Fim do exame da OAB pode ser votado esta semana pelo Plenário, diz deputado

O tema polêmico foi discutido hoje, 28 de novembro, em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

Fonte: OAB Conselho Federal

Comentários: (81)




Proposta que põe fim à exigência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia, o PL 2154/11 poderá ser votado esta semana pelo Plenário da Câmara. A afirmação é do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autor do projeto. Para votação imediata, será necessário o apoio da maioria absoluta dos deputados ou de líderes partidários que representem esse número.

Palavras-chave: Exame; Ordem dos advogados; Votação; Polêmica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fim-do-exame-da-oab-pode-ser-votado-esta-semana-pelo-plenario-diz-deputado

81 Comentários

Carlos Alexandre Bachatrel em direito28/11/2012 21:49 Responder

O exame até poderia ser utilizado, se não fosse tendencioso. Assim como está deve ser eliminado!

LUIZ AFONSO POLICIAL 07/12/2012 1:42

O exame da OAB, deve ser realizado nos anos base de todos os Cursos de Qualificação Superior. Quando da origem defendi essa ideia e continuo a defender a mesma posição. Essa \\\"provinha ou 2º Vestibular\\\", passará a ter Respeito e Sentido, ao dar retorno a população brasileira que aguarda a vários anos PROFISSIONAIS SÉRIOS. FELIZ ANO NOVO

Helder Rossafa advogado aprovado no exame da OAB 16/12/2012 15:35

Com o exame da OAB reprovando mais de 80% ainda encontramos cada \\\"pseudoadvogado\\\" em audiência... imaginem esses que nem chegaram a ser submetidos a um exame de seu conhecimento jurídico... Outro dia um advogado que já é reconhecido como tal desde antes da obrigação do exame estava invocando em audiência o código civil de 1916... foi preciso avisá-lo que já não está mais em vigor... seria cômico se não fosse trágico... Prezados, acreditem... Depois de 6 anos de formação, mesmo tempo de advocacia, digo sem medo de errar... essa prova da OAB mede o mínimo de conhecimento que devemos ter para advogar com responsabilidade... Ressalvadas irregularidades isoladas que existem em TODOS os tipos de provas, conceder capacidade postulatória àqueles que sequer sabem o mínimo necessário para advogar, somente porque pagaram para uma dessas várias faculdades que hoje facilmente distribuem certificados de bacharel para quem paga?... Na minha humilde opinião, retrocesso total.

Guilherme André advogado 23/12/2012 23:41

Que o exame da OAB continue em nome da moral e dos bons costumes. Bacharéis incompetentes têm de estudar. Amem!

MOACYR LOPES aposentado 27/12/2012 19:03

Alo Carlos Alexandre - voce é advogado ? Gostaria de conhece-lo , mesmo sendo pelo sistema. Qual seria a tendência alegada?

Arnaldo R.Medina Odontólogo CRO-MT 1348 e Advogado OAB-MT 12.91428/11/2012 22:38 Responder

O Exame da OAB deve ser mantido e o exame de proficiência deve ser estendido a todas as categorias profissionais.O Conselho Federal de Contabilidade tamém já está já está aplicando e ninguém morreu por causa disso.

Leandro VAz Advogado 29/11/2012 0:06

Bem observado. Faço minhas suas palavras.

mARCUS cERCATTO Advogado 29/11/2012 1:12

Também concordo. O exame de proficiência deveria ser estendido a todos os profissionais liberais. Especialmente aqueles trabalham com a vida, saúde, patrimônio e Direitos alheios. Evitar denegrir as imagem da categoria profissional , com profissionais que saem formados e não sabem o que, nem como fazer o básico.

Jorge Haddad Jr Advogado 29/11/2012 4:44

Concordo que o exame da OAB deva melhorar, acabar jamais. Também concordo que o exame de proficiência deva ser estendido a todas as profissões e exigido por todos os conselhos profissionais como requisito à inscrição, principalmente se considerarmos a qualidade do ensino superior depois da mercantilização da educação. Uma instituição com as prerrogativas constitucionais que tem a OAB precisa selecionar os que decidem seus destinos, é uma garantia para a sociedade.

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 29/11/2012 10:24

Arnaldo voce foi esperto, porque pelo menos voce vai se defender se fizer alguma merda como odontólogo. No teu caso ninguém vai morrer, mas vai sair banguela.

Francisco Rocha Gestro de Empresas 29/11/2012 16:01

Melhor será então que cada profissional toda vez que for atuar, faça uma prova com uma junta de sua categoria. Assim certamente a sociedade estaria bem mais amparada. (ou não)

Maria Alice Machado Estudante de DIREITO 29/11/2012 17:06

É, caro amigo, o exame pode até ser mantido, mas não nessa condições fraudulentas, preço exorbitante da inscrição, provas feitas exclusivamente para eliminar o candidato, inscrição sendo pagas mesmo se passar na primeira fase, tem que pagar novamente tudo. É um horror!!! está mais do que visível o jogo de interesses, e a arrecadação de dinheiro pela OAB. Acho que essa taxa de inscrição deveria custar no máximo 50,00 e não 200,oo, é uma catástrofe para o estudante Brasileiro que na maioria das vezes é sem condições financeiras.

BACHAREL EM DIREITO Bacharel em Direito... 30/11/2012 1:17

VOCÊ FALA ISTO ARNALDO PORQUE NÃO SABE A GRANDE PORCARIADA QUE É ESTE EXAME COMO ELE TEM SIDO APLICADO!!! É UM GRANDE ENGODO ENVOLVIDO EM UMA EMBALAGEM DE MORALIDADE FASCISTA E ENGANOSA... NÃO CONCORDO COM VOCÊ: O MEC EXISTE PARA FISCALIZAR OS CURSOS E SE ESTE ÓRGÃO É INCOMPETENTE NA SUA FUNÇÃO, O CERTO SERIA AUDITÁ-LO...

Paulo Busatta Advogado 30/11/2012 12:36

Lá vem o cesar augusto com sua ironia pobre. Cesar Augusto, ainda não conseguiu passar no Exame da Ordem??? Mas tú é fraco mesmo heim?? kkkkkk

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO 30/11/2012 16:06

De inicio já digo: não estou á advogar em causa própria. Só uma reflexão; se acabar com o referido exame da OAB, pra ingresso na advocacia, com certeza, teríamos melhores profissionais, visto que o individuo não gosta da advocacia, só quer um curso superior, não pra advogar, mais já que passou vou advogar, e, é um péssimo profissional, diferente seria se o individuo faz o curso, e gosta e quer advogar, e vai aprender os macetes acompanhados por um advogado mais experiente, ai vai dar tudo certo, e, séria um excelente profissional fazendo o que gosta. Necessitamos de uma lei sem a reserva de mercado, burra e sem sentido que opera hoje, na OAB. Com o famigerado exame, que seria de Rui Barbosa e tantos outros juristas renomados, hoje desembargadores, ministros dos STJ e STF que não fizeram o tal exame, mais gostavam da profissão. Tudo isto deveria ser ponderados sem tendencialismo, não só nos cursos de direito, mais em todos os cursos, até no ensino médio, técnico e superior, serem melhores acompanhados com mais exigências, e qualidade.

Zuíla Lima Advogada 03/12/2012 5:12

Esse exame é extremamente capitalista, é só isso que eles visam, arrecadação de milhões todos os anos, três vezes por ano, um exame de categoria não define a capacidade do profissional, esse exame não avalia ninguém e não quer dizer nada, sendo assim não haveria tantos advogados mentirosos e ruins, que trazem tanta vergonha à nossa categoria. Tem muitos bacharéis que trabalham muito melhor que um advogado. O EXAME DA ORDEM É UMA GRANDE ROUBALHEIRA!

Paulo R. de Oliveira Advogado 03/12/2012 22:16

Leandro Vaz, não concordo com voce, e muito menos com a linha de raciocionio do Arnaldo R. Medina, pois, entendo que o exame de ordem da forma que nasceu deve sim, ser extinto, ora, é flagrante a violação da Constituição da República, e não tem como fugir, esse exame caminha para inconstitucionalidade. Parabéns aos Bachareis em Direito!

SILBERTO ADVOGADO28/11/2012 23:03 Responder

Acabar com o exame da ordem e o mesmo que dizer que quem sabe dirigir naõ precisa de CNH para conduzir veiculo automotor, o exame da ordem exige um conhecimento minimo e tecnico para o bacharel que desja advogar, não se pode desmoralizar a profissão no exercicio da advocacia, pois estes profissionais estão lidando não com direito próprio , mas com direito de terceiros que confiam muitas vezes seu futuro e suas vidas nas mãos destes profissionais, por isso e que necessario provar sua aptidão tecnica para o exercicio da profissão.

Rodrigo Pessoa advogado 28/11/2012 23:20

Caro Dr. então a pessoa que entrega a sua vida a um médico ou um engenheiro que constrói um edifício que desaba, isto é correto? balela caro Dr. sabemos que o exame da Ordem é uma caixa preta e existem manipulação no resultado, portanto, permissa vênia, seus argumentos não são suficientes para que ainda exista o exame. Não sou contra o exame, acredito que deve ser aplicado o exame sim, porém dentro de uma transperência e ética.

Thiago Silva Advogado 29/11/2012 1:57

A questão não é a falta de transparência. Acredito ser necessário exame de ordem. Se uma pessoa não tiver a capacidade de responder quatro questões e elaborar uma petição, não acredito que esta pessoa esteja apta para exercer a advocacia. Com a devida vênia às palavras ditas pelo amigo, não acredito que haja manipulação nos resultados. Existe um espelho para correção de prova. Ou você responde dentro do correto ou responde fora. Uns dizem que a culpa é da banca. Mudou de banca e ainda querem acabar com o exame. A maioria dos reclama do exame são aquelas pessoas que levaram a faculdade nas coxas... Fiz apena um exame e consegui ser aprovado. Basta se comprometer e estudar. Mas tem gente que prefere virar a noite em balada. Enquanto muitos estava em baladas, eu ficava estudando até 03:00 da madrugada. Mas todo esforço valeu a pena. O esforço é temporário, mas a carteira é pra sempre!

Uilian Portella advogado 29/11/2012 8:46

Valeu Dr.Thiago. Me filio totalmente aos seus argumentos.

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 29/11/2012 10:47

Dr. Rodrigo, seus colegas se acham muito capacitados porque foram aprovados no exame, e acham que ele avalia alguem, e como muito bem o senhor diz, isso tudo não passa de balela e é uma caixa preta este exame. Cada candidato tem dez folhas de resposta, só a petição são cinco, como passaram cerca de quarenta mil na primeira fase neste último exame, são cerca de quatrocentas mil folhas de resposta, e voces acham que os responsáveis pelas correções tem condições de ler todas estas provas e corrigir corretamente? As correções destas provas são terceirizadas e são entregues a pessoas, muitos estudantes de direito, que tem como parâmetro o o padrão de respostas que lhes são dados e se alguém responder de outra forma eles não condições de avaliar se a resposta está correta e simplesmente dão como erradas. Então, muitos pensam que direito é matemática, que na prática muitos juízes cometem erros graves em suas decisões, que podem ser modificadas em outras instancias, mas no caso do exame de ordem, não há transparência nas correções dos recursos e muitos bacharéis em direito são prejudicados. A razão deste exame só tem uma explicação que é arrecadar dinheiro e fazer uma reserva de mercado. VOCES SABEM QUE A CONFECÇÃO DAS CARTEIRINHAS DE ADVOGADOS MESMO DEPOIS DE DAR ENTRADA NA INSCRIÇÃO DA OAB DEMORA QUARENTA E CINCO DIAS PARA SEREM ENTREGUES PORQUE TODAS SÃO FEITAS EM SÃO PAULO? E A OAB VEM RECLAMAR DE CELERIDADE DO JUDICIÁRIO . PODE?

