"Está na hora de todo mundo se cansar"

"O povo se cansou"

Fonte: Agência Senado

Comentários: (3)




Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (10), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) considerou positivo que um grupo de brasileiros esteja "saindo da letargia e do silêncio". Mas o senador qualificou de "insuficiente" o movimento "Cansei", encabeçado pela seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele sugeriu que os brasileiros mais carentes deveriam também "se cansar" e protestar.

- O Brasil finalmente levantou a bandeira do cansado, mas uma bandeira insuficiente - disse o senador.

Cristovam parabenizou o movimento "Cansei" e disse que participará dominuto de silêncio em homenagem ao Brasil que o movimento pretende promover no próximo dia 17 - quando o acidente com o avião da TAM que explodiu no Aeroporto de Congonhas (SP) completa um mês. Ele considerou, no entanto, o movimento "pequeno", uma vez que o "cansaço" é só com problemas que atingem diretamente "os que têm privilégios".

As entidades que promovem o movimento dizem que a população está cansada, entre outras coisas, "com o caos aéreo, com o governo paralelo dos traficantes, com as crianças nas ruas, com os empresários corruptores, com as balas perdidas, com tanta corrupção e com não fazer nada".

- Não é só em aeroporto que a gente espera, é em parada de ônibus também, debaixo de sol e chuva, com assalto. Nós precisamos cansar mais do que o movimento "Cansei" está fazendo - disse Cristovam.

Para o senador pelo DF, é preciso cansar também do caos no transporte público brasileiro, das escolas mal aparelhadas, das filas nos hospitais. O senador acredita que as mães das crianças pobres deveriam se cansar também e reclamar, exigindo mais qualidade nas escolas, protestando junto aos prefeitos e até ajudando professores que fazem greves por melhores salários.

- Cansem também. Está na hora de todo mundo se cansar. Vocês não comprariam uma televisão em uma loja que parecesse uma escola pública, mas deixam suas crianças lá. Cansem dessa história de que escola é restaurante-mirim. Estou cansado da falta de cansaço de uma parcela da população brasileira. Ou o povo cansa, vai para a rua e briga, ou não vai conseguir nada. Não pensem que daqui (do Congresso Nacional) sozinhos vamos conseguir mudar tudo - afirmou.

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu a necessidade de todas as crianças e jovens brasileiros terem acesso ao ensino médio. Para o senador, o Ministério da Educação deveria tratar apenas dos ensinos fundamental e médio. Sibá defendeu que o ensino superior passe a ser responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia ou de um ministério exclusivo criado para esse fim.

Também em aparte, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) disse que se emocionou com o discurso de Cristovam e reconheceu que o país tem uma dívida social imensa na área da educação. O senador disse que a população não tem consciência de seus direitos constitucionais e se associou ao discurso de Cristovam.

Palavras-chave: cansar

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/esta-na-hora-de-todo-mundo-se-cansar

3 Comentários

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)13/08/2007 11:01 Responder

Deputado daqui senador dali, dizendo-se cansados de roubar, digo, ganhar pouco, dizendo-se cansados de pouca verba de gabinetes com ar-condicionado, frigo-bar, secretárias, estagiárias, carros, casas, etc... tudo do meu bolso, do meu trabalho. Vem dizer para os brasileiros que eles são obrigados a aderir a um movimento liderado pela burquesia paulista (O.A.B. paulista)... Tenho que escutar o presidente da O.A.B. de São Paulo dizendo em um programa de tv domingo (12/08/07) a noite que este movimento é do povo!!! Que povo? De São Paulo? Os engravatados da Av. Paulista? Administradores de bancos e empresas que estão ganhando pouco com a politica atual? Ou o "cansei" vem das familias que estão recebendo dinheiro do governo federal, que ajuda no sustento da casa? Colegas, inclusive de trabalho dizem que este dinheiro é migalha! Acontece que os pobres não tem dinheiro para comer, o governo esta ajudando com uma migalha o que os paulistas gastam em fast-food! Qeuria ver o presidente da Ordem paulista, os deputados, senadores, na pele dos quem não tem o que comer! Parem de criticar e façam alguma coisa pelo pais... Da vergonha dessa O.A.B...

José Carlos Forastieri Advogado13/08/2007 11:10 Responder

Faço minhas as palavras do brilhante Senador Cristovam Buarque. Acho que o movimento CANSEI, foi criado por uma elite paulista, que inclui a OAB, Fiesp, mas não inclui outros setores da sociedade paulista. É um movimento elitista, porisso mesmo não terá a força necessária para ir adiante. É necessário um movimento que represente todas as classes em São Paulo e não apensas, um pequeno grupo de privilegiados, que querem manter para si, as benesses do poder. Esse movimento não tem qualquer representatividade, por isso, está fadado ao fracasso.

WALTAMIR LEOCADIO DA SILVA advogado15/08/2007 10:31 Responder

Li a posição do Senador Buarque sobre o "movimento cansei". É precisos ter cuidado, porque nós também cansamos de muitas pessoas que estão "cansadas".

Conheça os produtos da Jurid