Ex-prefeito de Janaúba (MG) é denunciado por falsificação de documento público

Crime teria sido praticado para encobrir irregularidades praticadas em procedimento licitatório

Fonte: MPF

Comentários: (3)




O Ministério Público Federal (MPF) em Montes Claros denunciou o ex-prefeito do Município de Janaúba, Ivonei Abade Brito, pelos crimes de falsificação e supressão de documento público (artigos 297 e 305 do Código Penal). As penas, somadas, vão de quatro a 12 anos de prisão.


Também foram denunciadas outras cinco pessoas, três delas integrantes, à época dos fatos, da Comissão Permanente de Licitação do município: Ana Lúcia Andrade de Aguiar Gomes (que até hoje compõe a CPL), José Gomes Pereira Júnior e Silvana Freide de Menezes, além dos comerciantes Edivaldo Santos de Oliveira e Reinaldo Arley Carvalho Dias.


Ivonei Abade Brito exerceu o cargo de prefeito de Janaúba por dois mandatos consecutivos (2001/2008).


Segundo a denúncia, o ex-prefeito, juntamente com os integrantes da Comissão de Licitação, teriam retirado documentos (propostas comerciais, mapas de propostas, atas de julgamento, termos de adjudicação e homologação e contratos administrativos) dos autos de procedimentos licitatórios nos quais a Controladoria-Geral da União (CGU) havia detectado a existência de graves irregularidades.


A retirada dos documentos, com a sua substituição por outros, falsificados, foi feita após o MPF requisitar cópias à Prefeitura de Janaúba para instruir Procedimento Administrativo que apurava os fatos relatados pela CGU.


Ao receber os documentos encaminhados pelo ex-prefeito e perceber que eles não guardavam correspondência com as informações registradas no Relatório de Fiscalização, o MPF requisitou a instauração de Inquérito Policial, no curso do qual foi confirmada a falsificação dos documentos.


Mais ações - O ex-prefeito já responde a seis outras ações - de improbidade administrativa e criminal - por irregularidades praticadas no exercício dos mandatos. Três delas são de autoria do MPF; as restantes foram propostas pelo Município de Janaúba.


Duas das ações ajuizadas pelo MPF tratam da execução de convênio firmado com o Ministério da Justiça para a construção de uma casa-abrigo para vítimas de violência sexual e doméstica. A acusação é de que teria havido fraude à licitação e desvio de parte do dinheiro público em favor da empresa contratada para a execução da obra, por meio do superfaturamento no preço dos serviços e pagamento por um item (playground/quadra) que não foi executado.


Operação Grilo - Ivonei Abade Brito foi um dos alvos da Operação Grilo realizada nesta terça-feira, 20 de setembro, em vários municípios mineiros.


A suspeita é a de que uma organização criminosa estaria patrocinando grilagem de terras públicas, situadas no norte de Minas Gerais, para vendê-las a mineradoras que pretendem explorar jazidas de minério de ferro recentemente descobertas.


O MPF em Montes Claros instaurou inquérito civil público para investigar o possível envolvimento de servidores públicos federais e/ou a negociação de terras públicas da União no esquema.

Palavras-chave: Falsificação; Documento; Denúncia; Licitação; Irregularidade; Ex-perfeito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ex-prefeito-de-janauba-mg-e-denunciado-por-falsificacao-de-documento-publico

3 Comentários

CELSO ANDRADE Empresario05/11/2011 12:23 Responder

ISSO TODO MUNDO JA SABIA QUE OCORRERA EM JANAUBA E NAO É DE AGORA. ACHO ESTRANHO QUE UMA PESSOA ENVOLVIDA EM CRIMES DE FALSIFICAÇÃO AINDA CONTINUE NO CARGO COMO CHEFE DAS LICITAÇÕES. INCLUSIVE A SRA ANA, ATENDE AINDA EM OUTRS QUATRO CIDADES COM A MESMA FUNÇÃO. LUGAR D EBANDIDO E FALSARIO ENACADEIA E NAO EM CARGO PUBLICO. COMA PALAVRA O MINISTERIO PUBLICO, POIS; ESTE JA ESTA CIENTE. ACORDA ZE BENE..BOTA PRA FORA OU ESTARA TAMBEM EM MÁS LENÇOIS. ABRA O OLHOTAMBEM SOBRE O ASSUNTO DA UNIVERSIDADE. SE ACREDITAR ÇNO GARGANTÃO WILSON CUNHA, VAI MORRER NA PRAIA.

CELSO ANDRADE Empresario05/11/2011 12:25 Responder

PODEM PROCURAR MAIS COISAS, PORQUE O CANBALACHO COM ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO JA OCORRERA DESDE O INICIO DE SEUMANDATO. TODA LICITAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR TINHA COMO VENCEDORA UMA EMPRESA DO CEASA BELO HORIZONTE, TUDO ERA DIRECIONADO INCLUSIVE NO SETOR DE OBRAS PUBLICAS PORQUE UM TAL DE DELIO DO ROBAO GANHAVA TUDO. CADEIA PARA ESTA QUADRILHA

marlene caldas dos santos do lar30/08/2012 2:34 Responder

tem graça isso ai q e um bom candidato. espero qtodos os eleitores preste bem atenção em quem vota. chega de tanto sofrimento.m

Conheça os produtos da Jurid