Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/entidade-de-bachareis-em-direito-critica-exame-da-oab

13 Comentários

carlos Alberto Nicolosi Bacharel desempregado15/03/2008 18:25 Responder

Grande matéria, e que aborda um problema crucial dos bachareis que cursam durante cinco anos , os cursos de direito, e aprovados, estão impedidos de exercer a profissão, devido a um exame implantado sob a desculpa de filtrar os profissionais que desembarcam no mercado de trabalho. Há de se frisar que a OAB que é um órgão que deveria se pautar pela aplicação da Lei maior em toda a sua plenitude, é a primeira a desrespeita-la , pois citado exame, fere o principio da igualdade, pois este exame, cabe às Faculdades de Direito, que são autorizadas pelo Mec, e sendo aprovado no curso e sendo diplomado, pode e deve ter o direito de exercer sua profissão. O que se nota, é que essa lei e esse órgão de classe, se sobrepõe a Constituição Federal, a qual fomos ensinados que é a Lei maior, ou deveria ser. Acho louvável que Senadores e Deputados, e bem como os Bacharéis e Associações se engagem nessa luta, e que , juntos façamos aquilo para o qual fomos ensinados: Lutarmos pela Aplicação do Direito em sua essência e fazer respeitar os principios consagrados em nossa Lei Maior".

Marcilene Economiária e Bacharel em Direito15/03/2008 18:37 Responder

Que me perdoem os leitores, mas eu não vou falar muito não. Já estou cansada de dar opinião e tecer comentarios a cerca dessa estapafurdia prova do exame da OAB. Eu sugiro então que todos os advogados já inscritos sejam tb submetidos ao exame a cada três ou cinco anos de exercício da profissão.E caso sejam reprovados tb fiquem impedidos de voltarem a exercer a advocacia.È uma idéia! Seria ainda mais dinheiro para a OAB.rs Outra sugestão seria que o MNBD ( Movimento Nacional dos Bachareis em Direito) que diga-se de passagem eu nem sabia que existia, percorra as faculdades onde são ministrados os cursos de Direito em todo o país, e exijam dos fomandos, um compromisso de que não irão prestar o exame. Não havendo mais inscrições, não haverá mais provas.E assim sendo onde será que a OAB vai usar as suas prerrogativas de aplicadora de provas? Pq quem tem competência para tal são as faculdades e o Mec. Se assim for, a OAB vai ter que sossegar-se na sua posição de entidade representativa de classe que é o que realmente ela é.Pensem nisso. Conclamem todos os bachareis em Direito a não fazerem inscrições para os próximos exames. Quem sabe esse país acorda? Trabalhar é direito sagrado e garantido pela Cosntituição, que infelizmente no Brasil só consta do papel.Ninguém faz uso, ninguém respeita. QUE PAÍS É ESSE? e por fim eu sou da seguinte opinião. QUEM NÃO TEM COMPETENCIA NÃO SE ESTABELECE. E como em todas as demais profissões que não precisam provar nada além de que foi concluído o curso competente, aqueles que não tiverem competencia ficarão fora do mercado. Isso é visivel. Ah! fala sério... esse exame da OAB é o típico enriquecimento ilicito dos cursinhos e da própria OAB. Alguém já parou pra pensar?

Ronaldo de Oliveira Advogado15/03/2008 23:04 Responder

O que tenho a dizer, é que essa turma que ñ se garante no exame deveria pesquisar mais na internet - vide STF - e descobrir que o entendimento deste Tribunal é a favor da prova, ñ achando que a mesma seja inconstitucional!! Estudem, talvez vcs consigam ser, quem sabe, funcionários públicos do Sr. Presidente Lulla.....

Maxmiana Lemos Bacharel desempregada17/03/2008 7:26 Responder

Sim. Fiz cinco anos um Curso de Direito Universidade Federal de Alagoas e agora?? Esperando que abra inscricao, comprando livros e porque entrando em cursinhos caríssimos para tentar execer um direito meu já adquirido. As Entidades de Classe servem para orientar os profissionais, nao é?? OAB serve para nos tirar mais dinheiro com suas provas desnecessárias que nao mede inteligencia nem capacidade de ninguém. Entao, ficamos à merce de uma prova para poder trabalhar. Até quando isso??

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)17/03/2008 11:34 Responder

EXCLARECIMENTO! CLARO QUE O STF É A FAVOR DO EXAME, POIS 5 MINISTROS SÃO DONOS DE CURSINHOS PREPARATÓRIOS EM BRASILIA! ACHO MELHOR O SR. LER MAIS PARA NÃO FALAR BESTEIRA! FALANDO EM IGNORÂNCIA CULTURAL DO POVO QUE SE DIZ CULTO, VC´S VIRAM QUE MAIS DE 80% DO DINHEIRO FURTADO DOS BACHARÉIS NAS "PROVINHAS" DA ORDEM VAI DIRETO PARA OS BOLSOS DE SEUS MANDANTES, DIGO, PARA O CAIXA DA ORDEM? QUEM ACHA QUE VÃO QUER PARA DE IR PARA BALI OU ESQUIAR EM ASPEN TODO ANO? PAIZINHO MEDIOCRE! ALIAS, DIZEM QUE A ORDEM JURIDICA NACIONAL É UMA PORCARIA, MOROSA, ETC. NUNCA VÍ BACHAREL ASSINAR PETIÇÕES, OU SEJA, ESTA UMA PORCARIA PELOS PROPRIOS OPERADORES DO DIREITO DE HJ! QUE SE INSTITUA O EXAME ANUAL DA ORDEM PARA TODOS OS OPERADORES DO DIREITO (JUÍZES, PROMOTORES, DELEGADOS, ADVOGADOS, DIREITORES DE CARTÓRIO E FUTURAMENTE OFICIAIS DE JUSTIÇA) E SE NÃO PASSAREM NA "PROVINHA"(CAÇA-NÍQUEL) DA ORDEM SERÃO EXONERADOS, AÍ SIM QUERO VER SOBRAR PROFISSIONAL NESSA ÁREA DE INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA! SE GABAM DE 10, 20 ANOS NA PROFISSÃO E NEM SABEM QUAL A ÚLTIMA MUDANÇA NO CÓDIGO CIVIL...

Pedro Paulo Antunes de Siqueira advogado17/03/2008 17:17 Responder

Se as questões ínsitas nos Exames de Ordem que são extremamente fáceis e servem apenas para que o bacharel mostre UM MÍNIMO DE CONHECIMENTO para a prática da advocacia, e mesmo assim alguns bacharéis, após cursarem faculdades (obviamente as de nível duvidoso), AINDA PRECISAM DE FRREQUENTAR "CURSINHOS" PARA PRESTAR EXAME TÃO PRIMÁRIO, é de se ver que, de modo algum, deve-se acabar com o Exame de Ordem, sob pena de inundar o País de pessoas desqualificadas ao exercício da profissão. Aliás, este exame deveria, sim, ser exigido pelos demais orgão de classe, principalmente os de medicina e engenharia

Anderson Bacharel em DIREITO01/06/2008 21:54 Responder

Aos amigos bacharéis Não adiante ficarmos gritando com as pessoas que não tem ouvidos, temos de nos unirmos e assim com nossa união não sermos "poucos" que não conseguem entrar na OAB seremos milhares a protestar e "votar" pois assim os Deputados nos ouvirão , e são eles que fazem as leis certos ? então há união ..

jair alexandre serv.publico28/08/2008 16:07 Responder

Quem não defende os próprios direitos, não serve para advogar para a comunidade !!! Aluno e bachareis do direito, acordai todos. Abaixo os cursinhos que apenas roubam nosso parco dinheiro. Contem comigo para tudo contra a picaretagem do exame de ordem(des).

Martinha Al. Schlickmann Secretária - Bacharel05/03/2009 2:53 Responder

Vamos à luta! A união faz a força consciente e responsável O tal exame de ordem é totalmente INCONSTITUCIONAL! Somente nós os Bacharéis estamos nos submetendo a esta vergonha naciona...Afinal, a CONSTITUIÇÃO É OU NÃO É A LEI MAIOR? E A CONSTITUIÇÃO REFORÇA O MAIOR BEM DO UNIVERSO, LIBERDADE -TAMBÉM NO TRABALHO. Vamos pensar...onde o advogado tem mais responsabilidade do que um médico que tem a vida humana em suas mãos? Será que se um médico fizesse uma prova como a que os bachareís SÃO OBRIGADOS A FAZER, seriam melhores médicos??? E um engenheiro? Imagine um engenheiro que se responsabiliza pela construção de uma edifício onde morarão centenas de pessoas fosse confiar de estar preparado somente após fazer uma prova equivalente ao exame de ordem...Eu tenho um filhos que é engenheiro aeronáutico...Imagine constuir um avião ... responsabilidade! E ele não fez prova fora da faculdade pa-ra-pro-var-que-tem-boa-memória não! Concordo com a pessoa que dissertou tudo que quem tem caráter e vergonha na cara não pode aceitar mais: ESTA RESERVA DE MERCADO E TUDO O MAIS QUE O TAL EXAME DE ORDEM É. VAMOS MESMO NOS UNIR - COM RESPONSABILIDADE - E ACABAR COM ESTA INJUSTIÇA QUE SÓ GERA DECEPÇÃO E DESESPERO; FRUSTRAÇÃO E DESOLAÇÃO, AO SER APLICADO, APÓS ENFRENTARMOS 05 (CINCO) ANOS DE FACULDADE!! Obrigada pel oportunidade. Têm todo o meu apoio.

THAIS NASCIMENTO estagiaria05/03/2009 10:56 Responder

Pois é acho um absurdo nós fazermos uma faculdade se dedicar pra no final ter que pagar outro curso , gastar com livros, e ainda essa taxa absruda de R$ 180,00 e passar por toda essa pressão da prova que é muito cansativa, eu fiz a ultma não passei, me cansei pq é muito exaustivo, e isso nunca vai mudar? Cade nosssos direitos, pq a OAB prevalece tanto?

Benjamim Antonio de Melo Serv. Público05/03/2009 11:45 Responder

Esta prova da oab naum prova nada, é simplesmente um cassa níquel, e é uma excrecência, precisamos acabar com tudo isso. Na realidade, o que me preocupa da naum extinção dessa prova é o grande numero de elites envolvidos neste cassa níquel. Por enquanto ainda naum desconfio do MEC.

Benjamim Antonio de Melo Serv. Público05/03/2009 11:53 Responder

Para o presidente do MNDB, Itacir Flores, a OAB está promovendo a privatização e a elitização. Entaun caro presidente convoque um dia de parada frente ao congresso nacional, junto com todos os bachares, na luta pela extinção desta famigerada prova. Para este ano ainda.

Frederico Marcos Krüger militar05/03/2009 14:25 Responder

sou funcionário público, bacharelei em direito em 2004, e sou impedido de advogar, pra que me serve esse jurássico exame da ordem, apenas vou desembolsar verbas para a OAB, então para que serve a OAB,???? Então se analisar, enquanto eu estiver na função pública não poderei advogar, realmente vivemos na área do direito financeiro, pnde o banco (detentor pessoa jurídica) é o grande tesoureiro. Mas o que acho muito interessante o bacharel só terá uma profissão se fizer a OAB, muito interessante. Viva o Brasil das desigualdades, e das injustiças, sem profissão.

Conheça os produtos da Jurid