Ex-prefeito de Itapaci (GO) é condenado por ato de improbidade administrativa

O político teve seus direitos suspensos por cinco anos em razão das irregularidades nos contratos com a empresa Elmo Engenharia, para obras e serviço de infraestrutura

Fonte: MPF

Comentários: (0)




O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) obteve a condenação de R.A.O. e da empresa Elmo Engenharia Ltda por ato de improbidade administrativa. Diversas irregularidades em contratos de obras e serviços de infraestrutura urbana no município de Itapaci, interior de Goiás, foram a causa da condenação.


No contrato firmado entre a Elmo Engenharia Ltda e a prefeitura de Itapaci, em 1998, não foi descrito o orçamento específico e nem a discriminação de projetos básicos. O contrato apenas menciona uma longa lista de serviços e os preços unitários, para que possa se moldar aos repasses federais. Apesar disso, o contrato foi utilizado três anos depois, durante o mandato do ex-prefeito R.A.O., para a realização de obras custeadas por meio de convênio federal sem a realização de procedimento licitatório específico.


A decisão judicial, proferida pela 8ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiás, julgou procedentes os pedidos do MPF/GO e anulou o contrato firmado entre a prefeitura de Itapaci e a Elmo Engenharia Ltda. Os réus ainda foram condenados a ressarcir prejuízos de R$ 28.616,80 causados à União e ao Município, bem como multados em mais de R$ 300 mil. O ex-prefeito terá seus direitos políticos suspensos por cinco anos e a empresa Elmo Engenharia Ltda. ficará proibida de contratar com o Poder Público e de receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios também pelo prazo de cinco anos, a partir do momento em que a decisão se tornar definitiva.

Palavras-chave: Improbidade administrativa; Política; Cassação; Infraestrutura

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ex-prefeito-de-itapaci-go-e-condenado-por-ato-de-improbidade-administrativa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid