Genoino tem redução de pena e STF decidirá sobre prisão domiciliar

Justiça reduziu a pena em 34 dias devido a cursos realizados e ao trabalho do petista dentro da prisão

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (6)




A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal autorizou nesta quarta-feira, 30, o desconto de 34 dias da pena do ex-presidente do PT José Genoino. Com isso, o condenado no processo do mensalão, que cumpre pena na Papuda, em Brasília, passa a ter direito a cumprir o restante da pena em regime aberto.


A juíza Leila Cury homologou a remissão de dias devido aos cursos realizados pelo condenado e ao trabalhado realizado dentro da prisão. O advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, confirmou a decisão da VEP e afirmou que, agora, aguarda análise do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto ao direito do ex-deputado de cumprir pena no regime aberto.


O advogado afirma que a questão é "muito objetiva" e deve ser resolvida de forma breve. "É objetivo: com um sexto da pena e bom comportamento, o réu tem direito a progressão de regime", disse. De acordo com a decisão da juíza, protocolada nesta quarta, Genoino realizou cursos de introdução à informática e internet e de Direito Constitucional. De acordo com o advogado, o ex-deputado cumpriria no final de agosto um sexto da pena, condição para a progressão de regime.


"A VEP encaminhou ao STF. Sendo essa uma questão de extrema relevância, pois se refere à liberdade individual, acredito que possa ser analisado na volta do recesso do Judiciário, na sexta-feira", afirmou Pacheco.


Na sexta-feira (1) o STF retoma as sessões e deve realizar a eleição do novo presidente da Corte, devido ao pedido de aposentadoria antecipada do ministro Joaquim Barbosa. Atualmente, o relator do processo do mensalão na Corte é o ministro Luís Roberto Barroso.

Palavras-chave: direito penal mensalão redução de pena prisão domiciliar

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/genoino-tem-reducao-de-pena-e-stf-decidira-sobre-prisao-domiciliar

6 Comentários

CELSO RONALDO corretor de seguros31/07/2014 18:19 Responder

Começou o festival de pizza

claudecir rêgo dos santos advogado31/07/2014 19:12 Responder

Tb acho. E o pior ainda vai acontecer.

MARCOS ALONSO economista31/07/2014 20:50 Responder

muito boa decisão

rafael autonomo01/08/2014 6:48 Responder

\\\"Genoino realizou cursos de introdução à informática e internet e de Direito Constitucional\\\"(sic) PS: Alguem poderia me informar se há algum curso de especialização em CORRUPÇÃO?

seu nome sua profiss?o01/08/2014 18:46 Responder

A PIZZA está no forno, logo será servida. Convidados: Governo e políticos presos. Bônus: liberdade para todos os desonestos

roubrdario diniz valerio advogado04/08/2014 18:21 Responder

só espero os que criticam a aplicação da lei um dia venham a precisar dela. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Conheça os produtos da Jurid