equipamentos e sistemas:
* o processo digital no departamento;
* inovações tecnológicas aplicáveis aos departamentos jurídicos.

- Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
* como tornar o software útil e eficaz;
* implantação;
* exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
* cuidados no cadastro de informações;
* manual de utilização do sistema: características básicas;
* indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

- Organização de arquivos:
* apresentação de sistemáticas de organização de arquivos.

Módulo II - Gestão de pessoas.

- Desenvolvimento de Líderes:

* diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
* qualidades, características e habilidades dos líderes;
* desenvolvendo lideranças;
* empowerment;
* cases.

- Visão e missão departamentais:
* apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
* exercício prático.
- Estratégias motivacionais:
* políticas de recompensa;
* como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
* como motivar a equipe.

- Apresentação de "estruturas horizontais":
* ferramenta motivacional para a equipe;
* desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
* cases.

- Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
* processo de atração: tornando o cargo desejado;
* passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
* técnicas avançadas de entrevista;
* principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

- Treinamento e desenvolvimento:
* elaboração de projeto de treinamento;
* levantamento das necessidades;
* principais tipos e técnicas de treinamento;
* implantação e avaliação;
* análise de benefícios e custos de treinamento.

- Regras e comportamentos:
* regras e regulamentos na gestão de pessoas;
* punições, promoções e problemas;
* cases.

- Administração de conflitos;

- Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
* o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
* vantagens;
* apresentação de modelos.

- Endomarketing: o marketing interno

- Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;

- Pesquisas de clima.

PALESTRANTES

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados.

Vanessa S. Scheer, formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais em todo Brasil pela Central Prática; MBA em excelência gerencial pela FAAP; diretora executiva da Central Prática.

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação e dois coffee breaks (por módulo) .

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie o comprovante para: (11) 3120-6806. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Banco: Itaú - agência 1618 - c/c.: 20.404-2
Favorecida: Central Prática Educação Corporativa Ltda-EPP.
CNPJ: 10.612.073/0001-98 (para efeito de DOC)

 

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