Prudencia da Costa estudante 30/11/2012 1:01

O problema não é ser ou não aprovado nesse exame, o fato é que essa prova não avalia nada, pois tem vários advogados com carteirinha que são uma bosta, iguais a tantos médicos, dentistas, engenheiros, professores, que não necessitam de pagar R$200,00, para ter uma profissão. Então, fazer ou não esta prova tanto faz, pois se vc é um profissional capacitado somente a vida lhe dirá e não uma máfia de safados que ficam comendo dinheiro dos bachareis em Direito.

Thalita Frois secretaria 30/11/2012 3:16

A carteira é pra sempre entre aspas, porque tem muitos advogados que fazem besteiras e acabam perdendo a habilitação da tua profissão.

Adriano Marçal Estudante 30/11/2012 12:40

Engraçado Thiago é que esse espelho só sai uns 5 dias antes do resultado. Porque será que não divulgam o espelho no mesmo dia da prova, como fazem na 1ª fase do exame? A resposta é simples, nem eles sabem o que querem, somente depois de corrigirem a prova e verem a tese que a minoria respondeu e então cobram no espelho. Tudo isso como forma de eliminar a maioria.

Paulo Busatta Advogado 30/11/2012 12:41

Há anos vejo o choro do cesar augusto contra o Exame da Ordem. Até que tem bons argumentos, porque então não usa essa \\\"inteligência\\\" para passar no Exame? kkkkk

Zuíla Lima Advogada 03/12/2012 5:22

Faço de suas palavras as minhas, entregamos nossas vidas à profissionais como médicos e engenheiro que não precisam fazer exame da categoria e tudo dá certo, na maioria das vezes. Então não vejo problema em acabar com esse exame da ordem que é extremamente capitalista e manipulador sim senhor!!!

leonice de oliveira Contadora/Bancharel em Direito 04/12/2012 16:27

Colega ! Teriamos que afastar de imediato os ministros, desembaragadores e outros do STF, STJ, TJs, e segue .... Porque ates não existia esta inconstitucionalidades e temos jusristas renomados.. o que mais uma vez prova o caça-níquel e a reserva de mercado da OAB.

Adriano Marçal Estudante 13/12/2012 12:51

Eu quero saber porquê não públicam o espelho de correção no primeiro dia após a aplicação das provas? Não, só a publicam quando as provas praticamente já estão todas corrigidas? Será que não é para manipular os resultados? hã?

gabriela ribeiro advogada 16/12/2012 21:59

A pessoa entra na faculdade de Direito sabendo que terá que fazer o exame da OAB e passar para exercer a advocacia, e ainda assim vem reclamar da prova. Porque não passou... Quem estuda, passa!

Fabio Autonomo28/11/2012 23:18 Responder

Com a divulgação da matéria ?Câmara ouve Bacharéis e pode abrir CPI para investigar OAB? a OAB Nacional vai se empenhar pela não apresentação de requerimento para sua possível instalação. Na Polícia Federal, há inquéritos sobre fraudes envolvendo dirigentes da OAB ? algumas Seccionais, sobre o Exame de Ordem. ]Agora, a OAB forme sua tropa de choque para evitar a CPI da OAB. Se algo tem probabilidade de dar errado, certamente dará. ]? Acredito que agora a OAB terá um desafio, evitar que a ?Caixa Preta? da OAB seja aberta, e deixar de dedicar-se unicamente pela manutenção do Exame de Ordem, ou até mesmo pelo projeto de lei que propõe eleições diretas para a OAB. FONTE CORREA NETO , MACAPA AMAPA

Carlos Eduardo Bacharel em Direito28/11/2012 23:28 Responder

Parabéns ao Deputado assim o comercio com cursinhos pelo país afora terá um fim com propósito maior

Celso Santos Advogado 29/11/2012 0:50

Ora, ora, se nos paises com tradição nao exercício da advocacia muito anteriores à formação do Brasil e onde estão as melhores e tradicionais escolas, existe a exigência do Exame para se tornar advogado, por que aqui seria menos importante: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/muitos-odeiam-mas-exame-da-oab-e-regra-em-outros-paises

ÁLVARO ALVES PEREIRA Servidor Público e Bacharel em Direito28/11/2012 23:35 Responder

Até acredito que o exame possa ser necessário, mas por uma Instituição Pública como o MEC, e não por Instituição Privada como a OAB. Muito se sabe que existem divergências nas correções das provas, pegadinhas questões duvidosas até maldosas, sem contar as questões anuladas. Então tirem suas dúvidas quanto a seriedade desta entidade que há muitos anos vem aplicando suas provas aos bacharéis em direito.

Adriana S. Advogada 29/11/2012 15:45

Até em concurso tem pegadinha, questão duvidosa e maldosa, mas quem sabe, sabe! E quando uma questão é anulada ela beneficia o candidato não o contrário... se o MEC fizer uma prova da OAB no mesmo nível do ENEM o povo já vai dizer que o MEC não presta, que está muito difícil, questões grandes, pegadinha, etc, a mesma ladainha de sempre... quem quer o fim do exame é quem não tem capacidade técnica para ser aprovado.

Zuíla Lima Advogada 03/12/2012 5:32

Não concordo com você Adriana, não se trata de uma questão de capacidade por parte dos bacharéis, bom seria se houvesse mais honestidade na correção das provas, porque sabemos muito bem que existem muitos bacharéis atuando como verdadeiros e exímios advogados, que pagam para advogados assinarem suas petições, muitas vezes eles não tem tempo para estudar porque passam o dia correndo de audiência em audiência tentando lançar seu nome no mercado e ter o pão de cada dia. Acho que o exame é capitalista, a tendência é mesmo reprovar uma maioria esmagadora para novamente ganhar mais dinheiro. Entretanto, cada um tem sua opinião e apesar de não concorda, respeito a sua.

Denisio Metalurgico28/11/2012 23:45 Responder

DR. Silberto, com todo o respeito, nem sempre um bom motorista é aquele que tem uma CNH, mas aquele que faz cursos de adequação a profissão que exerce. Exemplo, um bom motorista, de onibus tem que ter um curso de direção defensiva, um bom motorista de carreta tem que ter direção defensiva e o MOOP, entre outros para assim melhorar a capacitação profissional. O que eu quero falar para o DR. que a nossa CNH é um diploma de Bacharel em Direito, reconhecido pelo MEC, e aprovado pela OAB, logo estamos sim habilitados para a vida profissional, O que pode qualificar um profissional será a oportunidade de poder trabalhar e conciliar a teoria com a pratica, e poder fazer outros cursos de qualificação profissional, como: Pós Graduação, Mestrado e Doutorado. Assim teremos grandes profissionais de renomes, pois os muitos profissionais na advocacia são apenas clinico geral, que sabe tudo e não sabe nada. No qual o proprio mercado ira separar o\\\" joio do trigo\\\". Pois este exame de ordem é apenas uma forma de reserva de mercado, é um bulling social, destruidor de sonhos, estelionato, entre outros qualificativos que nem vou mencionar. Este exame de Ordem destrói muitas familias, mata psicologicamente pessoas de bem, que sonhou em ser um profissional, e apenas foi tolido do direito de exercer a profissão. Profissão esta que é liberal, que não é empresa publica, Autárquica, Fundações que depende de concurso publico para ingressar na carreira, A advocacia tem uma amplitude vasta, que podem ser explorada por todos os profissionais, não depende desta reserva de mercado que fazem os integrantes da OAB. O que é preciso mesmo é fiscalizar inumeros adv. que pegam dinheiro de seus clientes, e a OAB, somente julga os processo após tres anos, onde decorre o direito e os animus daquele que procurou um processo disciplinar, entre alguns exemplo peço para que veja o protoc.38063/2011 da região do PR. Onde o adv pegou mais de R$2.000,00 da cliente e nada fez para defende-la, e a mesma procurou a OAB mas tudo esta sendo arquivado, e a cliente perdeu todo o dinheiro que deu. Entre outros casos em que ADv. pegaram R$10.000,00 do cliente para fazer a defesa, e no dia de apresentar a resposta de acusação não compareceram, tendo o cliente que procurar outro adv. Portanto Dr. não é uma prova que qualifica um profissional, porque a qualificação é em primeiro lugar a honestidade, não generalizando, mas a advocacia não pode dizer que tem tanta moral neste ponto, pelas diversa razões acima exposta. Isto posto demonstra que a prova não conseguiu qualificar o profissional. Para moralizar a profissão não precisa tolir direito e fazer reserva de mercado, e somente fiscalizar os corruptos que não querem trabalhar e ficam pegando dinheiro dos menos desfavorecidos que é a sociedade.

Sonia Silva Bacharel 29/11/2012 16:25

Tive meu sonho tolido ,por 2 vezes sempre na segunda fase ....portanto desisti..por enquanto. Sr.esta correto qto ao texto .parabens.

Sol Oliveira Funcionária Pública - Bacharel em Direito. 10/12/2012 2:52

Parabéns pelo comentário. Sábias colocações. Tenho colegas de competência formidável e de profundo conhecimento, e, no entanto, ainda não conseguiram realizar o grande sonho de adquirir a Carteira Ordem.

Luiz Carlos aposentado29/11/2012 0:29 Responder

Muito mais interessante seria fazer exame para todas categorias. Quantas barbaridades constatamos com médicos e engenheiros até renomados. E a falta de respeito nos atendimentos dos médicos. Eu já contatei um adovagado ( renomado ) para uma questão trabalhista e sabe perdi para um recem formado ( que confessou que não sabe como ganhou a causa) quando era impossível perder. Deve manter exame da OAB de forma gratuita, afinal para o vai a arrecadação (fantastica) e também deveria ser este exame estensivo a todos advogados já credenciados ( cada tres anos fazer um exame para todos)

LUIZ CARLOONTADOR S SOARES DA SILVEIRA CONTADOR29/11/2012 0:49 Responder

Estamos em pleno século XXI , onde um país com as mais diversas desigualdades,direitos fundamentais ceifados pela elite ... quando chega o dia do sonho de um proletariado á universidade particular na sua grande maioria ... em busca de curso que tem seu balizar o direito e justiça, porém cega todos dias... mas chega hora da tão sonhada faculdade de direito .... exame vem pra excluir os sonhadores...

Prof LUIZ SILVEIRA PROFESSOR29/11/2012 0:51 Responder

Estamos em pleno século XXI , onde um país com as mais diversas desigualdades,direitos fundamentais ceifados pela elite ... quando chega o dia do sonho de um proletariado á universidade particular na sua grande maioria ... em busca de curso que tem seu balizar o direito e justiça, porém cega todos dias... mas chega hora da tão sonhada faculdade de direito .... exame vem pra excluir os sonhadores...

VERA MARIA DIAS APOSENTADA29/11/2012 1:11 Responder

FIZ O EXAME E NÃO CONCORDO COM A EXTINÇÃO...MESMO PORQUE, A FACULDADE NÃO NOIS DÁ O DIREITO DE SABERMOS TUDO...OU MUITO...

Sebastião Advogado29/11/2012 1:25 Responder

Denisio, concordo com voce em todos os termos, na realidade o que tem que se coibir são as \\\"fábricas de fazer dinheiro\\\" que são as faculdaes particulares espalhadas pelo Brasil, fazendo com que banalizem o curso de direito. Existem faculdades com curso só nos finais de semana, contra isso a OAB não age. Se existem profissionais despreparados os culpados são algumas faculdades particulares. O aluno fica 05 anos na faculdade na hora de exercer a sua profissão tem que se submeter a questões capiciosas e que como já foi dito com pegadinhas com famosas perguntas de canto de livro, cuja aplicação no campo jurídico jamais será aplicada.

Sebastião Advogado29/11/2012 1:29 Responder

Sra. Vera Dias, nenhuma faculdade quer de direito, medicina, odontologia, etc ensina tudo, somente a prática do dia a dia irá nos ensinar, logo isso não é argumento, data vênia.

Carlos Gerente de Rec. Humanos29/11/2012 2:03 Responder

Caros leitores..Srs. Drs. e Srs. Bachareis....quantos de vcs., não conhecem bacharéis, que com todo respeito, sabem m ais que muitos advogados???? Num universo de 1000 advogados, quantos passariam num exame de ordem....será que o fto de um dia ter passado no exame......os tornou mais ou menos qualificado pra exercer a profissão?????? Será que os famigerados cursos pro exame de ordem..qualificam pra exercer a profissão???? O que qualifica, como já dito em outros cometários é a prática e o acumulo de experiência.

mauricio antonio do prado bel. direito29/11/2012 3:03 Responder

Para minha pessoa que está nesse crivo de ter que passar no exame da OAB, tem que existir o exame sim, mas não da forma que é aplicada, pois não é passando no exame que se prova a capacidade de um profissional, ou da forma que ele vai atuar no seu dia a dia.

Tiago RS Consultor29/11/2012 3:07 Responder

A única coisa que sei é que do jeito que está não pode continuar! Uma prova para simples verificação dos conhecimentos, como gosta de falar a senhora OAB, a R$200,00??? Por isso a OAB é uma das instituições mais ricas do país!!!

Adriana S. Advogada 29/11/2012 15:52

Realmente esse valor é um absurdo! É o mesmo valor que se cobra para inscrição num concurso para juiz que tem umas 05 fases e a OAB só tem 02 fases!

NAYARA autonoma29/11/2012 4:35 Responder

Em um País que ainda não se livrou do anafalbetismo, em que os governantes não investe na educação, tem que agradecer os corajosos que tiveram coragem de sair abrindo faculdades pelo o Brasil afora, principalmente no Norte e Nordeste, agora cabe o Mec e a própria OAB, fiscalizar tanto as faculdades como os advogados que está atuando no mercado,todos estão cansado de saber que este exame não prova nada e nem leva a lugar algum,a exigência da Oab, tinha que ser na prática, nas pós graduações , mestrado, Doutorado. a OAB tinha que lutar para dar condições para os novos advogados adquirir mais conhecimentos, não tirar a oportunidade como estão fazendo, uma Instituição tão forte e no momento tão fraca moralmente um concurso mais caro do País R$200,00, a OAB está deixando a desejar, acorda Brasil, Santo Joaquim Barbosa Salva os bachareis em direito desse abuso, que a sua própria instituição está promovendo, parabéns ao deputado que levou o projeto até o Congresso e aos deputados que estão ajudando com seu voto positivo, vamos acabar com essa fantasia, é vergonhoso essa exploração, essa ditadura imposta pela instituição que deveria proteger o povo e os próprios bachareis que na verdade são advogados,, Vamos lembrar do nobre colega que defendeu os interesses do povo com tanta honestidade e zelo Dr Cosme de Farias não fez exame da OAB mais a experiêcia o levou ser reconhecido e hoje tem um bairro em Salvador que tem o seu nome, abaixo a ditadura da OAB Já .

Neif Baracat advogado29/11/2012 10:50 Responder

ESSE DEPUTADOZINHO PARA BURRO SÓ FALTA PENA E CHIFRE, SERÁ QUE ELE NÃO SABE OU NÃO ENTENDE NEM DE MERDA NENHUMA, A VACA COMO CAPIM E CAGA AQUELE MONTE, CABRITO COME CAPEM E CAGA AQUELAS BOLINHAS, A MEDICINA NÃO TEM CINCO(5) ANOS DE ESTÁGIO DENTRO DO HOSPITAL? PENSE COM A CABEÇA VIU...

Ivo B S Advogado 29/11/2012 15:11

vc é advogado com uma educação dessas....respeite as pessoas seu idiota!! Deves ser um pé de chinelo daquelas. lixo humano

jose wilson estudante de direito 29/11/2012 23:42

por favor Sr: Neif Baracat retire o nome de advogado do seu post, pois está envergonhando a classe, você é um mal educado e deveria ter sua carteira de advogado cassada.

FERNANDO SALES FUNCIONÁRIO PÚBLICO/BEL. EM DIREITO 30/11/2012 2:41

ADVOGADINHO , PARECE QUE QUEM NÃO ENTENDE DE MERDA NENHUMA É VOCÊ. PRIMEIRO: \\\"VACA COMO CAPIM E CARGA AQUELE MONTE,\\\" A VACA COME CAPIM. SEGUNDO: \\\"CABRITO COME CAPEM E CAGA AQUELAS BOLINHAS,\\\" CABRITO COME CAPIM. E TERCEIRO: CURSO DE MEDICINA COM 5 ANOS DE ESTÁGIO EM HOSPITAL SÓ SE FOR NA TUA TERRA. PARECE QUE VC. \\\"COMO\\\" \\\"CAPEM\\\" E \\\"PASSA 5 ANOS NO HOPITAL ESTAGIANDO\\\" PARA CARGA. COMO VC. É POBRE EM TUDO, CONHECIMENTO, PORTUGUÊS E EXPRESSÕES.

Luiz advogado29/11/2012 11:35 Responder

Sou formado a 25 anos e estou no exercício da advocacia pelo mesmo período. Portanto não fiz exame da OAB porque não existia na época. Da minha turma poucos foram os que trilharam o caminho da advocacia. Quanto ao exame de ordem eu julgo desnecessário, pois entendo que o \\\" mercado\\\" seleciona naturalmente. O advogado está submetido a um código de ética e a um estatuto da advocacia, se errar e disto resultar prejuízo ao cliente, responderá administrativamente, se apurada a sua dissidia terá de reparar o prejuízo causado ao cliente, ainda ocorrer a suspensão do exercício ou até a cassação de seu registro e ainda resta a reparação do dano civilmente e dependendo do caso até uma ação penal. Portanto entendo ser desnecessário tal exame, pois o mesmo é causa de corrupção, conforme se tem noticia na minha cidade ( existe um IP da policia Federal) para apurar suposta entrega de resultado de exames para candidatos com a prova em andamento. Precisa dizer mais.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:27

Vejam so no que da existir advogado que nao passe no exame. O texto começa com \\\"Sou formado a 25 anos\\\". É \\\"HÁ\\\" 25 anos. O texto termina com \\\"Precisa dizer mais\\\" sem uma interrogação. São erros inadmissíveis para quem está no ensino FUNDAMENTAL. E vejam que 25 anos advogando não consertaram o rapaz. Graças ao exame, profissionais deste tipo estão perto da aposentadoria e a nova leva tem muito mais nível. Não acabem com isso. Quem pagará é a sociedade.

Helder Rossafa advogado aprovado no exame da OAB 16/12/2012 15:23

Com o exame da OAB reprovando mais de 80% ainda encontramos cada \\\"pseudoadvogado\\\" em audiência... imagine esses que nem chegaram a ser submetidos a um exame de seu conhecimento jurídico... Outro dia um advogado que já é reconhecido como tal desde antes da obrigação do exame estava invocando em audiência o código civil de 1916... foi preciso avisá-lo que já não está mais em vigor... seria cômico se não fosse trágico...

UDSON DIAS ADVOGADO29/11/2012 12:24 Responder

Senhores respeito a opinião de cada um, no meu ponto de vista o exame de ordem deve acontecer, porém não da maneira como vem sendo, quem fez exame na gestão CESP e FGV sabe bem do que estou falando, uma segurava na primeira fase com questões absurdas a outra elabora uma prova mais trabalhosa, porém, mais próxima da realidade na primeira fase contudo destrói na segunda. Para se ter uma ideia as questões subjetivas da segunda fase equivalem ao problema apresentado para as peças na época do CESP e para piorar aos invés de uma peça e cinco questões hoje temos o desdobramento em A, B e até C em uma unica questão, ou seja temos de responder a peça e dependendo da matéria ate 12 questões no mesmo tempo de 5 horas. Fiz 11 exames até conseguir minha aprovação, não e nem quero ser exemplo pra ninguém, mais hoje se seu sonho é ser advogado(a), infelizmente ainda tem de se prestar a essa condição. Quem sabe uma nova maneria de se avaliar surja, pois o exame em si não quer dizer se você é ou não advogado(a) nem se detém ou não os conhecimentos jurídicos exigidos e muito menos a língua portuguesa pois como eu muitos Doutores ai em cima cometerem erros grosseiros com o bom e velho português.

DR FABRICIO FORTE ...29/11/2012 12:33 Responder

PREZADOS DOUTORES, VAMOS NOS VALORIZAR. QUE SEJA MANTIDO O EXAME DA ORDEM E QUE A CADA DIA O MESMO FIQUE MAIS DIFÍCIL. ISSO NÃO É DESRESPEITO E SIM VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO. COM RELAÇÃO ÀS DEMAIS PROFISSÕES, NÃO CABE A NÓS DIZER SE É OU NÃO NECESSÁRIO.

LUIZ RAMOS bacharel em direito 29/11/2012 13:09

Fabricio, vai dormir que o seu mal é sono, você sabe muito bem que esse exame não qualifica ninguem, o que qualifica é a dedicação e amor ao trabalho seja qual for a profissão, então antes do Estatuto da Ordem, todos os advogados, que não prestavam tal exame inclusive ,talves até você eram desqualificados?. Esse exame não qualifica ninguem, tem tantos advogados iguais a você por ai, que só Deus sabe, e a OAB, não vê. Porém tem a carteira. PARABENS AO DEPUTADO \\\"EDUARDO CUNHA\\\"/RJ.

julio cesar contador 29/11/2012 15:08

Pergunto: O Dr Fabricio Forte fez o exame da OAB ou se formou antes de sua exigência? Se fizesse um hoje passaria na primeira tentativa?

Natalia Sousa sua profissão 30/11/2012 1:03

Dr. Fabrício, suas palavras são suspeitas o bastante. Parece que o colega tem medo de correntes em seu mercado. Uma prova não valoriza ninguém. Fiz todas as provas possíveis durante o curso e algumas delas de concurso para magistrado e passei em todas com as melhores notas. Fui aprovada em meu TCC com nota 10,0 e nem por isso posso exercer minha profissão por ainda ter que enfrentar duas provas que só para fazê-la tenho desembolsar R$ 200,00 que me custou muito suor para conseguir. Tal prova que não caráter avaliatório e sim um teste de resistência e financeiro. Digo financeiro porque quem não tiver o valor não faz. E não me venha falar no benefício da isenção porque ele é só para os cadastrados no bolsa família. Portanto... é um teste financeiro e de resistência sim!!!! Torná-la mais difícil como sugere o nobre doutor, só faz bem para a OAB, afinal a Caixa agradece e você pelo seu tom grosseiro parece estar se beneficiando???? Cuidado com com o tom das palavras. Se és tão respeitado não subestime ninguém, doutor!

FERNANDO SALES FUNCIONÁRIO PÚBLICO/BEL. EM DIREITO 30/11/2012 2:54

O SR. SE TITULA DOUTOR (DR), O SR. TEM DOUTORADO ?, PORQUE SE NÃO, O SR. ESTÁ COMETENDO UM CRIME TIPIFICADO NO CP, ART. 299, FALSIDADE IDEOLÓGICA. CABE SIM A NÓS SE MANIFESTAR,COMO SOCIEDADE QUE SOMOS.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:33

Idiota. Doutor é aquele que elabora teses. A profissão do advogado é elaborar teses... Profissionalmente e não academicamente, por isso são doutores. Existe uma lei do império AINDA VIGENTE que dá o título de Doutor a qualquer advogado. O Sr. é bacharel e não sabe disso? E ainda me diz uma asneira destas sobre falsidade ideológica? LOOOL Cole aí alguma jurisprudência q diga isso, BACHAREL. E pode prestar 30 vezes o exame que gente do seu nível não passará. ho ho h oho ho ho ho ho h o

wilkem Servidor Público Federal29/11/2012 12:44 Responder

Se com o exame de proficiência existe grande número de advogados incompetentes e despreparados atuando mal e causando prejuízos aos seus clientes, imaginem o que será se o exame for extinto? Sou favorável ao exame, acrescentando apenas que deve ser aprimorado para conferir uma melhor avaliação dos avaliandos.

alvanete costa funcionária pública29/11/2012 13:14 Responder

tem que acabar sim esse Exame da OAB, pois se tornou um pesadelo aos bachareis em direito, que após cinco anos de faculdade ficam excluídos ao exercícico da profissão, enquanto a OAB se lucuplementa de enriquecimento ilícito, imaginem quantos milhões a mesma arrecada? para quem vai tanto dinheiro, não há uma investigação, um controle, pois a mesma é isenta de tal procedimento, é uma pouca vergonha.....

Orlando Baleroni Advogado29/11/2012 13:51 Responder

A faculdade de Direito não forma advogados, mas bacharéis em Direito. O argumento de que tal exame tem fins de arrecadar para a instituição é vazio, pois muito mais dinheiro entraria nos cofres da OAB se não houvesse o exame, através da enxurrada de inscrições e pagamento das respectivas anuidades. O Exame só é pesadelo para aqueles que foram às aulas como turistas de faculdade (formar-se em Direito é fácil, o difícil é aprender Direito). Exame de proeficiência deveria ser regra para a maioria das profissões, haja visto inúmeros casos de erros nas mais variadas profissões (médicos, engenheiros, etc.). Querem acabar com o exemplo bom, ao invés de instaurá-lo onde também é necessário. O lobby das faculdades particulares no Congresso e também no MEC foi e ainda é muito grande. Nem mesmo parecer contrário da OAB para criação de novos cursos de Direito foi capaz de ruborizá-los no momento de autorizar a abertura de faculdades e cursos sem qualquer qualificação. A advocacia é profissão nobre e necessita desse filtro para eliminar o que o MEC não fez (omitindo-se e não fechando faculdades e cursos sem condições de existência).

Francisco Rocha Gestor de Empresas 29/11/2012 16:36

Eh minha amiga, cada inscrição é 200,00 faça a conta de 4 vezes por ano. O que é melhor para ordem? A questão é matemática pura, lamentavelmente os advogados são fracos na matéria.

Francisco Rocha Gestor de Empresas 29/11/2012 16:37

Desculpe é amigo.

Orlando Baleroni Advogado 29/11/2012 19:51

E quanto custa a anuidade??? Aqui em Mato Grosso é R$ 800,00, com desconto. O que se poderia questionar é a indústria do cursinho para Exame de Ordem. Mas, até que se prove em contrário, esses cursinhos nada repassam à OAB !!!

FERNANDO SALES FUNCIONÁRIO PÚBLICO/BEL. EM DIREITO 30/11/2012 3:13

CURSO DE NÍVEL SUPERIOR NENHUM FORMA O CIDADÃO EM MÉDICO, PEDAGOGO, ENGENHEIRO, FARMACEUTICO, ETC. ELES SE FORMAM BACHAREIS EM SEUS REPECTIVOS CURSOS, BEL. EM MEDICINA, BEL EM PEDAGOGIA BEL EM ENGENHARIA, BEL EM FARMÁCIA, E ASSIM SUCESSIVAMENTE. OUTROSSIM, O EXAME É DE PROFICIÊNCIA, VEM DE PROFICIENTE, CAPAZ, HÁBIL, E NÃO DE PROEFICIÊNCIA\\\", COMO ESTÁ POSTO.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:39

AHAM. MAIS UMA VEZ O FERNANDO SALES VOMITANDO NOS COMENTÁRIOS. MÉDICOS FAZEM RESIDÊNCIA, SABIA?

SERGIO ROVANE SILVEIRA DA COSTA Contador e Bacharel em Direito29/11/2012 14:00 Responder

É que o país não é sério, principalmente quem fiscalizam as universidades. Se as universidades (em geral) fossem sérias, elas é que deixariam entrar no mercado de trabalho somente os competentes. Não precisaria de exame da OAB. Mas como já disseram, tudo é dinheiro: primeiro nas universidades, depois nos cursinhos.

Gustavo Advogado29/11/2012 14:07 Responder

Concordo com a extinção, deverá acabar com essa cercemento do exercicio da Profissão. Deixa essas pessoas trabalharem.

Humberto Advogado29/11/2012 14:13 Responder

Acabar com o Exame de Ordem é um verdadeiro absurdo, retrocesso e um desrespeito imenso com aqueles que se dedicaram durante toda a faculdade, visando alcançar o principal objetivo do curso, a aprovação no Exame.

Robson Silva Consultor29/11/2012 15:31 Responder

Não sou contra a aferição da prossuficiência de conhecimento do candidato ao exercício profissional de Advogado, e até sugiro que, comprovada a graduação, o postulante se inscreva na OAB sem maiores burocracias, mas que seja no exercício provisório (dois anos, por exemplo), quando teria seu desempenho profissional apreciado por uma comissão de Conselheiros da Seção ou Subseção em que se registrou, e não por concurso admissional. No sistema sugerido é que o Bel. em Direito deve ser aprovado, por seu constitucional direito a igualdade. Através do seu desempenho e não por concurso público com teorias subjetivas que muitos Advogados antigos também desconhecem, com certeza...

julio cesar contador29/11/2012 15:42 Responder

Como já me expressei certa vez neste mesmo sitio, novamente contribuirei com meus pensamentos, em homenagem ao princípio do direito de opinião. A verdade é que o exame da OAB poderia realmente \\\"peneirar\\\" aquele que pouco aprendeu, aquele que não tem o dom para o negócio e assim por diante... Por outro lado, podemos também visualzar nesta contenda, que o exame não se presta somente para isto, ou seja, \\\"peneirar\\\", mas sim para locupletamento das seccionais e, o que não vemos e não sabemos, mas como a maioria dos politicos fazem, com certeza, serve ainda para locupletamento ilicito dos Presidentes, Vices e demais membros das seccionais. Obviamente que temos outros aspectos a serem analisados e considerados, ou seja, existem vários pontos fundamentais sobre o caso a serem discutidos e repensados, Notem que somente aqueles que não tiveram um bom aproveitamento no curos de Direito é que não conseguem passar e, consequentemente, desejam que ele acabe. E para isto ficam comparado outros cursos que não aplicam o mesmo tipo de exame nos profissionais que se formam. Ressalte-se ainda, que alguns dizem que o exame serve para impedir a atuação de profissionais incompetentes no mercado de trabalho que poderiam causar danos aos jurisdicionados, contudo, fica a pergunta: e aqueles velhos profissionais que se formaram (antes de 1996) e não fizeram o exame? Porque a OAB não exige um exame destes profissionais? Garanto que a maioria não passaria na 1a etapa. Na 2a talvez, visto a experiência já consolidada. Eu, particularmente, sou contra o exame, até mesmo porque o controle deveria ser feito dentro das próprias universidades e não depois que o aluno recebe o Diploma, proporcionando brechas para corruptos se locupletarem ilicitamente nas costas dos pobres formandos. E pra não delongar o assunto, apenas um dos pontos a serem corrrigidos encontra-se já nos professores (maioria), que deixam os alunos ficar colando nas provas e ainda colocam na cabeça do formando que o exame é um \\\"bicho de sete cabeças\\\". E na outra ponta, já no fim do curso, temos alguns \\\"otários\\\" que se formam, pegam o Diploma e ainda vão fazer cursinho para passar no exame da OAB. Ora convenhamos, quem inicia o trabalho em uma confeitaria e aprende a receita para fazer um bolo, depois deve fazê-lo sem ajuda daquele que ensinou, ou será diferente? Se não conseguem, vá procurar outra profissão, pois, com certeza, a sua não será a de ficar fazendo bolos. O assunto é mesmo polêmico, por isso não vou mais ficar \\\"enchendo linguiça\\\". Abraços.

Edmilson Souza Agente Jurídico Desportivo29/11/2012 16:18 Responder

Talvez a extinção do exame não seria necessário, mas um exame de especialização e também a necessidade de exame para outras profissões. No direito entendemos e aprendemos que o bem maior é a vida, e no entanto, um médico que lida com a vida das pessoas apenas se especializa e não faz esse exame de proficiência. Acho injusto e ilegal se observamos esse bem maior. Acho que um médico ou se especializa numa área e só pode atuar naquela área, e um bacharel se especializa numa determina area (ex: trabalhista) e só pode atuar naquela área, aí sim, um exame direcionado para determinada area......Conheço advogados que não possuem confiança própria para exercer a advocacia, é pura teoria. Conheço outros que assumem que passaram na primeira fase por sorte e estudou muito para a segunda fase.....Esse exame, da forma que é atualmente, pra mim é fraude!!!

Vanessa Assistente Administrativo29/11/2012 16:24 Responder

Acredito que o candidato que faz uma faculdade de cinco anos e se forma tem condições de advogar,pois não é o exame de ordem que irá garantir um bom profissional.Como um estudante de medicina que se forma e faz residência, e mesmo assim não se torna um profissional bem preparado.O que aconteceu nos ultimos tempos foi que o mec liberou um monte de universidade/faculdade para ter o curso de direito,sendo que esses cursos muitas vezes não formam bons profissionais.Não votaria pelo fim do exame de ordem,mas não faria uma prova tão complicada,como tem sido nos ultimos tempos...

Francisco Rocha Gestor de Empresas29/11/2012 16:34 Responder

GENTE, AOS QUE SÃO A FAVOR, VAMOS PROPOR O SEGUINTE: A PARTIR DO PRÓXIMO ANO TODOS OS ADVOGADOS DEVERÃO SER SUBMETIDOS ANUALMENTE AO EXAME DA ORDEM, ASSIM A SOCIEDADE ESTARÁ MELHOR AMPARADA.

Edmilson Souza Agente Jurídico Desportivo29/11/2012 16:35 Responder

A cada dia surgem novas leis, emendas, PL´s, portarias, enfim....... Apesar de não cairem no exame, é uma realidade diária nos processos e decisões......Além do que a nossa CF é gigantesca. Em breve, não terá como estudar todas as matérias com tantas leis......É necessário especialização de profissionais e restrição na area de atuação!!!

seu nome PROFESSORA ENS. MÉDIO29/11/2012 16:47 Responder

CLAAAAAROOOOO QUE NÃOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!DEVE MELHORAR SER MAIS ....OBJETIVO , O PROCESSO ,MAS ACABAR NUNCA!!!!!!!!!!!!!

HELIO advogado29/11/2012 16:54 Responder

A exame da OAB, salve engano (ao menos já foi assim), aprova até quando a prova prática é anulada. Advogados não são submetidos a exames periódicas (como ocorre com CNH) para avaliação, a despeito das alterações em diversas fontes do direito, por exemplo, basta ver o número de emendas constitucionais, desde 88, e a importância que passau a ter os precedentes judiciais. Os candidatos escolhem uma área para fazer a prova prática, mas podem exercer a profissão em qualquer área. Provas com pegadinhas só aprovam os que decoram; as provas parecem que são mesmo apenas decorativas. É preciso ir à causa, fortalecendo as faculdades de Direito e o MEC.

Eustaquio Ramos de Oliveira advogado29/11/2012 18:00 Responder

Acredito que o provão não leva a nada, estas provas deveriam ser periódicas, tendo o aluno condições de ir eliminando as matérias durante o curso, sendo aprovado, receberia sua carteira da OAB, pronto para enfrentar os ministérios do direito.

Valéria Pereira Luz Advogada29/11/2012 18:11 Responder

Por acaso a Faculdade é de Advocacia? Eu respondo: não! Vc pode sair juiz, delegado, promotor etc. da Faculdade de Direito, sem prestar alguma prova de aptidão? Não! Então, por que sairia Advogado? Sou plenamente favorável ao exame da OAB/SP . A maioria dos que são contra defendem a extinção do referido exame porque não foram aprovados ou simplesmente porque não querem prestá-lo. Vão estudar e parem com essa polêmica desnecessária! Defendo, pois, que o Exame da OAB seja mantido e o exame de proficiência seja estendido a todas as categorias profissionais.

Orlando Baleroni Advogado 29/11/2012 19:48

Exatamente!

FERNANDO SALES FUNCIONÁRIO PÚBLICO/BEL. EM DIREITO 30/11/2012 3:30

PORQUE NÃO EXISTEM FACULDADES DE JUIZ, DELEGADO DE POLÍCIA OU PROMOTOR DE JUSTIÇA. ESTES TÍTULOS SÃO DE CARGOS PÚBLICO, QUE SE ADQUIRI ATRAVÉS DE CONCURSO PÚBLICO MINHA CARA. QUE OPORTUNIDADE DE FICAR CALADA NÃO?

Paulo Busatta Advogado 30/11/2012 13:00

FERNANDO SALES: E por acaso o curso é de Advogado? Não !!! É de Bacharel em Direito. Que oportunidade de ficar calado, não???

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:37

Vejam o nível do sujeito. Já escreveu uma besteira acima, mas novamente perde a oportunidade de ficar calado. \\\"SÃO DE CARGOS PÚBLICO\\\", QUE SE \\\"ADQUIRI\\\". É \\\"ADQUIRE\\\", ANALFABETO FUNCIONAL. QUE OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO MAIS UMA VEZ, NÃO?

j paulo militar29/11/2012 18:58 Responder

Esse exame é corporativista e tem fomentado toda uma indústria de cursinhos. Por qual motivo o cndidato, ao final do curso de direito, não estaria preparado? Prova do corparativismo é o fato de que, por exemplo, a advocacia é incompatível, mesmo em causa própria, com os militares da ativa (Lei 8906/1994, Art. 28, VI ).

FLAVIO JOSE LEITE LEAL ADVOGADO29/11/2012 20:15 Responder

A MAIORIA DOS COLEGAS QUE DEFEDEM O EXAME DE ORDEM NÃO PASSARAM POR ELE, POIS NÃO ERA EXIGIDO. O EXAME COM CERTEZA E UMA RESERVA DE MERCADO. EXISTE O CODIGO CIVIL QUE PODE SER USADO CONTRA QUALQUER PROFISSIONAL INCOMPETENTE COM JA O USAMOS PARA PUNIR TODAS AS DEMAIS PROFISSICÕES, TAMBEM PODE SER USADO CONTRA ADVOGADO INCOMPETENTE. A PROVA DA OAB É UMA TORTURA PARA O RECEM FORMADO, EXIGEM DEMAIS, E TODOS OS COLEGAS QUE ESTÃO NA ATIVA SABE DISTO. CONVIDO AOS COLEGAS QUE DEFEDEM A PROVA DA ORDEM PARA BAIXAREM UMA PROVA E FAZEREM O TESTE PARA SABER COMO SAIRAM. SOU ADVOGADO E FIZ A PROVA DA ORDEM PASSEI EM 2008, MAIS SOU CONTRA O EXAME. NEM MEDICINA QUE LIDA DIRETAMENTE COM VIDAS EXISTE PROVAS PARA O INICIO DO OFICIO. VARIAS OUTRA AUTERNATIVAS MENOS TRAUMATICAS PODERIAM SEREM UTILIZADAS, TIPO ESTAGIO E OUTRAS EXIGENCIAS. EXISTE HOJE PROFISSIONAIS COM NUMERO DE ORDEM QUE DEIXAM A DESEJAR, E, MUITO. O EXAME DE ORDEM ESTA SENDO RECEITA PARA MUITOS SE ENRIQUECEREM POR AI A FORA.

jose wilson estudante de direito 29/11/2012 23:46

post sensato, parabéns Dr: Flávio.

Silvio - consultor analista consultor29/11/2012 21:08 Responder

Srs/Doutores - Longe desta polêmica, porem aqui cabem algumas sugestões: a) o exame não pode ser obrigatório; b) o próprio mercado proporcionaria a escolha dos melhores profissionais; c) o exame ajudaria o mercado a balisar a escolha destes profissionais.

BERENICE MACHADO Advogada29/11/2012 21:16 Responder

Li todos os comentários acima. Não concordo que o Exame de Ordem seja extinto, melhorado sim, pois tudo evolui. Muitos que reclamam da qualidade do ensino têm até razão, mas quando fiz faculdade (2003-2007) vi que a maioria que estava na faculdade não estava nem aí para as aulas. Na visão dessa maioria, ou os professores eram chatos, ou a matéria era chata, ou não tinham paciência para assistir até o final aulas importantes. Preferiam ir para os bares beber, namorar e curtir a vida. Nas provas simplesmente colavam. Vi muitos que escreviam errado, não sabiam ler direito e quando liam (mal) não conseguiam interpretar o que liam. Ou seja, faziam da faculdade um ponto de encontro dos \\\"amigos\\\" e não se importavam com os estudos. Apenas queriam passar a todo custo e aí colavam. Poucos, muito poucos procuravam a Biblioteca para leitura e estudos. Os bares sempre foram mais atraentes. Formei-me em 2007 e passei no exame no primeiro de 2008, não porque sou mais inteligente, mas porque me preparei, fui aluna assídua. Minha mãe já dizia que mesmo que o professor não seja tão bom, sempre tem os livros que são ótimos! Nenhuma faculdade ou professor pode obrigar um aluno a ser bom aluno! Por mais chata que seja uma aula, você sempre aprende alguma coisa que vai lhe servir mais tarde. Acontece que com essa cultura de bundas na TV, novelas, Big Brother (um horror!), quantos querem realmente se dedicarem aos estudos? Depois as faculdade é que são ruins. Realmente muitas delas são ruins mesmo, mas quantos alunos também são péssimos alunos? Muitos já chegam na faculdade até mal alfabetizados e depois querem por a culpa no exame de ordem! Estudem! \\\"Gastem\\\" as pestanas, como se dizia, leiam, estudem, melhorem o vocabulário, em vez de novelas e revistas de fofocas, assistam e leiam jornais e bons livros. Dediquem-se e levem a sério os estudos e o exame de ordem será \\\"moleza\\\". Ele tem que existir mesmo, pois um advogado que não sabe nem se expressar ou escrever corretamente, como vai produzir uma boa peça jurídica? Como vai convencer um juiz? Como vai conseguir sucesso para si e para seu cliente, se nem sabe se expressar direito? A solução é simples: estudem!

Antônio Eustáquio advogado 11/12/2012 19:30

Parabéns Berenice, você disse muito bem tudo aquilo que os maus preparados não queriam ouvir. Infelizmente a realidade é esta, não frequentam a Faculdade com objetividade, se esquecendo que colhemos exatamente o que semeamos. O exame de ordem deve permanecer com o objetivo de selecionar sim os que têm melhor capacidade para a profissão.

Sônia Bacharel29/11/2012 22:48 Responder

A competência para dirimir questões de proficiência pertence ao governo Federal, através dos seus órgãos competentes. O MEC ( MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA) segundo implícito na CF/88 o único responsável para avaliar a capacidade técnica do estudante e/ou da INSTITUIÇÃO DE ENSINO, seja em que área for. A OAB tem competência para dirimir questões de ordem moral, social, técnica, incapacidade de seus profissionais em operações de FATO, tanto que a OAB, aceita representação contra advogado de qualquer pessoa que sofreu dano por incapacidade, imperícia ou maus tratos do seu COOPERADO. Regular o profissional cooperado! AOAB continua ferindo os termos constitucionais do artigo 5º , II, CF, ou seja, o ESTATUTO DA ADVOCACIA, NÃO É LEI, c/c art. 5º, inciso XX, CF ? Ninguém pode ser compelido a associar-se ou permanecer associado?. Você advogado, tira sua carteira vermelha e está COMPELIDO a MANTER-SE ASSOCIADO, porque sem ela você não trabalha. É assim que opera a OAB quanto ao Exame da Ordem. ACORDA POVO BRASILEIRO!!! É simples acabar com toda controvérsia quanto ao exame da ordem, basta que o mesmo passe ser de graça ou com valor irrisório e certamente os poderosos não vão querer ROER O OSSO, porque a carne já foi comida!!!!

Sônia Bacharel30/11/2012 0:20 Responder

Berenice Machado, \\\"Data Vênia\\\", creio que sua ponderação não é a mais científica para o assunto, basta você CONTINUAR LENDO a Constituição Federal e encontrará os termos necessários para defesa do término do Exame da Ordem. O próprio mercado é capaz de filtrar os bons e os maus profissionais. Existem alunos que sabem ler, escrever, frequentam as aulas, leem livos, fazem os trabalhos devidos, estudam diariamente, nem por isso passam na OAB. Não que sejam incapazes, mas diante da formulação capiciosa das questões da banca da OAB, certamente esses tais bacharéis, \\\"pobres mortais\\\", estarão ineptos diante do processo seletivo que a Instituição OAB, cria para marginaliza-los do DIREITO de operar no mercado profissional, e assim, continuar viva diante do mercado financeiro. Sem objetivo de criticar sua visão jurídica mercadológica, opino,com todo respeito. Afinal, também sou BACHAREL EM DIREITO.

zelia Bacharel30/11/2012 0:30 Responder

Eu acredito que o Exame da Ordem pode até fazer uma avaliacao do profissional para entrar no mercado, o que eu descordo é a repeticao da 1º fase quando o individuo nao consegue passar na 2º fase, isso coloca em duvida a celeridade do exame ou se existe para fins lucrativo!

Julio Cesar estudante30/11/2012 1:52 Responder

Porque a OAB não corre atrás das faculdades que formam mal os pobres alunos pagantes. Será porque e mais fácil mamar o suor de quem ralou para graduar-se, já que como e sabido o exame representa o grosso do faturamento da entidade. Acredito que já esta passando da hora dessa Legião de profissionais formados e impedidos do direito constitucional do exercício da profissão que profissao escolheram, criarem uma nova ordem que de fato represente a categoria, de forma igualitária e justa.

Nelma Estudante30/11/2012 2:28 Responder

Acredito, que a forma mais rápida, e menos traumática de acabarmos com o exame da OAB. é torná-lo GRATUITO. Só assim, saberemos porque de fato ele (o exame) existe; se de fato é para realmente aferir a qualidade dos recém graduados , pelas faculdades de direito. Quem afere qualidade de curso é o MEC, não órgão representativo de categoria. Quem afere qualidade de profissional, é o mercado que toma seus serviços: ou sera que não existem maus profissionais por ai advogando e exibindo \\\"suas\\\" carteirinhas da OAB. Vamos falar sério, o bom profissional, não precisa de provinha, para dizer a que veio. Vamos deixar as provinhas nos bancos da faculdade.

Nilson Advogado30/11/2012 3:11 Responder

Há um desvirtuamento de atribuição, o MEC deveria se preocupar com a qualidade do ensino, fiscalizando com rigor as escolas de Direito, não permitindo que alunos despreparados sejam aprovados, etc. O mercado é soberano e saberá filtrar os bons dos maus profissionais, é assim em outras áreas. O exame da OAB viola flagrantemente o princípio constitucional da isonomia. Urgentemente precisamos atacar a causa do problema - qualidade do ensino. Se um dia resolverem aplicar o exame seletivo para outras profissões o país pára.

FERNANDO SALES FUNCIONÁRIO PÚBLICO/BEL. EM DIREITO30/11/2012 4:02 Responder

SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO, HÁ 36 ANOS E TAMBÉM BACHAREL EM DIREITO DESDE 1.994.1, ÉPOCA QUE VIGIA A LEI ANTERIOR, OU ESTATUTO ANTERIOR, PODENDO TER MINHA INSCRIÇÃO NA OAB, SEM FAZER O EXAME NAQUELE TEMPO POR TER FEITO DISCIPLINAS QUE ISENTAVA DE FAZE-LO. PORÉM, MESMO ASSIM NÃO SOU INSCRITO NA ORDEM, POR EXERCER CARGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ATRAVÉS DE CONCURSO PÚBLICO, QUE IMPEDE TAL DIREITO. À VISTA DISSO, O IMPEDIMENTO É EM RAZÃO DA INCOMPATIBILIDADE DE CARGO. JÁ PENSOU NISSO, NEM FAZENDO O EXAME, POSSO TER MINHA INSCRIÇÃO.

João Advogado30/11/2012 11:50 Responder

Os únicos que defendem a extinção do exame de ordem, são justamente aqueles que não conseguem obter êxito em sua aprovação, ou que seus filhos não conseguiram. Com o exame já temos péssimos profissionais, imaginem sem! Caso seja extinto, em tempos futuros, vão querer que acabem também com os concursos públicos para provimento dos cargos de Juízes, Procuradores, Defensores, etc... Na minha opinião tem é que apertar mais, se possível com prova oral.

Juarez sua profissão30/11/2012 13:21 Responder

Tudo isso que vocês estão dizendo não leva a nada. O exame da ordem só serve para complementar a renda dos professores, juízes, desembargadores entre outros, na sua maioria os advogados renomados, não sabem o português e muito menos classificar a ação. Portanto, o exame não mede conhecimento, o exame sabe sim, arrecadar milhões e não fazer nada para a classe dos advogados. Por fim, existe muitos bacharéis em direito que são extremamente inteligentes.

Professor Mahfoud Bacharel de Direito30/11/2012 13:44 Responder

Na realidade, é no exercício da profissão, de qualquer profissão, a prática mesmo -- após o cabedal de conhecimentos apreendidos, indispensáveis a ela -- que se fará a ceifa natural dos despreparados. Cada consulta, cada peça processual que se terá por fazer, será uma espécie de Exame de Ordem a seu modo, classificando ou não o profissional, consolidando ou não sua capacidade, expandindo ou não, bem ou mal, seu renome. É ou não é uma questão a se refletir? A vocês...

Ivete estudante30/11/2012 20:08 Responder

Absurdo é o valor cobrado, 200,00 Deveria ser gratuíto

Celestino advogado30/11/2012 20:19 Responder

Este absurdo chamado exame de ordem deve sim acarbar, vez que princialmente não capacita para o exercício da profissão, pois vemos inumeros colegas que, realmente, não têm condições de exercer e passaram pelo exame. Ademais, hoje o exame se tornou um tormento na vida dos bachareis e de seus familiares e eles muitos não vão mais prestá-lo, por, inclusive, falta de condições financeiras, pois o bacharel alem de ter que pagar pela prova, com certeza, tem que entar em um curso repaatório, onde muitos não possuem condições.

linsvitorio.jur.adv.br advogado30/11/2012 23:02 Responder

Esse deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autor do projeto, só pode ser um daqueles que não conseguem ser aprovado, ou obter exito em concursos, querendo levar vantagem (lei de Gerson), confunde o tripé da justiça Juiz Promotor advogado, com profissão ao dizer que se trata da \\\"unica profissão\\\" que depende de aprovação. Pasmem! ese nome deve ser lembrado nas proximas eleições como sendo um malandro que quer obter projeção com o desvirtuamento do sagrado direito de defesa digna, e eficaz a garantir ao réu que esta esta sendo exercida por alguém capaz, testado péla classe como sendo alguém apto ao exercicio deste mister.

DURA LEX Fisico nuclear 01/12/2012 0:03

Nobre advogadinho se es mesmo aplicador do direto ; creio que não pois não sabe discernir o joio e o trigo e ainda ataca um parlamentar que consegui mostra a OAB, que els estão destituindo a nossa carta magna com um provimento e banindo vários bels de exercer a profissão ,ora Dr. reveja a tua Cf, e não tenha medo dos que estão chegando pois se o mesmo é competente porque o medo .... ou o nobre é do tempo em que o fusca era limosine.

DURA LEX Fisico nuclear30/11/2012 23:55 Responder

B. noite ! aos nobres aplicadores do direito fico pensando como é que os advogados apoiam o exame da ordem e esquecem que a própria entidade lhes usurpam anualmente várias R$$$$ é os mesmo não desfrutam de nada, pois deveriam e isto não acontecem é preciso que os nobres colegas comecem a pensar o caso e lutem para que a entidade tratem os mesmos cm mais valor e não subestimem a sua capacidade de advogados e que o exame seja banido pois não é um exame que pode dizer se o bel é ou não apto a profissão.

Osmar M Medeiros aposentado01/12/2012 13:01 Responder

Falso o argumento de que o advogado trabalha com a vida humana. Um ferreiro poderá derrubar um grande edifício apenas com um erro na colocação das ferragens. Advogados não deveriam se manifestar sobre a existência ou não do Exame. Quem o faz é porque temem a concorrência e não confiam no próprio taco. Muitos estudantes estudam com muitas dificuldades e trabalham em atividades fora do Direito. São pessoas com empregos de baixa remuneração, deficientes físicos, etc., que se diplomam superando grandes obstáculos. Não tem oportunidades de estagiar durante o curso e são impedidos de atuar sem a aprovação no famigerado exame. Ora, as atividades jurídicas se aprimoram com o exercício cotidiano. Cada processo requer um minucioso estudo, pesquisas e capacidade criadora. O ?principal é invisível aos olhos? e mais ainda a um exame de grande conveniência para a classe de advogados e especialmente para a OAB, uma entidade corporativista e muito forte no âmbito político, que transfere para as faculdades o resultado opressivo e nefasto dos seus exames, mas não exerce nenhuma influência na fonte dos problemas. O Brasil trabalha para ser uma Nação livre. Estamos caminhando bem, mas muito longe do nosso destino. E o nosso destino é a Liberdade de escolhas, de trabalho, de realização. Assim, OAB, deixe nossos jovens crescerem em Paz. Se errarem, os próprios juízes tem autoridade para puni-los e não os advogados que dirigem a OAB. não fujam do compromisso de trabalhar como fiscais da Democracia, historicamente o fizeram com honra e dignidade. Terminem com este Exame, por favor...

Sônia BACHAREL EM DIREITO, NA DEFESA DA LIVRE INICIATIVA DO TRABALHO01/12/2012 22:17 Responder

linsvitorio.jur.adv.br , \\\"Data Vênia\\\", creio que o ilustre Doutor tenha sido aprovado no exame de proficiência da OAB, na forma de roleta russa, uma vez que suca Carta Magna é bem diferente daquela apresentada aos colegas Bacharéis em Direito. Como aduz a CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, \\\"ninguém deve fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude da lei\\\". Acontece que sua obrigatoriedade de pagar mensalidade a OAB, infrige a CF/88, quando ela te obriga a PERMACECER ASSOCIADO. Releia a Constituição Federal de 1988 ( atenção não é a de 1916) e reavalie seus entendimentos quanto a obrigatoriedade do exame da ordem de forma COMPULSÓRIA. Que venha o Exame da Ordem, definido pelo Governo Federal e de forma gratuita ou irrisória, e, certamente a OAB não será mais parte integrante na defesa deste. A OAB é instituição INTERNACIONAL, arrecadando fundos em TODO O MUNDO!!!! Com todo o respeito: Releia a CF/88. Assim, amplio meu pedido de leitura a todos aqueles que se proponhem a estar aqui ressaltando seu entendimento quanto ao término ou permanência do Exame da Ordem, evitando que expressem defesas inconsistentes.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:47

SONIA ESPERO QUE VC CONTINUE A SER BACHAREL. POIS IRRITA QUANDO ADVOGADOS DO SEU NIVEL NOS DAO TRABALHO PARA RECHAÇAR TANTAS TEORIAS IDIOTAS. NINGUÉM É OBRIGADO A PERMANECER ASSOCIADO À OAB. BASTA IR LÁ E SE DESLIGAR. SÓ NÃO PODERÁ ATUAR PROFISSIONALMENTE. VC CRIOU UM \\\"SLOGAN\\\", QUE RIDÍCULA. PRINCÍPIO DA LIVRE INICIATIVA SE REFERE A OUTRA LEI, ENERGÚMENA. \\\"XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;\\\" PRA SER ADVOGADO DEVE ESTAR ASSOCIADO. MAS NINGUÉM TE OBRIGA A SE ASSOCIAR E TRABALHAR. PQ ESTAR ASSOCIADO É QUALIFICAÇÃO ESTABELECIDA POR LEI.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 15:18

AH MAIS UMA COISA SONIA, QUANDO TRASCREVER UM TERMO EM LATIM ENTRE ASPAS, LEMBRE-SE QUE LATIM NÃO TEM ACENTO CIRCUNFLEXO. ALIÁS É POR ISSO QUE USAMOS AS ASPAS. ALIÁS VC SABE O QUE É LATIM? OU SABE APENAS LATIR?

Airton Norato Advogado; Corretor e Tècnico em Contrução Civil02/12/2012 1:17 Responder

Entendo que o exame deve ser mantido, contudo, o seu custo deveria ser revisto. Ademais, o bacharel que venceu a primeira etapa, na eventualidade de não obter êxito na segunda, só deveria repetir esta última. O mercado seleciona em parte, pois, neste país ainda existe muito espaço e oportunidades, na advocacia não é diferente. A polêmica é bem pertinente para o momento em que alguém que estudou sob condições sociais adversas veio a galgar o mais alto posto da magistratura nacional. Só o tempo que é senhor de tudo ao cabo poderá dizer. A conferir!

isaac advogado02/12/2012 14:05 Responder

e a unica forma de eliminar as faculdades que nao ensinam data, meras vendedoras de diploma

Daniel Bacharel03/12/2012 3:35 Responder

Sou bacharel, tentei o exame de ordem por duas vezes e ainda não passei, mas concordo plenamente que o mesmo deve permanecer e que deveria ser estendido para todas as profissões, pois isso sem dúvida mostra quem se preparou ao longo de sua faculdade e que se liberar geral, isso já vai comprometer o mercado com péssimos profissionais, como se não bastasse as enxurradas de faculdades de direito de péssima qualidade em toda esquina, onde qualquer um entra e consegue se forma com qualidades duvidosas.

Neide Lamêgo professora05/12/2012 17:52 Responder

Também não sou favorável ao exame de ordem, ainda mais da forma como vem acontecendo, cada vez que se faz paga-se uma taxa exorbitante, que, superam taxas cobradas para vários concursos públicos, inclusive de juízes, delegados, etc. Quanto a cobrança também deixa a desejar, tendo em vista a imensidão de temas e jurisprudências que invadem dia a dia tal matéria. A prática e o aperfeiçoamento fazem um profissional apto, sou favorável à reciclagem do conhecimento, até por ser o Direito uma matéria dinâmica. mutável e a cada dia novos desafios aparecerem, tal reciclagem facilitaria inclusive o trabalho de magistrados e favoreceria toda a população que dele necessitam. Dessa forma sim, permaneceria no ramo pessoas capazes, interessadas e aptas para solucionar problemas iminentes e atuais. Até por estar no mercado vários advogados sem escrúpulos, ética e profissionalismo com carteira da OAB em mãos.

Rodrigo Advogado e Gestor06/12/2012 22:49 Responder

Primeiramente, saudações para todos, sejam contrários ou não ao fim do exame da OAB. Na minha concepção, muito embora eu ter feito e ter sido aprovado, atualmente advogado militante, sustento, sim, pelo fim de tal exame, como já advoguei no passado para muitos manterem a aprovação na primeira etapa, sendo que, na segunda não obtiveram êxito, acredito de igual modo, que não é por causa deste exame que voce vai dignificar, ou lapidar mais e mais o profissional da advocacia, é só rever o passado e o presente, poderemos concluir que no passado e com o presente aqueles profissionais, chamados de causídicos estão até então nos anais e considerados os tops seja na doutrina, seja na jurisprudencia, inclusive, muitos destes Ilustres Profissionais, hoje, dão pareceres cujo valor para se obter é de valor em muitas das vezes um absurdo para aquele cliente que realmente necessita, não tiro a razão, mas, onde quero chegar é que naquele tempo não havia inúmeros cursos, com professores de baixo conhecimento, sequer havia inúmeras opções para cursar o verdadeiro direito, realmente, muitos buscam a formação para exercer o serviço público e dai, seja com ou sem estes de igual modo buscarão tal foco, pois o que está acontecendo atualmente é que muitos que recém se formaram resolvem partir para o estudo para buscar sua estabilidade através do funcionalismo, muitos e a maioria buscam exercer a advocacia em grandes escritórios, ou seja, será que vai mudar ? Acredito eu que não muda nada, o que mudará será uma maior busca por aqueles que realmente querem se destacar e/ou dignificar o exercício da advocacia, mas, isso o cliente saberá, pois ninguém é bobo hoje em dia, quem sabe , sabe, independente de ter feito ou não o exame. Logo, está identificado e isso, sim, é o caos, que a origem deve ser apurada e diagnostica e muitos destes \\\"cursos\\\" para graduação em bacharelado em Direito é que deveriam ser banidos, rechaçados, fiscalizados de ponta a ponta, e acima de tudo numa universidade/faculdade ser a exigência zelada para atribuir e adequar este futuro profissional para quem sabe desta formação gostar e exercer do que veio intensificar durante 05 ou mais anos como pesquisador, interessado, estudante, e acima de tudo, cidadão em busca de total conhecimento....a questão não é a carteira e sim o canudo...este fala por si, e não é o exame que dirá quem está apto ou não, pois processo objetivo já diz tudo em muitas das vezes é sorte operada, realmente exerce uma pressão psicoemocional em qualquer um, exerce uma pressão social, pessoal, seja esta extra ou intrapessoal, portanto, o objetivo que se destina a tal exame, essa é a questão que tem e acredito que deva ser levantada, pois caso contrário pelas conclusões e séries de dados já levatados até então, não existe motivo por sua continuidade. FIM PARA TAL EXAME, respeito o entedimento diverso, mas, se há entedimento diverso que seja subsistente e fundamentado, pois tudo leva a crer, seja pelos princípios basilares e substanciais de uma constituição que em seu preâmbulo diz ser democrática, que pelos tratados e direito internacional desde as 12 Tábuas , passando pela Lei de Hamurabi até então, não há motivos que façam eu mudar minha opinião....acreditem o problema é a abertura inconsequente de cursos de gradução em Direito, que estão formando profissionais, sequer estrutura fisica, ou de conhecimento, ou pior ainda, de lógica e base hermenêutica detém. abrçs a todos e desculpa se meu entendimento afrontou de outrem. Rodrigo Da silva

FABIANE BACHAREL EM DIREITO NENHUMA12/12/2012 13:50 Responder

É, muito facil falar que o exame da OAB tem que continuar , é facilfalar que tem que continuar para os que ja estão exercendo a profissão, principalmente para aqueles que antes de 2004 não precisou fazer o exame, esse exame so presta para gerar lucro para OAB e cursinhos parceiro que cada dia mais estão ganhado dinheiro e lucros exorbitantes, deveria ter esse exame para medico que cada dia que passa matam mais pessoas principalmete na area de estetica cade o consellho nacional da medicina.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:50

Ah claro ahahahah \\\"AQUELES QUE NÃO PRECISOU FAZER O EXAME\\\". AQUELES QUE NÃO PRECISOU? E VC AINDA QUER ADVOGAR FILHA DA PUTA? NÃO SABE COLOCAR VÍRGULAS NEM INTERROGAÇÃO... E AINDA TEM COMO ARGUMENTO \\\"É FÁCIL FALAR\\\". ARGUMENTO DE PUTA TOMANDO ESPORRO. SE FOSSE TÃO FÁCIL FALAR, GENTE COMO VC APRENDERIA SEM ESTUDAR, NÃO? VOLTE PRA ESCOLA E APRENDA. A FALAR E A ESCREVER.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:52

OUTRA COISA, IGNORANTE, MÉDICOS FAZEM RESIDÊNCIA POR ANOS APÓS PEGAREM O DIPLOMA. SERÁ QUE VC SABE O QUE É ISSO? NÃO TENTE \\\"ADEVOGAR\\\". VC PREJUDICARÁ A VIDA DE MUITOS COM SUA BURRICE E DESPREPARO.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:53

MAIS UMA COISA. O EXAME É APLICADO DESDE 1996 E NÃO 2004; MAIS UMA ASNEIRA. VC DEVE ESTAR ACOSTUMADA APENAS A ADVOGAR EXPLICANDO SEUS SUMIÇOS AOS NAMORADOS.

Kurosagi Ichigo Shinigami 12/12/2012 14:55

PARA FINALIZAR, APRENDA A PREENCHER FORMULÁRIOS. NÃO COLOQUE QUE É BACHAREL NO LUGAR DO NOME.

RUKIA KUSHIKI Shinigami 12/12/2012 15:26

CONSELHO NACIONAL DE MEDICINA? SERÁ QUE ELA QUIS DIZER CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA? ACHO QUE ELA DEVE TER IDO FAZER UMA CIRURGIA ESTÉTICA PELO SUS E DEIXARAM AS TETAS DELA TORTAS KKKKKKKKKKKKKKK EU ACHO QUE QUEM SAI PROCURANDO SUS PRA CIRURGIA ESTÉTICA TEM QUE SE FUDER COMO A FABIANE MESMO POR QUERER QUE PAGUEMOS A LIPOASPIRAÇÃO DELA. OBESA DO KCT

joão roberto Advogado 19/12/2012 2:08

Caro Kurosagi, seja mais educado. Se vc é cristão deve saber que este não é o caminho. Há maneiras mais \\\"mansas\\\" de se responder que nos contraria.Abs.

Guilherme André advogado 23/12/2012 23:19

Fabiane, nao fale do que não sabe. Você diz que antes de 2004 não precisava prestar o exame. Eu prestei em 2002. E achei muito dificil e passei. Esse papinho de bacharel em direito que não passa no exame e não estuda, pra mim só tem uma palavra: INCOMPETÊNCIA. Vá estudar para a OAB aquilo que você não estudou enquanto estava na faculdade.

Helder Rossafa advogado aprovado no exame da OAB16/12/2012 15:33 Responder

Com o exame da OAB reprovando mais de 80% ainda encontramos cada \\\"pseudoadvogado\\\" em audiência... imaginem esses que nem chegaram a ser submetidos a um exame de seu conhecimento jurídico... Outro dia um advogado que já é reconhecido como tal desde antes da obrigação do exame estava invocando em audiência o código civil de 1916... foi preciso avisá-lo que já não está mais em vigor... seria cômico se não fosse trágico... Prezados, acreditem... Depois de 6 anos de formação, mesmo tempo de advocacia, digo sem medo de errar... essa prova da OAB mede o mínimo de conhecimento que devemos ter para advogar com responsabilidade... Ressalvadas irregularidades isoladas que existem em TODOS os tipos de provas, conceder capacidade postulatória àqueles que sequer sabem o mínimo necessário para advogar, somente porque pagaram para uma dessas várias faculdades que hoje facilmente distribuem certificados de bacharel para quem paga?... Na minha humilde opinião, retrocesso total.

ANDRÉ BUCHNER ADVOGADO18/12/2012 15:16 Responder

Em que pese muitos bachareis em direito unirem-se para o fim do exame de órdem, sob a pecha de que trata-se de exame corporativista, visando angariar fundos, ou mesmo de dificuldade extrema, impossibilitando a aprovação, citando-se o alto índice de reprovação, tal posicionamentos encontra-se totalmente equivocado, haja vista que o elevado índice de reprovação ocorre única e exclusivamente por responsabilidade daqueles \\\"bachareis\\\" que não se dedicam aos estudos. Posso citar meu exemplo que ao término da graduação obtive aprovação no primeiro exame feito. Cito ainda exemplos de acadêmicos (como de meu sobrinho e de sua namorada, que ainda cursando a faculdade \\\"9º periodo\\\") obtiveram aprovação exemplar. O exame de órdem exige um mínimo de conhecimento, e aqueles que sequer conseguem a aprovação não está apto a defender direito alheio.

Hadib Gabriel BACHAREL EM DIREITO E ECONOMIA18/12/2012 16:07 Responder

INFELIZMENTE, O PREÇO COBRADO PARA FAZER O EXAME DA OAB VIROU CASO DE POLÍCIA. UM ABSURDO! QUANTO A EXIGÊNCIA, CREIO QUE NÃO SÓ OS ADVOGADOS, MAS TODAS AS CATEGORIAS DEVERÃO FAZER OS EXAMES, INCLUSIVE A CADA 10 ANOS . ASSIM TERÍAMOS PROFISSIONAIS PREPARADOS E SEMPRE ATUALIZADOS. O PROBLEMA QUE NO BRASIL TUDO VIRA NEGÓCIO. FALTA SERIEDADE.

jrm Advogado19/12/2012 1:58 Responder

\\\"Alegar e não provar é o mesmo que um corpo sem alma\\\". Quem diz que o exame da OAB não é transparente, não tem ética, deve provar, caso contrário... palavras ao vento.

Sônia Sônia - BACHAREL EM DIREITO, NA DEFESA DA LIVRE INICIATIVA DO TRABALHO20/12/2012 0:48 Responder

Caro linsvitorio.jur.adv.br, creio que sua OAB ?se é que você realmente tem?, deve ter sido emitida no mais profundo lamaçal no fundo de seu quintal ou então pelas fezes dos porcos que você NATURALMENTE convive, vez que seu nível de intectualidade é bem pobre. Educação vem de berço! Creio que você tenha sido criado de tal forma que não percebeu que EDUCAÇÃO EM DE BERÇO, é para isso que existe mãe e pai, mas coitando...você não é culpado por ser tão ignorante assim. Não se exponha tanto ao ridículo, deixando de expor seu pensamento quanto a matéria em pauta, mas para TENTANDO, TENTANDO, TENTANDO, mostrar que é inteligente, só que o tiro saiu pela culatra e claramente mostrou sua IGNORÂNCIA. Muitos ?ADEVOGADOS? como você estão comendo capim, mas não fique triste, capim alimenta muito bem. BOM APETITE!

Sônia BACHAREL EM DIREITO, NA DEFESA DA LIVRE INICIATIVA DO TRABALHO20/12/2012 1:02 Responder

COMO APRESENTOU ERRO NA CÓPIA, REESCREVO PARA VOCÊ: Caro linsvitorio.jur.adv.br, creio que sua OAB ?se é que você realmente tem?, deve ter sido emitida no mais profundo lamaçal no fundo de seu quintal ou então pelas fezes dos porcos que você NATURALMENTE convive, vez que seu nível de intectualidade é bem pobre. Educação vem de berço! Creio que você tenha sido criado de tal forma que não percebeu que EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO. É para isso que existe mãe e pai, mas coitando...você não é culpado por ser tão ignorante assim. Não se exponha tanto ao ridículo, deixando de expor seu pensamento quanto a matéria em pauta. Você até que TENTOU, TENTOU, TENTOU mostrar que é inteligente, só que o tiro saiu pela culatra e claramente florou sua TOTAL IGNORÂNCIA, também, coitadinho...desconhece o que é ser HUMANO. Vou tentar te ajudar... Homens são seres que tem alma e corpos físicos e PENSAM...não é igual aos animais, que são IGNORANTE POR NÃO PENSAR. Muitos ?ADEVOGADOS? como você estão comendo lavagens ou capim, mas não fique triste, ouvi dizer que também alimenta muito bem. BOM APETITE!

Sônia BACHAREL EM DIREITO, NA DEFESA DA LIVRE INICIATIVA DO TRABALHO20/12/2012 1:07 Responder

COMO APRESENTOU ERRO NA CÓPIA, REESCREVO PARA VOCÊ: Caro Kurosagi Ichigo - Shinigami , creio que sua OAB ?se é que você realmente tem?, deve ter sido emitida no mais profundo lamaçal no fundo de seu quintal ou então pelas fezes dos porcos que você NATURALMENTE convive, vez que seu nível de intectualidade é bem pobre. Educação vem de berço! Creio que você tenha sido criado de tal forma que não percebeu que EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO. É para isso que existe mãe e pai, mas coitando...você não é culpado por ser tão ignorante assim. Não se exponha tanto ao ridículo, deixando de expor seu pensamento quanto a matéria em pauta. Você até que TENTOU, TENTOU, TENTOU mostrar que é inteligente, só que o tiro saiu pela culatra e claramente florou sua TOTAL IGNORÂNCIA, também, coitadinho...desconhece o que é ser HUMANO. Vou tentar te ajudar... Homens são seres que tem alma e corpos físicos e PENSAM...não é igual aos animais, que são IGNORANTE POR NÃO PENSAR. Muitos ?ADEVOGADOS? como você estão comendo lavagens ou capim, mas não fique triste, ouvi dizer que também alimenta muito bem. BOM APETITE!

Sônia BACHAREL EM DIREITO, NA DEFESA DA LIVRE INICIATIVA DO TRABALHO20/12/2012 1:14 Responder

Amigo, lhe aconselho a não desistir, não permita que as pedras de tropeço não deixem você caminha à frente. QUEBRE-AS! Tente tantas e quantas veze for necessário. O sistema é cruel, mas a perseverança em atingir sua meta tem que ser maior que as barreiras. Duas vezes de tentativa não é nada!!!! Persiga seu objetivo

Sônia BACHAREL EM DIREITO, NA DEFESA DA LIVRE INICIATIVA DO TRABALHO20/12/2012 1:19 Responder

Caro linsvitorio.jur.adv.br, utilizo essa nova modalidade de comunicação para humildemente lhe pedir desculpa pelo comentário do dia 19/12/2012, quando seu nome foi citado erroneamente por duas vezes, vez que a mesma seria dirigida ao \\\"sr\\\" Kurosagi Ichigo - Shinigami. Desculpa pelo tropeço.

Sônia BACHAREL EM DIREITO, NA DEFESA DA LIVRE INICIATIVA DO TRABALHO20/12/2012 1:28 Responder

Caro Kurosagi Ichigo - Shinigami . POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! POBRE COITADO!!! GRAVOU? OU QUER QUE REPITA???? POBRE COITADO!!!

fernando cesar bacharel em Direito21/12/2012 3:38 Responder

PARA QUE SERVE A AFERIÇÃO DA OAB, POIS TODO ALUNO PASSA POR ESSE PROCESSO, PARA DEPOIS FAZER UMA PROVA COM 80 QUESTÕES, DA SER DEFINIDO COMO QUALIFICADO PARA EXERCER A FUNÇÃO DE ADVOGADO, 80 QUESTÕES É O QUE PROVA QUE O BACHAREL ESTA PREPARADO PARA DEFENDER O SEU CLIENTE,

gildagilda@hotmail.com 8O79E21/12/2012 4:25 Responder

Esse tal de Kurosagi Ichigo é advogado mesmo???????????? Misericórdia!!!!!!!!!! OAB cadê você????????

Charlton Cavalcante Duarte Funcionário Público Federal 25/03/2013 16:16

Esse japonês é muito arrogante e só pode ser louco. Onde está o respeito à liberdade de expressar a opinião prevista na CF 88; art 5º?

Ruth Maria Manfrinato Pinccello Aposentada28/12/2012 17:39 Responder

Sou bacharel em direito e não sou a favor do exame da ordem como muitos advogados que já portam a carteira o são. Muitos deles, se avaliados, atualmente, através do exame da OAB, não seriam aprovados. O que eu defendo é que num determinado período, p. ex. cinco anos, todos os profissionais já formados ,bacharéis ou não, das mais variadas áreas:médicos,odontólogos, psicólogos, educadores em geral, etc..., inclusive o da área da advocacia fossem submetidos a uma avaliação que garantisse a continuidade ou não de sua carreira profissional, assim o mau profissional seria excluído ou penalizado por estes anos,ou seja, até a próxima avaliação, com a suspensão do seu exercício profissional. Só assim garantiríamos profissionais capacitados, porque os interessados em se manter na profissão teriam que mostrar, de tempos em tempos, que são dignos em conservar o seu título.

sônia tadeu Bacharel em Direito09/01/2013 2:28 Responder

Como os médicos fazem residência para praticar os cuidados com a vida humana adquirindo experiências, assim deveria acontecer com todas as profissões´: PRÁTICAR!!! Participar de audiências, congressos, feiras, etc, para estar apto a desenvolver oaprendizado, SEM NECESSIDADE DA PROVA DAOAB. É livre o exercício de qualquer profissão.

onilson Pereira Barosa serv pub federal05/02/2013 19:40 Responder

1 - Uma solução para que a OAB continue a encher seus cofres com a rentabilidade que é a multiplicação dos R$200,00 pagos para que o bacharel em Direito possa fazer o exame, seria ELIMINAR A SEGUNDA PROVA, a chamada \\\"prova prática\\\", porque todos ja fizeram. 2 - Todos os Bachereis em Direito para chegarem a esta condição, apresentam uma monografia a uma banca composta por mestres do Direito. por que, então, a OAB não chega junto das faculdade e universidades do país, e estabelece uma nota de no mínimo 8 (oito) pontos para que o aluno receba seu diploma de bacharel? 3 - fazer uma monografia e defende-la, é muito mais oportuno, porque o aluno cria uma tese sobre a ciencia do Direito, e ainda defende esta tese, que se transforma em até um artigo cientifico, ser for objeto de publicação. 4 - a OAB poderia participar da banca avaliadora, para ali, sim, por a prova o saber emprírico e cientifico de cada aluno de Direito no Brasil. Sou contra a prova da OAB, porque ela não é avaliativa, mais seletiva, e ninguem presta o exame da ORDEM para concorrer a uma vaga de emprego, mais para avaliar nas entrelinhas, a instituição de ensino que a formou.

Charlton Cavalcante Duarte Funcionário Público Federal25/03/2013 16:44 Responder

Não existe alguém que saia de um curso profissional sabendo como trabalhar. Tudo que se aprende na vida é praticando. Um Piloto de avião, que é uma das profissões mais lindas, difíceis e responsáveis do mundo, pois lida com muitas e muitas vidas ao mesmo tempo, quando sai da escola aérea, passa por várias baterias de avaliações, onde a primeira é a prática em simuladores. Depois testes psicológicos e daí em diante. Nesse estágio o exame técnico já ficou para traz há muito tempo (no banco da escola) e porfim, quando o piloto está andando com as próprias pernas, dominando o seu conhecimento, então vai transportar pessoas com toda segurança que merecem. Isso se aplica ao Direito. O bacharel deve ser ensinado a trabalhar como advogado, na prática, por meio de estágios supervisionados e daí ser lançado no mercado de trabalho. E não ser peneirado por um exame que na prática não ensina trabalhar e sim, como ganhar dinheiro fácil.

BEL.PEDRO LUIZ AGUIAR funcionario publico10/04/2013 15:25 Responder

ACREDITO QUE O EXAME DA OAB TEM QUE CONTINUAR EXISTINDO, POREM COM DUAS RESSALVAS, A FALTA DA OAB NÃO TIRA A VIDA DE PESSOAS A FALTA DE EXAME DE AFERIÇÃO PARA ENGENHEIROS E MEDICOS MATAM, ALEM DO QUE SE FOSSEMOS CORRIGIR PARA ACABAR COM OS ENGODOS, DEVERIAMOS TER CONCURSO PUBLICO PARA PREFEITOS, GOVERNADORES, DEPUTADOS, VEREADORES ETC QUE POR CERTO SE APRONTASSEM SERIA ESCRACHADOS E PRESOS COM VEM ACONTECENDO COM MUITOS POLICIAIS CORRUPTOS.

J.Roberto Corretor de seguros25/11/2013 21:00 Responder

O exame da OAB deve continuar, porém, com normas diferentes, ou seja, não com provas mal elaboradas, pegadinhas que só servem para deixar os examinandos com dúvidas. E é isso que faz com que haja um número maior de reprovados. Penso que, não é uma prova de 5 horas que irá dizer se você será um competente advogado. E sim, como qualquer profissão, a experiência é que dirá se será ou não. Outro fato ilegal no exame é justamente questões exigidas no exame da OAB que no período dos 5 anos o aluno não viu. Ou melhor, fica configurado a mal intenção da FGV em reprovar um percentual de examinandos.

Conheça os produtos da Jurid