Eleição terá mensaleiros. E José Dirceu quer voltar.

Pelo menos dez réus no processo do mensalão, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, participam ativamente das eleições municipais deste ano ? três deles como candidatos.

Fonte: Veja Online

Comentários: (0)




Pelo menos dez réus no processo do mensalão, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, participam ativamente das eleições municipais deste ano ? três deles como candidatos. E o principal acusado no caso, o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, impedido de se concorrer a qualquer cargo eletivo até 2014, pretende voltar à vida pública já no ano que vem.

Os membros do que o STF chamou de "sofisticada organização criminosa" que são candidatos no pleito deste ano são: estão o ex-ministro dos transportes, Anderson Adauto, que tenta se eleger prefeito de Uberaba (MG); o ex-deputado José Borba, candidato a prefeito de Jandaia do Sul (PR); e o ex-deputado Professor Luizinho, que quer uma vaga na Câmara Municipal de Santo André (SP).

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira, pelo menos outros sete mensaleiros viraram padrinhos de candidatos em todo o país. Entre estes, destacam-se os cassados José Dirceu, Roberto Jefferson e Pedro Corrêa. Os três têm filhos concorrendo a algum cargo administrativo: Aline Corrêa, filha de Pedro, é vice na chapa de Paulo Maluf (PP) em São Paulo; Cristiane Brasil (PTB), filha de Jefferson, é candidata a vereadora no Rio; e Zeca Dirceu, o mais bem-sucedido deles, tenta novo mandato na Prefeitura de Cruzeiro d'Oeste (PR), onde ganhou em 2004 com apoio do pai.

Apressado ? Ao jornal paulista, Dirceu afirmou querer retornar à vida pública já em 2009. Para isso, ele pretende retirar o processo da alçada do STF, para que corra na Justiça comum, onde pode ser julgado mais rapidamente. Dirceu usará o argumento de que não precisa ser julgado pelo Supremo, uma vez que já estava cassado à época da acusação e, portanto, não dispunha de foro privilegiado. "Quero ser julgado para poder ser absolvido e ter anistia no Congresso. Vou fazer de tudo para o julgamento ser o mais rápido possível", disse.

Negando as acusações que pesam contra ele, Dirceu afirma que virou ?chefe de quadrilha do dia para a noite?. ?Aí falam para mim que vou ser julgado sete anos depois? Não posso esperar", reclamou.

Os candidatos ? Acusado de lavagem de dinheiro e corrupção ativa, Anderson Adauto recebeu 1 milhão de reais do valerioduto. Em depoimento à CPI dos Correios, admitiu ter feito caixa dois em todas as onze eleições que disputou. Na última delas, tornou-se prefeito de Uberaba, em Minas Gerais, onde atualmente recebe salário de 13.300 reais. Sua administração enfrenta denúncias de superfaturamento em obras públicas.

José Borba foi outro que enriqueceu no valerioduto ? recebeu 2,1 milhões de reais desviados. Denunciado por corrupção, renunciou ao cargo para fugir da cassação, e por isso agora pode se candidatar à Prefeitura de Jandaia do Sul. Já Luizinho, ex-líder do governo na Câmara, embolsou 20.000 reais do valerioduto. Apesar de figurar na lista de réus do Supremo, foi absolvido na Câmara à época. Em 2006, tentou a reeleição, mas não conseguiu.

Palavras-chave: mensalão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/eleicao-tera-mensaleiros-e-jose-dirceu-quer-voltar

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid