Entidades discutem queima de arquivos na sede da OAB

Salvador, 21/12/2004 - Diversas entidades se reúnem hoje (21) na sede da Seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) para discutir formas de mobilizar a sociedade com objetivo de garantir a preservação de documentos sigilosos da época da ditadura militar.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Comentários: (0)




Salvador, 21/12/2004 - Diversas entidades se reúnem hoje (21) na sede da Seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) para discutir formas de mobilizar a sociedade com objetivo de garantir a preservação de documentos sigilosos da época da ditadura militar. Participam do encontro o Grupo Tortura Nunca Mais, a própria OAB ? por meio de seu presidente, Dinailton Oliveira - a Associação Baiana de Imprensa, membros das comissões de direitos humanos da Assembléia Legislativa da Bahia e da Câmara de Deputados e professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

?O objetivo do encontro é o de unificar ações e iniciativas que foram tomadas individualmente que, embora importantes, precisam ser unificadas?, disse o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), co-autor de requerimento que designou o acompanhamento pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal do Inquérito Policial Militar (IPM) aberto para apurar a queima de documentos sigilosos da ditadura militar (1964-1985) na Base Aérea de Salvador.

Uma das maiores preocupações mostradas pelas entidades de defesa de direitos humanos é quanto à manutenção dos documentos achados intactos na Base Aérea no Estado. Uma das avaliações é de que a guarda desse arquivo poderia ser feita pela UFBA.

Outra preocupação é quanto os rumos das investigações do IPM, uma vez que informações da Polícia Federal (PF) dão conta de que os documentos que sofreram tentativas de incineração não estavam guardados no interior da unidade militar, sendo levados para lá por terceiros. Segundo integrantes do Tortura Nunca Mais, os documentos secretos estavam sim sob guarda da Base Aérea, embora a Aeronáutica negue.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/entidades-discutem-queima-de-arquivos-na-sede-da-oab

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid