FENEIS é condenada a responder solidariamente por dívidas trabalhistas do Centro Verbotonal de Minas Gerais

A reclamante alegou que foi contratada, sem anotação na CTPS, pelo Centro Verbotonal para dar aulas de libras

Fonte: TRT 3ª Região

Comentários: (0)




A 6ª Turma do TRT-MG decretou a responsabilidade solidária entre a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS e o Centro Verbotonal de Minas Gerais com relação ao pagamento de eventuais débitos trabalhistas. A responsabilidade solidária é aquela de mesmo nível para todos os devedores, ou seja, cada um dos devedores é responsável pela dívida toda, inexistindo ordem de preferência para a execução de um ou de outro.


A reclamante alegou que foi contratada, sem anotação na CTPS, pelo Centro Verbotonal para dar aulas de libras (linguagem dos sinais). Ela afirmou ainda que o Centro é mantido pela Feneis e pediu a sua condenação solidária ao pagamento das verbas deferidas no processo. A Feneis, por sua vez, negou ser a mantenedora do Centro Verbotonal de Minas Gerais.


Mas as provas do processo demonstraram que as duas entidades funcionam no mesmo prédio e que mantêm contrato de cooperação pelo qual há trocas de prestação de serviço e de utilização de espaços físicos. Na verdade, a FENEIS administra e mantém o Centro Verbotonal, possuindo ambos o mesmo objeto social. Com base nesses indícios, o juiz convocado Marcelo Furtado Vidal, relator do recurso, concluiu tratar-se, sim, de grupo econômico.


O grupo econômico configura-se não só quando se constata uma relação vertical entre as empresas, com uma delas exercendo maior controle, direção e administração sobre as demais, mas também quando se constata relação horizontal, de coordenação entre as empresas, sem que uma se destaque, necessariamente, em relação às outras - destacou o juiz, determinando a responsabilidade solidária das duas entidades com relação às verbas trabalhistas devidas à reclamante.

 

Palavras-chave: Contratação; Libras; Aula; Dívida trabalhista; Direito; CTPS; Prestação de serviços

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/feneis-e-condenada-a-responder-solidariamente-por-dividas-trabalhistas-do-centro-verbotonal-de-minas-gerais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid