Eduardo lamenta extinção do Fies

A extinção do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) foi lamentada nesta terça-feira (30) pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO).

Fonte: Agência Senado - Agência Notícias

Comentários: (0)




A extinção do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) foi lamentada nesta terça-feira (30) pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). Em seu lugar, o ministro da Educação Tarso Genro anunciou a futura edição de uma medida provisória (MP) que criará o programa Universidade para Todos, que prevê a utilização de vagas ociosas nas faculdades particulares em troca de débitos fiscais dessas universidades com a União.

- O Ministério da Educação extinguiu o Fies antes de editar a medida provisória que criará o Universidade para Todos, sem saber sequer se será aprovada pelo Congresso Nacional - alertou.

Eduardo disse que o Fies tinha várias formas de cerceamento, como o estudante ter a internet como único meio de fazer a inscrição e a necessidade de ter fiadores. Segundo o senador, 280 mil privilegiados com acesso a computador fizeram inscrição, mas apenas 40 mil conseguiram o financiamento.

O senador lembrou ter apresentado proposta para modificar esses pontos do Fies e ainda permitir que os estudantes, e não apenas os donos de faculdades particulares, tivessem acesso às linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "A proposta foi aprovada no Senado e derrubada na Câmara dos Deputados", frisou.

- A justificativa apresentada é a de que os juros seriam muito altos para os estudantes, mas é justamente com o suor de dois milhões de estudantes que os donos de faculdades particulares vão pagar os juros do BNDES - acrescentou.

Eduardo ainda defendeu a adoção de uma cota social em lugar de cotas étnicas e lembrou que a cada ano 400 mil jovens chegam ao mercado de trabalho.

- O programa Primeiro Emprego é o que já se viu na Europa, um trabalhador mais velho é demitido e substituído por outro mais jovem, o que ainda permite pagar menos impostos - observou.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/eduardo-lamenta-extincao-do-fies

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid