Fausto: violência no campo reforça necessidade de ação policial

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, disse hoje (01) que dados oficiais sobre a violência no campo reforçam a necessidade de o Estado agir para controlar os conflitos.

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, disse hoje (01) que dados oficiais sobre a violência no campo reforçam a necessidade de o Estado agir para controlar os conflitos. O cruzamento de informações de dois relatórios, um do Ministério do Desenvolvimento Agrário e outro do Ministério do Trabalho, mostra que onde é registrado o maior número de casos de trabalho escravo ocorre o maior número de mortes decorrentes de conflitos de terra.

De acordo com dados publicado pelo jornal O Globo, em 2003, foram registrados 42 assassinatos com essa motivação, 76% dos quais nos estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins, onde há maior incidência de exploração de mão-de-obra escrava.

?Onde há violação dos direitos humanos como a prática do trabalho escravo, há violência?, comentou o presidente do TST. Ele acredita que esses dados oficiais são importantes e devem ser utilizados pelo governo para o planejamento de ações destinadas a controlar os conflitos no campo. ?É o Estado que tem o poder de polícia para tomar providências para evitar essa violência?, afirmou.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fausto-violencia-no-campo-reforca-necessidade-de-acao-policial

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid