Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: inclusão no mercado de trabalho ainda é um desafio

Para Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, as organizações perdem ao não aproveitar o potencial produtivo dos profissionais com deficiência.

Fonte: Cíntia Santos

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O mês de setembro chega com datas marcantes no calendário, mas uma chama bastante atenção por sua relevância no contexto social, que é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Celebrada no dia 21, chega para reforçar a inclusão e a conscientização a respeito da luta anti-capacitista. Para Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, organização não governamental e sem fins lucrativos, que atua em prol da inclusão, é preciso fazer mais. Ela lembra que mesmo com a Lei 8.213/1991, conhecida como Lei de Costas, as organizações podem aproveitar ainda mais o potencial produtivo dos profissionais com deficiência.


Segundo Cíntia Santos, a Lei 8.213/1991 deveria ser mais respeitada, uma vez que muitas organizações parecem ignorar a legislação ou são apenas meras cumpridoras da determinação legal, sem se atentar, de fato, à responsabilidade social. “O direito ao trabalho para a pessoa com deficiência está garantido na Constituição Federal. Porém, poderíamos estar mais à frente, com mais profissionais atuando no mercado de trabalho. É preciso enxergar além de apenas cumprir a lei, mas, de fato, perceber que profissionais com deficiência podem ocupar posições estratégicas, podem ser produtivos e gerar resultados para as organizações”, diz a especialista, uma vez que conforme dados atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, existem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, mas o nível de ocupação é de 26,6% entre este público, contra 60,7% da população brasileira total. “É um cenário que acende o alerta acerca da inclusão no mercado de trabalho”, ressalta a psicóloga e coordenadora de projetos.


Plataforma 100% acessível


Para ajudar a fomentar a inclusão no mercado de trabalho, o Instituto Ester Assumpção oferece gratuitamente uma plataforma de oportunidades 100% acessível, em que as organizações podem publicar suas vagas e buscar candidatos, bem como os próprios profissionais podem se cadastrar no banco de talentos, visualizar as oportunidades e pleitear uma colocação. “Atuamos como um elo entre organizações e profissionais com deficiência, sem cobrar nada para ambos os lados. A intenção é suprir a necessidade do mercado, pois, se de um lado há pessoas buscando trabalho, de outro há gestores à procura de colaboradores com deficiência e nós criamos um atalho entre eles”, complementa Cíntia Santos.


Instituto Ester Assumpção - Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.


Plataforma de oportunidades: https://www.ester.org.br  

Instagram: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/

Facebook: https://www.facebook.com/institutoesterassumpcao/

Palavras-chave: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência Inclusão Mercado de Trabalho Desafio

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia-inclusao-no-mercado-de-trabalho-ainda-e-um-desafio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid